Hoje é

terça-feira, 19 de abril de 2011

O DISTRITO DE SÍTIO DOS NUNES

José Ozildo dos Santos
Rosélia Maria de Sousa Santos


O
 DISTRITO DE SÍTIO DOS NUNES pertence ao município de Flores, que está localizado na parte setentrional da microrregião Pajeú, Estado de Pernambuco. O referido distrito, que se encontra ao longo da rodovia federal BR 232, num ponto dado pelas coordenadas 8º 2’ 52” S e 37º 0’ 6” W, onde se cruzam a mencionada rodovia federal as PEs  340 e 227.

Foto 1 - Aspectos gerais da localidade

Foto 2 - Aspectos gerais da localidade

As origens históricas do povoado, núcleo inicial do atual distrito de Sítio dos Nunes, remontam ao século XIX, quando ali se fundou uma fazenda de gado e se construiu uma pequena capela. No entanto, o Distrito de Sítio dos Nunes somente foi criado pela Lei Municipal nº 50, aos 30 de maio de 1953.

                                3 - Aspectos gerais da localidade

4 - Aspectos gerais da localidade

À semelhança de todo o município de Flores, o território que forma o Distrito de Sítio dos Nunes é coberto, basicamente, por uma vegetação do tipo Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia. Na Serra do Tamboril, localizada cerca de 9 Km da referida sede distrital, é possível encontrar uma densa mata nativa, onde existem exemplares de catingueira e mandacaru, com alturas superiores a 15 m. Tal vegetação, integra uma área de preservação ambiental, reservada num assentamento rural ali instalado.

                            5 - Aspectos gerais da localidade

6 - Escola Municipal Dr. Paulo Pessoa Guerra

O clima da região é do tipo Tropical Semi-Árido, com chuvas de verão. As maiores intensidade de chuvas são registrada no período de abril a maio, sendo que a precipitação média anual é de aproximadamente 700mm. Com respeitos aos solos, os mesmos são mal drenados, apresentando fertilidade natural média e problemas de sais.

                         Foto 7 - Escolinha Primeiros Passos

Foto 8 - Centro Cultural Nunense

A sede do referido possui quase 100% de suas vias públicas pavimentadas. Ali, a Prefeitura Municipal de Flores mantém uma empresa contrata, que cuida da limpeza pública, recolhendo o lixo urbano diariamente.
A agricultura da região é centrada, especialmente, na produção de milho e feijão. No entanto, cultiva-se também o tomate e algumas frutas, com destaque para a manga, a goiaba e a pinha. A pecuária é representada pelo criatório de bovino, caprinos e ovinos, cujos rebanhos, em números de animais, se apresentam nessa mesma ordem.

           Foto 9 - Escritório local da COMPESA

Foto 10 - Unidade de Saúde da Família

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, em 2008, a população do Distrito de Sítio dos Nunes era de 3.454, sendo que 1.560 residiam na sede distrital e 1.894 nas localidades rurais circunvizinhas. No referido distrito, segundo o Departamento de Arrecadação Tributária da Prefeitura Municipal de Flores, existem 776 imóveis (residenciais e comerciais).


Foto 11 - Posto Policial Local (Móvel)

A população da sede distrital é servida por um sistema de abastecimento d’água, administrado pela COMPESA, que ali também mantém um escritório local.
Em termos de infra-estrutura a referida sede também dispõe de praças, matadouro público, posto policial, Unidade de Saúde da Família, Centro Cultural, Creche, Posto dos Correios e Telégrafos, cartório, posto médico-odontológico e biblioteca pública.

                  Foto 12 - Capela Local
Foto 13 - Casa da Pastoral

Em Sítio dos Nunes existem cerca de quarenta pequenos estabelecimentos comerciais e duas pequenas indústrias. A comunidade local é servida por telefones públicos estrategicamente instalados, sendo considerável o número de telefones residenciais e comerciais ali existentes.
                          
                                          Foto 14 - Posto dos Correios

No campo educacional, a localidade sedia duas escolas, sendo que a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Dr. Paulo Pessoa Guerra é a mais importante. Em termos culturais, o distrito possui o Centro Cultural Nunes, que é uma organização não-governamental, ligada à Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e ali mantém uma Biblioteca, que presta uma homenagem ao professor Carlos Borges.
                                   
                                             
              Foto 15 - Assembléia de Deus
Foto 16 - Congregação Cristã do Brasil

O principal acidente orográfico existente no território do Distrito de Sítio dos Nunes é a Serra do Tamboril, que além de sua beleza paisagística, abriga um rico sítio arqueológico, formado unicamente por pinturas: trata-se da Casa de Pedra do Tamboril.

Foto 17 - Casa de Pedra do Tamboril

  Foto 18 - Pinturas rupestres, Casa de Pedra do Tamboril

A mencionada Casa de Pedra encontra-se dentro dos limites traçados para uma área de preservação ambiental, consignada na antiga Fazenda São Gonçalo, que foi desapropriada no início do presente século, para a formação do Assentamento Rural Riacho do Navio II.
_____
Fotos: Rosélia Santos, setembro/2009.

4 comentários:

  1. adorei...vou postar no meu blog fazedno as devidas citações claro

    ResponderExcluir
  2. Meus parabens Ozildo,êsse distrito de Flores e simples -
    mente nota dez!Eu o conheci no dia 26 de Setembro de 19-
    82 por ocasião de um velório,onde me encontrava na cida-
    de de Serra Talhada.Apesar do clima de tristeza,não dei-
    xei de observar a beleza natural do local,como aquela pe
    dra em cima de um monte bem em frente do distrito,do ou-
    tro lado da br 232(faltou a foto!),além da boa recepção
    dos moradores e muita gente bonita e simpática.As fotos
    todas elas,ficaram ótimas.Um abraço a todos os moradores
    de Sítio Dos Nunes,pois vcs moram num lugar dez!!!

    ResponderExcluir
  3. Conheci Sítio Dos Nunes no início dos anos 80 e nunca es
    queci,como,infelizmente,nunca mais pude voltar por lá...
    Coisas da vida.Gostaria que a Manuella Epaminondas,em seu blog,abrisse espaço para Anônimos comentassem também
    sobre a cidade.Nota dez prá todas as fotos postadas.

    ResponderExcluir
  4. Passei em Sitio dos Nunes no ano de 2005, muito linda mesmo, Nós da familia Nunes não esquecemos de nossas origens. Parabéns pela criatividade.

    ResponderExcluir

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More