Hoje é

domingo, 1 de maio de 2011

CAICÓ - RN


DATAS E NOTAS PARA A HISTÓRIA DO
MUNICÍPIO DE CAICÓ

José Ozildo dos Santos

MAIO

01-05-1926
É fundado o Centro Operário Caicoense.

01-05-1956
É inaugurada a sede do Círculo Operário Caicoense.

01-05-1962
É fundada em Caicó a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

01-05-1963
É inaugurada a Rádio Rural de Caicó.

Dom Manoel Tavares inaugurando a Rádio Rural de Caicó


02-05-1885
Por ato assinado pelo presidente da província, foi considerado professor vitalício, no termos da Lei 878, de 17 de março de 1883, o mestre-escola José Francisco de Araújo Bastos, que encontrava-se no exercício de suas funções na povoação de Jardim de Piranhas, há mais de um ano.

02-05-1926
Nasce em Caicó, o escritor  Hypérides (Pery) Lamartine. Filho do casal Clóvis Lamartine de Farias e Maria de Lourdes da Nóbrega, iniciou seus estudos em Serra Negra, terra de seus ancentrais.

Hypérides (Pery) Lamartine

03-05-1884
Por Carta Patente assinada pelo Imperador, nesta data, o fazendeiro Francisco Antônio de Medeiros – o Chico Antônio do Umari – foi nomeado para ocupar o posto de Tenente-Coronel Comandante do 5º Batalhão da Reserva da Guarda Nacional da Comarca do Seridó.

03-05-1885
Nesta data, o senhor Felipe Santiago de Melo, morador na Cidade do Príncipe, ex-arrematador dos dízimos dos gados, na esperança de ver perdoada a sua dívida.

03-05-1931
Circulou o primeiro número d‘O Ideal da Juventude’, jornal mensal, literário e noticioso, sob a direção de José Augusto da Câmara Torres. Do referido jornal, circularam dez números. O último saiu do prelo em 11 de fevereiro de 1932. Nele, colaboram, entre outros, Waldemar Nóbrega, José Augusto da Câmara Torres, Adauto Rocha, José Lázaro Filho, Alda Fernandes, Príncipe do Nordeste (pseudônimo de Eymar L.’E. Monteiro), Luís da Câmara Cascudo, Wilson Regalado Costa, Clóvis Batista, Bezerra de Figueiredo e Joel Fernandes de Brito Guerra.

04-05-1884
Nasce em Caicó, João Aurélio Diniz. Proprietário urbano, casado com Adélia Alves de Araújo Rocha (sua prima), foi, em seu tempo, considerado o homem mais feio da cidade. No entanto, perdeu o título por certo tempo para o Dr. Nunes, que ocupou o Juizado de Direito local. Seu irmão gêmeo, José Américo Diniz, agricultor, industriaria e boêmio, “com bons serviços prestados às orgias do Caicó”, possui seu nome inserido no folclore local por seu ‘pileques’ e atitudes.

04-05-1889
Falece em Caicó, o Dr. Antônio Aladim de Araújo. Caicoense, bacharel em Direito, ocupou em sua cidade natal os cargos de juiz municipal e promotor público. Era casado com a senhora Maria Dativa de Azevedo.

04-05-1906
A edição do jornal natalense ‘A República’, trouxe um anuncio do redator-chefe Manoel Dantas, informando aos seus numerosos clientes que acolhera em sua banca de advogado, o talentoso Dr. José Augusto, que passou a aceitar “qualquer causa jurídica verbal ou por escrito, tanto na capital quanto nos municípios servidos por estradas de ferro”.

05-05-1929
Ocorre a instalação do Banco Rural de Caicó, que tinha como objetivo prestar assistência financeira ao pequenos e médios proprietários rurais.

05-05-1963
É fundado o Sindicato Rural de Trabalhadores Autônomos de Caicó.

05-05-1978
O padre Heitor de Araújo Sales, pró-vigário geral da Arquidiocese de Natal, é eleito o 4º bispo da Diocese de Caicó.

06-05-1961
É inaugurada a CIBRAZEM, em Caicó.

07-05-1989
Aconteceu a benção da Capela do Mosteiro das Clarissas, de Caicó, que pertence à 2ª Ordem Franciscana. No altar da referida capela, encontra-se um mural, representando Francisco e Clara, aos pés do Cristo Crucificado.

07-05-1910
Nesta data, o Cometa de Halley começou a ser visto no céu, causando medo no seio de grande parte da população caicoense.

10-05-1790
Nesta data, o dom Frei Diogo de Jesus Jardim, bispo de Olinda, autorizou o patriarca Antônio de Azevedo Maia a erigir uma capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição, em sua fazenda Conceição (núcleo inicial da atual cidade de Jardim do Seridó), termo da Freguesia de Nossa Senhora Santana, do Caicó. Eis o referido documento na íntegra: “Diz Antonio de Asevedo Maia, homem casado, morador na Freguesia do Seridó, na sua fazenda Conceição, que na mesma pretende o suplicante erigir uma Capéla na mesma Fazenda, pelos motivos constantes da Certidão do R. Pároco, que junto oferece, pelo que requer a V. Excia. por ora lhe mande passar Provisão para erigir a dita Capéla, cujo Patrimonio apresentará conta, quando requerer a V. Excia a outra Provisão de Benção. À sua Excia. por caridade seja servido deferir-lhe como requer”.

10-05-1812
Nesta data, “o capitão Tomás de Araújo Pereira entregou ao senado da câmara as chaves da casa que serve de cadeia e casa de câmara desta cidade, declarando ter sido construída pelo povo e oficiais das guardas, e que ofereciam grátis, com a única condição de não pagar carceragens - os que nele trabalharam, quan­do porventura fossem presos”. Na atualidade, no referido prédio encontra-se instalado o Museu do Seridó.

10-05-1861
Nesta data, um grupo de salteadores invadiu a residência do senhor Antônio José de Oliveira Júnior, subdelegado da povoação de Jardim do Piranhas, termo do antigo município da Vila do Príncipe, roubando a quantia de 400 réis. Tomando conhecimento do fato, o Dr. José Bento da Cunha Figueiredo Júnior, presidente da Província, determinou que seguisse para aquela localidade uma força policial composta por soldados para capturar o referido bando de criminosos.

10-05-1888
Nasce em São José de Mipibu, Celso Cicco. Ordenado sacerdote no dia 30 de novembro de 1911, em Natal, ali mesmo iniciou sua vida eclesiástica como coadjutor da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação. Foi vigário da Matriz de Nossa Senhora Santa, do Caicó no período de 1917 a 1922. Posteriormente regeu as paróquias de Santa Cruz e São Tomé, retornando a Caicó para cumprir um segundo vicariato (1922-1928). Pároco de Serra Negra, João Câmara, São José de Mipibu e Ceará Mirim, agraciado com o título de monsenhor, faleceu no dia 28 de janeiro de 1957, no Hospital das Clínicas, em Natal.

10-05-1958
Dom José Adelino Dantas, segundo bispo de Caicó,  é transferido para a Diocese de Garanhuns, Pernambuco.

10-05-1962
Pela Lei Estadual nº 2.774, foi criado o município de Timbaúba dos Batistas. Desmembrado de Caicó, o novo município foi oficialmente instalado no dia 1º de janeiro de 1964, oportunidade em que foi empossado o seu primeiro prefeito.

10-05-1997
O Coral Sertão Encanto inicia suas atividades. Formado por professores, estudantes e funcionários do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN), do Campus de Caicó, e, por membro da comunidade externa, em seu repertório, o Coral Sertão Encanto explora uma temática musical que aborda o universo nordestino, bem como obras da MPB e peças sacras.

Coral Sertão Encanto

11-05-1701
Os desbravadores Domingos Fernandes de Souza, Diogo Pereira da Silva e Antônio Lopes de Figueiredo obtiveram do capitão-mor da Paraíba, Francisco de Abreu Pereira, uma data e sesmaria ao longo do riacho do Quincu, na ribeira do Seridó, totalizando nove léguas de comprimento por uma largura de uma légua (três léguas para cada herói). O poço do Quincu, ficava na foz do riacho do Manhoso, afluente do rio Malhada da Areia, no município do Caicó. E, as terras referidas, no território do atual município de Jardim do Seridó, à ilharga direita de uma sesmaria concedida anteriormente, ao padre Antônio de Viveiros.

11-05-1804
Nasce em Caicó, Antônio da Silva e Souza Júnior. Proprietário rural, exerceu atividades judiciárias em sua terra natal. Seu pai, português de nascimento, foi o primeiro presidente da Câmara Municipal da Vila Nova do Príncipe, cabendo-lhe a honra de instalar o referido município, em 31 de julho de 1788.

11-05-1906
O caicoense Amaro Cavalcanti é empossado como ministro do Supremo Tribunal Federal. Nomeado pelo presidente Rodrigues Alves, permaneceu no referido cargo até 31 de dezembro de 1914, quando aposentou-se. Até o presente, foi o único norte-riograndense a ser nomeado ministro da mais alta Corte de Justiça do país. Advogado militante, professor, jornalista, conferencista, escritor e político, Amaro Cavalcanti evoca um dos maiores jurisconsultos que o Brasil conheceu em todos os tempos.

Amaro Cavalcanti

13-05-1877
Nasce em Caicó, Pedro Regalado de Medeiros Lins. Na juventude, integrou a banda de música local, abrilhantando a Festa de Santana. Mais tarde, tornou-se fazendeiro na Serra do Martins, onde, ligando-se pelo matrimônio à uma jovem de importante família serrana, tornou-se influente, ocupando a presidência da Intendência Municipal de Martins, no período de 1914-1919, realizando diversas obras.

13-05-1961
Sobre a direção de Manoel Gonçalves de Medeiros, circulou em Caicó o primeiro número d‘O Estudante’, órgão informativo dos secundaristas locais. O referido periódico que teve vida efêmera, tinha seu corpo redacional formado por Manoel Gonçalves de Medeiros (diretor); José Salvador Pereira (gerente), Francisco e Zélia Dantas (redatores). Era impresso na tipografia da Escola Pré-Vocacional.

14-05-1742
Nasce no território da futura Vila Nova do Príncipe, Antônio de Azevedo Maia (Júnior). Patriarca dos Azevedo no Seridó e considerado como fundador de Jardim do Seridó, tenente, depois capitão de Cavalaria de Ordenanças da Vila do Príncipe, era filho de seu homônimo Antonio de Azevedo Maia (português) e de dona Josefa Maria Valcácer de Almeida. Proprietário da Fazenda Conceição, herdada de seus pais, situada na margem direita do Rio Seridó, ali erigiu uma capela devotada a Nossa Senhora da Conceição, principiando, assim, a povoação de ‘Conceição do Azevedo’, núcleo inicial da atual cidade de Jardim do Seridó. Viúvo de Micaela Dantas Pereira (filha do patriarca Caetano Dantas Correia), contraiu segundas núpcias com a senhora Maria José de Sant'Ana, com quem teve um filho, que, somado aos do primeiro matrimônio, totalizam quatorze. O capitão Antônio de Azevedo Maia faleceu a 1º de maio de 1822, na Fazenda Conceição.

14-05-1891
O caicoense Janúncio Nóbrega Filho, estudante de direito no Recife, recebe o seu diploma de bacharel. Republicano histórico, figura de grande projeção no cenário político norte-riograndense

14-05-1916
Circula em Caicó o primeiro número do jornal ‘O Binóculo’.

14-05-1986
Falece em Natal-RN, o Dr. Olavo Silva de Medeiros, Médico, que “exerceu a medicina como verdadeiro sacerdócio em Caicó e depois em Natal, para onde se mudou com a família em 1940. Em ambas as cidades norte-riograndenses granjeou a admiração e o respeito da população, por sua competência e dedicação”. Natural de Santa Luzia-PB e diplomado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro (1929), casou-se com senhora Severina Dantas de Medeiros, filha do ex-prefeito caicoense Joel Dantas. Entre seus filhos, figura o historiador e genealogista Olavo de Medeiros Filho, sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e membro da Academia Norte-riograndense de Letras, além de outras várias instituições culturais do país.

15-05-1926
Desembarca em Roma, o caicoense Walfredo Dantas Gurgel - futuro monsenhor e governador do Rio Grande do Norte - com o objetivo de cursar Filosofia e Teologia.

Walfredo Dantas Gurgel, seminarista

16-05-1931
Tomou posse na promotoria pública da Comarca de Caicó, o Dr. Oscar Homem de Siqueira, diplomado pela Faculdade de Direito do Recife em 1925.

17-05-1859
Ocorre a posse do Dr. Jose Quirino de Castro Leão, segundo juiz da comarca de Caicó. Pernambuco, aquele magistrado diplomou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, pela antiga Faculdade de Direito de Olinda, em 1839, tendo como companheiro de turma, entre outros, o Dr. Luís Gonzaga de Brito Guerra, norte-riograndense e futuro ‘Barão do Açu’, que também exerceu suas funções judicantes no antigo termo do Caicó.

17-05-1889
Ocorreu nesta data um fenômeno meteorológico curioso em Caicó. Os redatores de ‘O Povo’, fizeram a seguinte nota: “A 17 deste às 8 horas e 20 minutos da noite começou a cair uma chuva muito fina para o lado do poente desta cidade. Por esse tempo a lua vinha surgindo do horizonte e parecia tornar ainda mais escura a montanha de nimbus que o vento atirava para longe. Dez minutos depois vimos aparecer um arco que só diferia do íris por não ter as cores da luz solar. Era branco, tornando-se pardacento até confundir-se com o escuro das nuvens. O raro meteoro luminoso durou apenas seis minutos”.

17-05-1959
Em solenidade realizada na Catedral de Nossa Senhora Santana, D. Manoel Tavares de Araújo foi empossado como terceiro bispo da diocese de Caicó.
18-05-1881
Nasce em Caicó, Antônio Fernandes Dantas. General do Exército, durante o Estado Novo foi interventor federal do Estado da Bahia (1937-1938), nomeado em substituição a Juracy Magalhães. Na mesma condição, governou o Rio Grande do Norte no período de 1943 a 1945, quando foi sucedido pelo jornalista Georgino Avelino. Faleceu no Rio de Janeiro, aos 20 de janeiro de 1966.

18-05-1891
Foi nomeado para o cargo de promotor público da comarca de Caicó  o senhor Manoel Basílio de Brito Guerra. A referida nomeação foi bastante criticada na cidade, principalmente nas páginas de ‘O Povo’, pelo fato do referido senhor não ser titulado em direito.

19-05-1889
Para as eleições municipais realizadas nesta data, o Diretório Republicano do Seridó apresentou do nome do senhor Basílio Gomes da Silva Dantas como seu candidato a uma vaga na Câmara Municipal de Príncipe. No entanto, o referido candidato não obteve êxito.

20-05-1750
Nesta data, o padre Antônio Saraiva da Silva, missionário da aldeia do Gentio Pega, estabelecida ao sul da atual serra de João do Vale, obteve por sesmaria uma data de terra na região do Seridó, em cima da dita serra (à época denominada de Pequixacó ou Paxicu), nas proximidades de uma situação do flamengo e ao poente da atual cidade de Jucurutu, no território da futura Vila Nova do Príncipe.

20-05-1790
Por provisão assinada nesta data, o bispo de Olinda autorizou a construção de uma capela no lugar Conceição, termo da Freguesia de Nossa Senhora Santana do Seridó. O referido documento é a certidão de batismo da antiga povoação de ‘Conceição do Azevedo’, núcleo inicial da atual cidade de jardim do Seridó.

20-05-1793
Falece na Vila Nova do Príncipe, Antônio Garcia de Sá Barroso, antigo ocupante do posto de Coronel da Cavalaria Auxiliar das Ordenanças da referida vila. No referido cargo, foi substituído por Antônio da Silva e Souza.

20-05-1936
É fundada a Associação Feminina Esportiva, em Caicó.

21-05-1875
Era instalado o município de Serra Negra do Norte, criado no ano anterior e desmembrado de Caicó.

22-05-1922
Nasce em Caicó, Deoclides Brito Diniz. Em 1938, após concluir seus estudos básicos no Grupo Escolar Senador Guerra, ingressou no Seminário de São Pedro, em Natal. No Seminário Imaculada Conceição, de João Pessoa, concluiu seus estudos eclesiásticos. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 4 de dezembro de 1949, em solenidade litúrgica realizada na Catedral de Nossa Senhora Sant’Ana, de Caicó, oportunidade em que recebeu as ordens sacras do presbiterato das mãos de dom José Delgado de Medeiros, primeiro bispo do Seridó. Vigário de Serra Negra no período de 1954 a 1957, regeu posteriormente as paróquias de Cerro Cora (1957-1959) e Jucurutu (1959-1965). Nomeado vigário da histórica Matriz de Nossa Senhora da Guia, do Acari, ali exerceu suas atividades sacerdotais por vários anos. Em Acari, o padre ‘Deo’ exerceu um paroquiato digno de registro. Agraciado com o título de cônego, faleceu em Currais Novos, no dia 26 de março de 1997, aos 75 anos de idade. Seu corpo, foi transladado para o Acari, onde foi sepultado.

Cônego Deoclides Brito Diniz

23-05-1917
O caicoense Amaro Cavalcanti, por decreto desta data, foi nomeado para ocupar o cargo de Membro da Corte Permanente de Arbitragem em Haia. Teve seu mandato prorrogado até 22 de maio de 1923, por decreto de 27 de novembro de 1918.

25-05-1889
O jornal ‘O Povo’, em sua edição desta data, noticiou que “cada dia se avoluma mais e mais a corrente migratória das serras de cima (Martins, Portalegre, Catolé, etc.), com direção aos Brejos uns, e sem destino outros. Calcularíamos em trinta a média diária dos emigrantes que aqui têm passado de umas três semanas a esta data. O governo deve conter o povo em seus municípios, empre­gando-o em serviços, como açudes, que dispensam essa pomposa multidão de engenheiros, ajudantes, escreventes, etc., etc., com o que sempre despende muito. Com isto poupará o despovoamento da província, o desequilíbrio das suas finanças e a peste não encontrará ocasião propícia para fazer seus horrorosos estragos, como sucede em todos os anos de seca”.

27-05-1848
Nasce na Fazenda Umari, município da antiga Vila do Príncipe, João Eutrópio de Medeiros. Filho do tenente coronel Francisco Antônio de Medeiros e de dona Ana Vieira Minosa, combateu na Guerra do Paraguai. Irmão do Padre Sebastião Constantino de Medeiros e tenente da Guarda Nacional, faleceu ainda solteiro, aos 16 de fevereiro de 1879.

28-05-1971
Falece no Rio de Janeiro, José Augusto Bezerra de Medeiros. Escritor, historiador, genealogista, advogado e político da maior expressão, representou, governou o Rio Grande do Norte e representou-o na Câmara Federal por várias legislaturas. Senador da República, reeleito em 1930, teve seu mandato prejudica pelo movimento revolucionário que eclodiu no país naquele e dissolveu o Congresso Nacional.

José Augusto Bezerra de Medeiros

29-05-1898
Nasce em Caicó, Bertildes de Brito Guerra. Filha do Dr. Felipe Néri de Brito Guerra (ex-juiz de direito da comarca) e de dona Maria Jesumira Gurgel do Amaral, diplomou-se pela Escola Doméstica de Natal (1922). Professora notável, educou várias gerações, tendo lecionado Geografia e História, nas Escolas Normal de Mossoró e de Natal, e, Arte Culinária, na Escola Doméstica, na qual havia sido aluna.

29-05-1903
É inaugurada a capela de Santo Antônio, do povoado Palma, no município de Caicó. Na oportunidade, o padre Emídio Cardoso de Souza, vigário da antiga Matriz de Santana, celebrou solene missa, que contou com grande participação popular.

30-05-1940
Nasce em Caicó, Ney Leandro de Castro. Diplomado pela Faculdade de Direito de Natal (1965), ingressou no jornalismo, passando a dirigir o suplemento literário da Tribuna do Norte. Professor fundador da Faculdade de Jornalismo de Natal, ainda na década de 1960 revelou-se um poeta e um escritor de grande talento. Responsável por alguns dos momentos importantes da moderna literatura norte-riograndense, Ney Leandro, que atualmente mora no Rio de Janeiro, é membro da Academia Norte-Riograndense de Letras. Em sua extensa e valiosa bibliografia, entre outros, encontramos os seguintes livros: O pastor e a flauta (1965); Contista Norte-riograndense (1965); Decomposição do Nu (1960)Universo e vocabulário do Grande Sertão (1970);  Feira Livre (1975); Zona Erógena (1981); Canto Contra Canto (1981); O dia das moscas (romance, 1983); Musa de Verão (1984); As pelejas de Ojuara (romance, 1986); Era uma vez Eros (1993), etc.

Ney Leandro de Castro

31-05-1862
Nesta data, o Dr. Miguel Gonçalves de Lima, juiz de direito da Comarca de Caicó, obteve licença de suas funções para viajar ao Recife. Vencido o prazo legal, aquele magistrado não retornou ao Caicó e suas ausências causaram sérios problemas à administração da justiça na região. No ano seguinte, o referido fato foi levado ao conhecimento da Assembléia Legislativa, pelo Dr. Olinto José Meira, presidente da província.

31-05-1971
O Deputado Dary Dantas apresentou na Assembléia Legislativa uma proposição denominando ‘Palácio José Augusto’, a Casa Legislativa do Rio Grande do Norte, aprovando-a folgadamente.

31-05-2002
Através da Portaria Ministerial nº 1.616/MEC, publicada no Diário Oficial da União, de 03-06-2002, foi autorizado o funcionamento da Faculdade de Teologia Cardeal Eugênio Sales, mantida pelo Colégio Diocesano Seridoense, na cidade de Caicó. A referida instituição de ensino superior - que formou sua primeira turma no semestre 2006.1 - tem “como missão preparar teólogos a fim de atuarem nos mais diversos campos, tais como: ensino, pastoral, reflexão cristã e cultural”.

 

2 comentários:

  1. Olá, boa tarde

    Em primeiro parabens pelo seu blog, toda cidade merece ser colocada em valor na internet, com sua história, e infelizmente isto é raro no Brasil...

    Para encontrar certos documentos não é nada fácil, mesmo os mais simples.

    Por exemplo procuro um jornal em Natal, A Tribuna do Norte de 12 a 15 de fevereiro de 1956 onde consta fotos e um artigo sobre um pequeno barco espanhol "RIVAL", que teria encalhado no litoral do RGN, com 5 passageiros todos espanhois no dia 11 de Fevereiro de 1956.

    Um deles veio para Fortaleza (onde resido). Este último infelizmente faleceu ano passado Jose Fernandes Andrade conhecido como "Pepe".

    Este barco de 5 metros saiu de Dakar e passou pelas Canarias com destino ao Venezuela; Se perdeu e foi parar no RGN.

    Como achar vestigios ? Quem poderia me ajudar ?
    Grata por dicas
    Um abraço de Fortaleza
    Joanna Dell'Eva (tenho um site)
    é só escrever meu nome no google
    joannaterrones@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Parabéns pelo trabalho. Sou bolsita da Plataforma SILB (um projeto relacionado a sesmaris) e graduando de história (UFRN). Gostaria muito das referencias da seguinte informação:
    20-05-1750
    Nesta data, o padre Antônio Saraiva da Silva, missionário da aldeia do Gentio Pega, estabelecida ao sul da atual serra de João do Vale, obteve por sesmaria uma data de terra na região do Seridó, em cima da dita serra (à época denominada de Pequixacó ou Paxicu), nas proximidades de uma situação do flamengo e ao poente da atual cidade de Jucurutu, no território da futura Vila Nova do Príncipe.
    Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More