Hoje é

domingo, 17 de abril de 2011

CAICÓ - RN

DATAS E NOTAS PARA A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE CAICÓ

ABRIL

José Ozildo dos Santos

01-04-1926
Foi inaugurado na cidade de Caicó, o Externato São Luís, que passou a oferecer à população caicoense um ensino infantil e elementar de boa qualidade, sob a direção da professora Maria Leonor Cavalcanti.

01-04-1964
Nesta data, Paulo Celestino da Costa, presidente da UEC (União Estudantil Caicoense), lançou nota de repúdio ao golpe militar, através dos microfones da Emissora Rural de Caicó. Na referida nota, chamava os militares de “gorilas”. Imediatamente, o comando do batalhão do Exército, sediado na cidade, convocou aquele líder estudantil e o padre Itan Pereira (diretor da Emissora Rural e do Colégio Diocesano Seridoense), para prestarem explicações, sendo ambos advertidos por tal nota.

02-04-1914
Circula em Caicó o primeiro número do jornal ‘O Seridoense’.

03-04-1853
Nesta data, o cônego visitador Manoel José Fernandes procedeu a transferência da imagem de Nossa Senhora do Rosário, da antiga para a nova capela, construída em Caicó e dedicada a referida santa.

03-04-1960
Era inaugurado o Instituto de Educação, em Caicó.

04-04-1889
É divulgado em Caicó o ‘Manifesto Republicano’, redigido pelo talentoso acadêmico de direito Janúncio da Nóbrega Filho, documento da maior relevância dentro do quadro político da Província, no final do Império.

04-04-1990
Em sessão histórica, a Câmara Municipal de Caicó promulgou a Lei Orgânica do Município. Na oportunidade, participaram da elaboração do referido texto constitucional os seguintes vereadores: Ivanor Pereira (Presidente), Regina Araújo de Souza (Vice-Presidente), Joaris da Silva (Secretário), Hamilton Teixeira de Araújo (Relator Geral), José Furtunato Sobrinho, Francisco Garcia de Araújo, Manoel Tomaz de Barros, Paulo Roberto de Oliveira, Francisco Gregório de Azevêdo, Dinarte Alves da Mota, Manoel Damásio dos Santos, Nailde Dantas Pereira, Edevaldo Adolfo Maia, Pirajá Saraiva Bezerra (in memoriam) e Roberto Medeiros Germano (Suplente).

05-04-1915
Era inaugurada a primeira Igreja Presbiteriana caicoense. Originária de um núcleo histórico fundado pelo pastor norte-americano William C. Porter, em março de 1899, a Igreja Presbiteriana em Caicó teve inicialmente como ministro Manuel Machado, cujo trabalho foi continuado pelo presbítero José Acelino. Entre seus primeiros conversos, encontram-se Delmiro Saldanha, Epaminondas Lopes, Francisco Vale, Henrique Pereira, José Pequeno, dona Maria Gurgel de Araújo e filhos.

05-04-1928
O caicoense José Augusto teve seu nome indicado para o Senado da República, na vaga aberta com a renúncia do senador Juvenal Lamartine de Faria, candidato eleito para o governo do Rio Grande do Norte.

05-04-1959
Ocorre a sagração de dom Manoel Tavares de Araújo, terceiro bispo da Diocese de Caicó.

05-04-2008
Foi inaugurado na cidade de Caicó, o Complexo Turístico Ilha de Santana. O referido complexo presta homenagem a tres personalidades importantes para a cidade: o ex-governador Dinarte Mariz, monsenhor Antenor Salvino e o ex-vice-prefeito Darci Fonseca, além da artesã Maria Vale, cujos nomes foram dados, respectivamente, ao anfiteatro, ginásio de esporte, praça da alimentação e praça do artesanato da Ilha de Santana.

06-04-1861-a
Nasce em Caicó, Diógenes Celso da Nóbrega. Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife (1889), notabilizou-se como orador e jornalista corajoso. Casado com dona Olímpia Santiago da Nóbre­ga, faleceu em sua cidade natal, aos 19 de julho de 1928.

06-04-1861-b
Em seu Relatório apresentado à Assembléia Legislativa, nesta data, o Dr. José Bento da Cunha Figueiredo Júnior, presidente da Província do Rio Grande do Norte, informava que a Matriz de Nossa Senhora Sant’Ana do Caicó encontrava-se arruinada, necessitando de uma caiação e de uma nova cobertura. Os referidos reparos foram alçados em 4:000$.

06-04-1889
O acadêmico Janúncio Nóbrega Filho, no ardor dos seus 19 anos, assume a direção e responsabilidade da coluna republicana, publicada em ‘O Povo’.

07-04-1889
Por iniciativa do acadêmico Janúncio da Nóbrega Filho, instalou-se na cidade de Caicó o ‘Clube Republicano’, que teve como seu primeiro presidente, o octogenário Manoel Sabino da Costa, que tomara parte na Confederação do Equador, em 1824.

07-04-1962
Nasce em Caicó, Geomar Brito Medeiros. Diplomado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1987), fez um curso de Mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP, na área de Direito Processual Civil. Em 1990, por concurso público, tornou-se promotor público. E, posteriormente ingressando na Magistratura, foi Juiz de direito em Cruzeta, Martins e em Mossoró. Atualmente, é titular da 11ª Vara Cível, em Natal. Homem culto, possui diversos trabalhos publicados.

08-04-1889
Nesta data, foi preso o gatuno João José Gomes da Trindade Templo de Maria Dantas, desvendando assim o mistério dos roubos da casa do mercado, de Caicó.

09-04-1545
Nesta data, realizou-se a primeira visita do elemento branco ao Sertão do Seridó. Da referida missão de reconhecimento fizeram parte os portugueses José Brito de Almeida, Antônio de Mendonça e Vasconcelos, Pero Lopes de Macedo e Natanael Gomes Soares, que partiram de Olinda e adentraram o sertão, na companhia de silvícolas da nação tapuia, “que tinham ido ao litoral escondidos dos tupis”. Nessa visita, foram identificados os lugares Boqueirão do Cuó, o rio da Carnaúba, além do Rio Queiquó (ou Acauã), que faz barra no Piranhas.

09-04-1859
Pela Lei Provincial nº 435, a povoação de Jardim de Piranhas, no município de Caicó, tornou-se sede de um distrito de paz.

09-04-1938
Nesta data, foi empossado como prefeito do município de Caicó, o senhor Inácio de Medeiros Dias, que permaneceu no exercício do referido cargo até 1943, quando foi substituído pelo Dr. Aldo Medeiros.

09-04-1960
Inaugurado o Serviço Telefônico Urbano, em Caicó.

09-04-1995
Foi aberto em Caicó um ciclo de debates intitulado ‘A Juventude Questiona o Futuro’, sob a organização dos clubes de jovens locais, que se prolongou até o dia 28 do mês seguinte, abordando os seguintes temas: Precariedade do sistema coletivo de transportes; índice decadente de aprovados no vestibular no CERES de Caicó; o papel dos políticos no desenvolvimento de uma região; drogas, álcool, prostituição - a vida de Caicó afetada, e o papel da prefeitura diante dos principais problemas.

10-04-1843
Nasce em Caicó, Ezequiel de Araújo Fernandes. Filho de Cosme Damião Fernandes e Isabel Maria de Araújo Fernandes, foi uma das mais importantes figuras no cenário político caicoense no final do século XIX. Coronel, comandante superior da Guarda Nacional da Comarca do Seridó, era proprietário da Fazenda Sabueiro.

11-04-1613
Nesta data, na presença Teodósio de Orggeste Machado, provedor real de Sua Majestade, ocorreu a demarcação das terras do riacho Carnaúbas, localizado na ribeira do Quinturaré, no atual município de Carnaúba dos Dantas. A referida área foi dividida entre os indígenas tapuias, negros e brancos. Na oportunidade, primeiramente foi ouvido o rei Janduí, da nação dos tapuias, “que imperava nas ditas terras como senhor de gados e lavouras rasteiras”. Aquele chefe silvícola pediu Provedor Real, “oito léguas de terra de extensão, por duas de largura”, tendo como marco inicial uma a rocha em forma de pirâmide, existente na serra do Picuí, “passando pelo dito riacho até atingir o lugar Marimbondo”, no que foi atendido.

11-04-1833
Por ato do Conselho da Província, é criado o município de Acari, desmembrado do território da antiga Vila do Príncipe. A referida criação foi confirmada pela Lei Provincial nº 16, de 18 de março de 1835 e o citado município foi oficialmente instalado no dia 24 de setembro seguinte.

11-04-1858
O padre Francisco Justino Pereira, natural do Caicó e à época, vigário de Jardim do Seridó, assumiu perante o padre Tomás Pereira de Araújo (vigário da freguesia de Nossa Senhora da Guia, do Acari), o cargo de Visitador Geral e Delegado do Crisma da Província do Rio Grande do Norte, em substituição ao cônego Manoel José Fernandes, que falecera, no exercício da referidas funções e na regência da Matriz Nossa Senhora Sant’Ana, do Caicó.

12-04-1995
Morre em Natal, Manoel Félix Filho - o Neco - primeiro locutor da Rádio Rural de Caicó, onde atuou no período de 1963 a 1973. Começou sua carreira de locutor na Difusora do padre Galvão, passando posteriormente para o Serviço de Publicidade A Voz do Seridó. Além de radialista, Neco Félix era cantor e compositor. Na década de 1960, em parceria com Francisco Franklin e Jomar, fundou o famoso Trio Cigano, que chegou a gravar o compacto duplo, em 1968. Primeiro apresentador do Jornal Falado Rural, Manoel Félix Filho é um ícone na história radiofônica caicoense.

13-04-1860
Era criado o curso primário feminino, na sede do município de Caicó.

14-04-1912
O Dr. José Augusto Bezerra de Medeiros deixa o cargo de juiz de direito da comarca de Caicó, após ser nomeado Chefe de Polícia em Comissão nos Municípios do Interior do Estado. No exercício deste último cargo, aquele ilustre caicoense permaneceu menos de dois meses. No dia 9 de junho seguinte, pediu exoneração para poder disputar uma vaga na Assembléia Legislativa, pelo Partido Republicano Federal do Rio Grande do Norte.

15-04-1748
Era criada a freguesia de Nossa Senhora Sant’Ana do Seridó, por ato do visitador Manoel Machado Freire, em cumprimento ao decreto de 20 de fevereiro de 1747, expedido por dom Frei Luís de Santa Tereza, 7º bispo de Olinda-PE, a cuja jurisdição era subordinado o território norte-riograndense. Desmembrada da Matriz de Pombal-PB, a nova freguesia, “intitulada com o Título e Invocação de Santa Anna”, tinha os seguintes limites: “a Ribeira das Espinharas, começan­do das suas nascenças, ou nascenças do seu rio com todas as suas verten­tes e desaguadores nelle até a Barra que faz no Rio das Piranhas, e por este abaixo até os limites da Freguezia do Assú, ficando a Ribeira do Seridó, suas vertentes e todas as mais que d’esta parte correm para o dito Rio de Piranhas (que será divisa entre a antiga e a nova Freguezia), para Freguezia de Santa Anna; e o que fica para outra banda do Rio de Piranhas pela parte do Patú, e que não for Ribeira das Espinharas e suas vertentes ficam continuando a pertencer a antiga Freguezia de Nossa Senhora do Bom Sucesso”. Como primeiro vigário, posteriormente foi designado o padre Francisco Alves Maia, que esteve à frente da Matriz do Seridó no período de 1748 a 1755. No exercício das referidas funções aquele sacerdote foi substituído pelo padre Marcos Ferreira da Morais e Castro, durante um curto período, em 1753.

15-04-1825
Nasce no Acari, termo do antigo município da Vila Nova do Príncipe, Joaquim Pereira de Araújo, o futuro coronel Quincoló. Homem rico e influente, além de ocupar o cargo de comandante superior da Guarda Nacional, em Caicó, exerceu atividades políticas, tendo, como deputado provincial, participado da Assembléia Legislativa. Faleceu no dia 21 de janeiro de 1889, deixando grande descendência no Seridó.

16-04-1917
Nasce em Serra Negra-RN, Ruy de Medeiros Mariz. Diplomado pela Faculdade de Medicina da Bahia (05-12-1938), exerceu inicialmente suas atividades profissionais em Jardim do Seridó, “onde, pela abnegação que devotava aos clientes, principalmente entre os menos afortunados, se tornou um ídolo”. Anos mais tarde, fixou residência em Caicó. Em 1952, elegeu-se prefeito municipal. Homem de conduta ímpar, cumpria seu mandato quando prematuramente faleceu aos 26 de setembro de 1954, no segundo ano de sua administração.

Ruy de Medeiros Mariz

18-04-1777
Nasce na fazenda Jatobá, situada no atual município de Campo Grande, Oeste do Rio Grande do Norte, o padre Francisco de Brito Guerra, vigário colado da Matriz de Nossa Senhora Santana do Caicó e senador do Império pelo Rio Grande do Norte.

Sobrado onde morou o padre Francisco de Brito Guerra, em Caicó.
Hoje, Casa da Cultura

18-04-1956
Falece em Natal, Juvenal Lamartine de Farias, ex-governador do Estado do Rio Grande do Norte e uma das maiores lideranças políticas do Seridó, na Primeira República.

Juvenal Lamartine de Farias

18-04-1958
Nesta data, a cidade do Caicó recebeu a visita do Exmo. Sr. Dr. Juscelino Kubitschek de Oliveira, presidente da República. Da comitiva presidencial faziam os senhores ministros da Viação e do Trabalho, o Dr. Paulo Sarasate (Governador do Ceará) os deputados federais Teodorico Bezerra, José Arnoud, Dix-Huit Rosado e José Jofily.

19-04-1857
Nasce em Caicó, José Batista de Araújo Pereira, o major ‘Zezinho do Toco’. De família influente, teve participação ativa na política dos Batistas até 1922. Membro da Comissão Eleitoral do Caicó (1906-1908), casou-se com Regina Coelli de Araújo, filha do ex-deputado provincial Salviano Batista de Araújo, de cuja união, deixou descendência.

20-04-1834
Nesta data, diante dos problemas surgidos após a promulgação da Lei de 25 de outubro de 1831, que determinou a demarcação dos limites da antiga Vila Nova do Príncipe, a Câmara Municipal do Acari, enviou à Assembléia Geral, uma longa representação justificando a necessidade de serem mantidos, na íntegra, os termos da referida lei.

20-04-1852
Pelo Decreto nº 964, nesta data, era criado o Comando Superior da Guarda Nacional do Seridó, com sede na Vila do Príncipe e superintendência sob os termos de Acari e Jardim do Seridó. O mesmo diploma legal instituiu os 16º e 17º batalhões da Guarda Nacional, na Vila do Príncipe e no Acari, respectivamente, ambos compostos por oito companhias.

20-04-1860
Por portaria assinada pela presidente da Província, Bel. João José de Oliveira Junqueiro Júnior, era nomeado para exercer o cargo de delegado da instrução pública na Vila do Príncipe, o coronel Joaquim Apolinar Pereira de Brito.

20-04-1958
Nesta data, o Secretário da Educação do Estado, ins­talou o Curso Pedagógico do Centro de Formação Educacional do Minis­tério Primário de Caicó.

21-04-1925
Era inaugurado o serviço de iluminação pública de Caicó. Nesse mesmo dia, ocorreu na cidade a primeira partida intermunicipal de futebol.

22-04-1915
O caicoense Amaro Cavalcanti, por decreto desta data, foi nomeado para integrar a delegação do Brasil, enviada para tomar parte nos trabalhos da Conferência Financeira, que se reuniu na cidade de Washington (USA), em 24 de maio de 1915.

22-04-1966
A cidade de Caicó recebe a visita do presidente Castelo Branco. Nesse mesmo dia, inaugurou-se o Posto de Piscicultura do Açude Itans e o Cinema Rio Branco.

23-04-1769
Comparece na sacristia da Matriz de Sant’Ana, do Caicó, o cidadão José Gonçalves Ferreira, fazendeiro e morador no Quixeré, e, perante o padre Manoel Rodrigues Xavier, declara sua última vontade, “temendo-se da morte”, cujo teor de suas declarações foi lavrado, em parte, nos seguintes termos: “alumiado do Divino Espírito Santo me resolvi a doar hum pouco de gado vacum e cavalar, do qual fis mensão em meo testamento ao Sr. S. S. Sacramento que se a de colocar nesta minha Matriz da Sra. Santa Anna do Siridó para ajuda do azeite da sua lâmpada”. E, após nomear a quantidade de animais, assim conclui: “de minha livre vontade, sem constrangimento de pessoa alguma e nem insinuação faço doassam firme e irrevogavel ao Sr. S.S. Sa­cramento para o sobredito com a declaração, porém, que, enquanto eu for vivo hei de ser o administrador dos sobreditos bens, doados, sem que pessoa alguma me possa tomar contas e nem tirar os sobreditos bens do meo poder, sal­vo se eu consentir”.

23-04-1904
Falece em Caicó o Coronel Ezequiel de Araújo Fernandes.

23-04-1973
Pelo Decreto nº 72.115 foi transferido a sede do 1º BE Cnst de Caicó-RN para São Gabriel da Cachoeira-AM, com o objetivo de “participar do esforço nacional de preservação, integração e desenvolvimento da Região Amazônica”.  

24-04-1886
Falece em Roma, onde era professor do Colégio Pio Latino-Americano, o caicoense Sebastião Constantino de Medeiros, antigo vigário da Freguesia de Serra Negra-RN e governador do Bispado de Olinda-PE, durante a Questão Religiosa.

25-04-2005
Nesta data, o Colégio de Consultores da Diocese de Caicó, escolheu para ocupar o cargo de Administrador Diocesano, o padre Francisco de Assis Dantas de Lucena. Assim, com a nomeação de dom Jaime Rocha para o bispado de Campina Grande, aquele sacerdote assumiu a administração da Diocese de Caicó, em cujo exercício permaneceu até 08 de setembro de 2006, quando ocorreu a posse de Dom. Fr. Manoel Delson Pedreira da Cruz, 6º bispo do Seridó.

26-04-1702
O ajudante Leandro Borges Pacheco, morador em Taipú, obtive do capitão-mor Francisco de Abreu Pereira, da Paraíba, uma data e sesmaria, situada no riacho do Samanaú, afluente do Seridó, onde “havia um poço chamado do mesmo nome do dito riacho Samanaú, sem que nunca fosse cultivado ou possuido de pessoa alguma”. Totalizando duas léguas em quadro, as referidas terras ficavam no atual município de Caicó.

26-04-1850
Nesta data, o cônego Manoel José Fernandes, vigário da Freguesia do Caicó, recebeu dos cofres do governo provincial a quantia de 800 réis, destinada ao custeio das obras de restauração da Matriz de Nossa Senhora Santana.

26-04-1867
Nasce na Fazenda Riacho Fundo, município de Caicó, Manoel Gomes de Medeiros Dantas. Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife (1890), Promotor público no Jardim e Acari, Juiz federal substituto, diretor geral da Instrução Pública (1897-1905, 1911-1924), Procurador geral do Estado (1908-1911), professor, deputado estadual (1905-1907). Em Caicó, foi um dos fundadores do jornal ‘O Povo’ (1889-1992), e em Natal, do ‘Diário do Natal’ (1893), ‘Estado do Rio Grande do Norte’ (1895), tendo atuado como redator d’A República’. Grande conhecedor de tradições sertanejas, assuntos geográficos, publicou ‘O Rio Grande do Norte’, ‘Denominações dos Municípios’, ‘Natal daqui a cinquenta anos’, ‘Tomás de Araújo’ e, postumamente, ‘Homens de outrora’.

Manoel Gomes de Medeiros Dantas

26-04-1890
O caicoense Amaro Cavalcanti, por decreto desta data, foi nomeado 2º Vice-Governador do Estado do Rio Grande do Norte, ato que foi tornado sem efeito por decreto de 6 de junho seguinte, por haver transferido sua residência para fora do Estado.

27-04-1864
Por decreto provincial desta data, era criado o 21º Batalhão da Guarda Nacional do Seridó, com sede na vila de Jardim do Seridó, composto por seis companhias e subordinado ao comando superior estabelecido na Vila do Príncipe.

27-04-1960
É fundada a União Estudantil Caicoense.

28-04-1788
Em carta ao Ouvidor Geral, o Governador de Pernambuco autorizou a criação da Vila Nova do Príncipe, no Seridó potiguar. Eis o referido documento, em parte: "Vi a representação que vossa mercê me dirigiu em 28 de Março do próximo pre­térito a respeito do quanto seria útil ao bem e socego do público e ao real serviço que se erigissem em vila e povoações dos Cari­ris, Seridó e Assú; as justiças não podem coibir por não lhes chegar a notícia a tem­po tal que as averiguações são infrutíferas, quando pelo contrário as criações das ditas, vilas se obrigariam a recolher a elas os vadios para trabalharem, se promoveria o cas­tigo dos delinqüentes, adiantar-se-ia a agri­cultura e se aumentaria o comércio: nesta certeza e pela faculdade que S. M. me per­mite na real ordem de 22 de julho de 1766 de que remeto a cópia, concedo a vossa mercê a faculdade para erigir em vilas as Povoações dos Cariris que se denominará Vila Nova da Rainha, a povoação do Seri­dó Vila Nova do Príncipe e a povoação do Assú, Vila Nova da Princesa. Das cópias in­clusas constará a vossa mercê os termos a que se precedeu na que por ordem de meu Predecessor erigiu na povoação do Piancó José Januário de Carvalho, corregedor des­sa Comarca para que nas povoações acima indicadas mande vossa mercê praticar o mesmo conforme. Concluídas as ditas cria­ções me remeterá os autos que, para vir no conhecimento dos termos e distritos que a cada delas pertencer. Recife, 28 de abril de 1788. Dom Thomaz José de Mello. Senhor Doutor Desembargador Antônio Felipe So­ares de Andrade Brederode, Ouvidor Geral da Com arca da Paraíba”.

28-04-1957
Nesta data, dom José Adelino Dantas, 2º bispo da Diocese de Caicó, criou a Paróquia de São João Batista, de Cerro Corá. Desmembrada da Matriz de Nossa Senhora Santana, de Currais Novos, aquela sede paroquial teve início com uma capela, construída no local, por Manoel Osório de Barros, por volta de 1903. Seu primeiro vigário foi o cônego Deoclides de Brito Diniz, caicoense de nascimento.

Dom José Adelino Dantas

28-04-2000
Nesta data, o médico e deputado caicoense Álvaro Dias, presidente da Assembléia Legislativa, assumiu o governo do Estado do Rio Grande do Norte, em cuja interinidade permaneceu até o dia 7 de maio seguinte.

Álvaro Dias
30-04-1695
Por concessão feita pelo governo da Paraíba, Pascácio de Oliveira Ledo e Sebastião da Costa, obtiveram uma data de terra no poço ou riacho chamado Adequê, medindo 6 léguas de extensão. As referidas terras achava-se em poder dos beneficiários desde 1690 e localizavam-se no território do atual município norte-riograndense de Jucurutu, desmembrado de Caicó, em 11 de outubro de 1935.

30-04-1854
Nasce na Fazenda Umari, município de Caicó, Manoel Augusto de Medeiros. Diplomado pela Faculdade de Medicina da Bahia (1884), foi um dos mais dedicados médicos do Seridó antigo. Político dos mais combativos nos sertões potiguares, elegeu-se deputado à Assembléia Estadual Constituinte de 1891. Faleceu aos 21 de novembro de 1922, em Jardim do Seridó, onde foi sepultado.

30-04-1887
Nasce em Caicó, Silvino Bezerra Neto. Bacharel em direito, juiz de direito, desembargador, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, diretor da Escola de Aprendizes Artífices, chefe de Polícia, procurador geral do Estado, o Dr. Silvino Bezerra Neto foi um das mais importantes figuras do solo potiguar. Faleceu em Natal, no dia 17 de fevereiro de 1969.

Silvino Bezerra Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More