Hoje é

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

LITERATURA ALAGOANA

POETAS DAS ALAGOAS

José Ozildo dos Santos


ABREU, Sebastião Rodrigues de. (Maceió-AL, 1883 – ?, 1909). Poeta, autodidata, militou ativamente na imprensa alagoana, redigiu O Madrigal’ (1899) e colaborou na A Miragem’ (1900), ambos de Maceió. Seus versos, compostos entre 1906 e 1909, foram reunidos por Rosália Sandoval e publicados sob o título Angelus: Versos’, Rio de Janeiro, 1951.

ACIÓLI, Creusa de Souza. (Maceió-AL, 1920). Pintora, professora, tradutora, fundadora da primeira escola particular de Inglês em Maceió, integrante do Grupo Literário Alagoano e membro da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro, com sede no Recife, publicou: ‘Temporão’ (poesia e prosa), Maceió, (1995).

ACIÓLI, Inácio de Barros Vasconcelos. (Maceió-AL, 1848 – Recife-PE, 1878). Poeta, dramaturgo e jornalista, “vítima do mal que lhe ancilosou os dedos da mão, se socorria, por vezes, de alguém para escrever-lhe os versos que improvisava. Este mal impediu-o de concluir os estudos preparatórios em Maceió e Recife, para onde tinha ido como protegido de um tio”. Posteriormente, teve paralisia da perna direita e outros sofrimentos que o incapacitou completamente. Retornou à sua terra natal, sob a proteção do presidente da província, que o nomeou para ocupar um cargo na Santa Casa de Misericórdia. Sócio do IAGA e patrono da cadeira 30 da Academia Alagoana de Letras, publicou: Ilusões Perdidas’ (poesia - trovas lamentosas, 1868); A Harpa do Desespero’ (poesia); ‘Glórias e Desventuras ou O Rimador Alagoano’ (cena dramática) e ‘Esperanças Mortas’ (poesia).

ACIÓLI JÚNIOR, Rosalvo. (Maceió-AL, 1955). Poeta, publicou: Maceió’ (poemas, 1987) e Sonhos Imaginários’ (poemas, 1984).

AGUIAR, José da Costa. Poeta, diplomado pela Faculdade de Direito do Recife, na turma de 1928. Em Alagoas, participou da Academia dos Dez Unidos. Publicou: ‘Princesa Vasthi’.

ALBUQUERQUE, Cassiano Rodrigues de. (Porto Calvo-AL, 1888 – Maceió-AL, 1922). Poeta e jornalista, membro fundador da Academia Alagoana de Letras e primeiro ocupante da cadeira nº 20. Embora tenha colaborado em vários jornais da província, publicando poesias e crônicas, não deixou nenhuma obra publicada.

ALBUQUERQUE, Júlio Ferreira de. (Maceió-AL, 1878 – Maceió, 1963). Ordenado sacerdote em novembro de 1907, foi pároco em Pão de Açúcar e Traipu. Coadjutor da Catedral de Maceió, foi professor de Francês no seminário. Sócio fundador da Academia Alagoana de Letras, foi o primeiro ocupante da cadeira 7. Membro da Academia Sergipana de Letras, sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas e membro da Academia Recifense de Letras, do Cenáculo Pernambucano de Letras e do Centro Cultural Mineiro e da Comissão Alagoana de Folclore, colaborou ativamente na imprensa de seu estado. Publicou: ‘Alma das Catedrais’ (Paris, 1926); À Hora do Angelus’ (Maceió, 1949); Discursos Acadêmicos’, ‘Retalhos d’Alma’ (poesia) e Canto do Cisne’ (poesia), entre outros.

ALBUQUERQUE, Lauro Marques de. (Pão de Açúcar-AL, 1905 - ?) Poeta, usava os pseudônimos Décio Nestal, Nestal e João Vila Baixa, participou da coletânea Pão de Açúcar: Cem Anos de Poesia’.
ALBUQUERQUE, Luís Silva. (Traipu-AL, 1916 - ?). Poeta e magistrado. Membro da Academia de Letras José de Alencar, do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, pertenceu também ao Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e à Central de Letras do Paraná. Publicou: Estrelas Cadentes’ (poesia, 1937); Pedaços de um Coração (poesias, 1939) e ‘Seis Destinos Embalados pelo Amor’ (romance, 1948), entre outros.

ALBUQUERQUE, Mateus de. (Porto Calvo-AL, 1880 – Petrópolis, RJ, 1967). Diplomata, cônsul do Brasil em Cádiz, Espanha, conselheiro comercial na Embaixada do Brasil em Madri. Deixou extensão bibliografia em prosa e verso. Publicou:Visionário’ (poesia, 1908), ‘Crônicas Contemporâneas’ (crônicas, 1913), A Juventude de Anselmo Torres’ (romance, 1923), entre outros. Várias de suas produções poéticas foram traduzidas para o francês pelo poeta Henri Allorge.

ALBUQUERQUE, Ovídio Edgar de. (Viçosa-AL, 1891 – Viçosa, 1955). Poeta e educador. Freqüentou o Seminário de Olinda, de onde saiu para abraçar o magistério. Embora não tenha publicado nenhum livro, deixou esparsas várias produções poéticas, publicadas, principalmente, nas páginas do periódico Albor e Instrução’ e na Coletânea de Poetas Viçosenses’.

ALBUQUERQUE, Severino João Medeiros. (Maceió-AL, 1952). Poeta e professor de Literatura, ganhador do Prêmio de melhor apresentador no Festival de Poesia Falada do Nordeste. Publicou: Exercício: Exercícios’ (1975) e participou da coletânea ‘Poetas Alagoanos’.

ALENCAR, Walfrido. (Marechal Deodoro-AL, ?). Pintor, escritor e poeta. Participou de movimentos culturais em Recife e São Paulo. Durante a VI Bienal de São Paulo, teve o seu Soneto Para o Pintor Esquizofrênico’ incluído no Salão de Pintura Abstrata. Publicou: Pássaro de Vidro: Sonetos’ e ‘Poemas Selecionados’ (1996).

ALEXANDRE, Ronaldo Peixoto. (Murici-AL, 1952) Poeta e servidor público, ocupou cargos no IBAMA e na Agência Nacional de Águas. Em parceria com Salomão Sousa e Will Prado, publicou Esbarros 2: Poesia e Conto’.

ALGARRÃO, Antônio Griziano da Rocha. (Alagoas, ?). Publicou: ‘Miscelânea’ (poesias, 1868), ‘Cantos Patrióticos’ (1870), ‘Recordações e Saudades: Poesias Sentimentais’ (1872).

ALMEIDA, Adelino Nunes de. (Pilar-AL, 1874 - ? 1905). Poeta, engenheiro. Freqüentou o Seminário de Olinda-PE. Sem vocação, deixou os estudos eclesiásticos e transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde diplomou-se me Engenharia. Poeta nato, “entre cálculos e tábuas de logaritmos deixava escapar sonetos”. Entregou-se ao alcoolismo. Doente, retornou à sua terra natal. Mergulhando no mundo da demência, viveu os últimos anos de sua vida. Após a sua morte, o professor João Frederico e o Dr. Tomás de Gusmão, seus conterrâneos, incumbiram o poeta Augusto de Andrade de recolher a sua produção poética, publicada em em jornais de Pilar e Maceió, cujo trabalho resultou na coletânea ‘Versos’, publicado em Salvador (1908).

ALMEIDA, Antônio dito Baixa Funda (Viçosa-AL, 1956) Artista, xilógrafo, pintor e músico, participa de emboladas, como repentista popular. Sua produção artística aparece na obra ‘Xilogravuras Populares Alagoanas’, editada pelo Museu Théo Brandão. Seu ‘Soneto de um Enfermo Internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição’, foi inserido na ‘Coletânea de Poetas Viçosenses’, organizada por João Leite Neto.

ALMEIDA, Claúdia Virginia M. Radicada nas Alagoas, seu poema ‘Flores’ foi inserido na ‘Coletânea Alagoana Contos e Poesias’, editada pela Fundação Cultural Cidade de Maceió, em 1998.

ALMEIDA, Georgete Castro de (Viçosa-AL, ?). Diplomada em Línguas Neolatinas pela Faculdade de Ciências e Letras da UFAL, é professora Adjunta de Literatura Portuguesa, na mesma instituição de ensino. Entre suas obras destaca-se ‘Poemas Esparsos’. Seu ‘Poema nº 7’ foi inserido na ‘Coletânea de Poetas Viçosenses’, organizada por João Leite Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More