Hoje é

terça-feira, 19 de abril de 2011

O DISTRITO DE SÍTIO DOS NUNES

José Ozildo dos Santos
Rosélia Maria de Sousa Santos


O
 DISTRITO DE SÍTIO DOS NUNES pertence ao município de Flores, que está localizado na parte setentrional da microrregião Pajeú, Estado de Pernambuco. O referido distrito, que se encontra ao longo da rodovia federal BR 232, num ponto dado pelas coordenadas 8º 2’ 52” S e 37º 0’ 6” W, onde se cruzam a mencionada rodovia federal as PEs  340 e 227.

Foto 1 - Aspectos gerais da localidade

Foto 2 - Aspectos gerais da localidade

As origens históricas do povoado, núcleo inicial do atual distrito de Sítio dos Nunes, remontam ao século XIX, quando ali se fundou uma fazenda de gado e se construiu uma pequena capela. No entanto, o Distrito de Sítio dos Nunes somente foi criado pela Lei Municipal nº 50, aos 30 de maio de 1953.

                                3 - Aspectos gerais da localidade

4 - Aspectos gerais da localidade

À semelhança de todo o município de Flores, o território que forma o Distrito de Sítio dos Nunes é coberto, basicamente, por uma vegetação do tipo Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia. Na Serra do Tamboril, localizada cerca de 9 Km da referida sede distrital, é possível encontrar uma densa mata nativa, onde existem exemplares de catingueira e mandacaru, com alturas superiores a 15 m. Tal vegetação, integra uma área de preservação ambiental, reservada num assentamento rural ali instalado.

                            5 - Aspectos gerais da localidade

6 - Escola Municipal Dr. Paulo Pessoa Guerra

O clima da região é do tipo Tropical Semi-Árido, com chuvas de verão. As maiores intensidade de chuvas são registrada no período de abril a maio, sendo que a precipitação média anual é de aproximadamente 700mm. Com respeitos aos solos, os mesmos são mal drenados, apresentando fertilidade natural média e problemas de sais.

                         Foto 7 - Escolinha Primeiros Passos

Foto 8 - Centro Cultural Nunense

A sede do referido possui quase 100% de suas vias públicas pavimentadas. Ali, a Prefeitura Municipal de Flores mantém uma empresa contrata, que cuida da limpeza pública, recolhendo o lixo urbano diariamente.
A agricultura da região é centrada, especialmente, na produção de milho e feijão. No entanto, cultiva-se também o tomate e algumas frutas, com destaque para a manga, a goiaba e a pinha. A pecuária é representada pelo criatório de bovino, caprinos e ovinos, cujos rebanhos, em números de animais, se apresentam nessa mesma ordem.

           Foto 9 - Escritório local da COMPESA

Foto 10 - Unidade de Saúde da Família

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, em 2008, a população do Distrito de Sítio dos Nunes era de 3.454, sendo que 1.560 residiam na sede distrital e 1.894 nas localidades rurais circunvizinhas. No referido distrito, segundo o Departamento de Arrecadação Tributária da Prefeitura Municipal de Flores, existem 776 imóveis (residenciais e comerciais).


Foto 11 - Posto Policial Local (Móvel)

A população da sede distrital é servida por um sistema de abastecimento d’água, administrado pela COMPESA, que ali também mantém um escritório local.
Em termos de infra-estrutura a referida sede também dispõe de praças, matadouro público, posto policial, Unidade de Saúde da Família, Centro Cultural, Creche, Posto dos Correios e Telégrafos, cartório, posto médico-odontológico e biblioteca pública.

                  Foto 12 - Capela Local
Foto 13 - Casa da Pastoral

Em Sítio dos Nunes existem cerca de quarenta pequenos estabelecimentos comerciais e duas pequenas indústrias. A comunidade local é servida por telefones públicos estrategicamente instalados, sendo considerável o número de telefones residenciais e comerciais ali existentes.
                          
                                          Foto 14 - Posto dos Correios

No campo educacional, a localidade sedia duas escolas, sendo que a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Dr. Paulo Pessoa Guerra é a mais importante. Em termos culturais, o distrito possui o Centro Cultural Nunes, que é uma organização não-governamental, ligada à Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e ali mantém uma Biblioteca, que presta uma homenagem ao professor Carlos Borges.
                                   
                                             
              Foto 15 - Assembléia de Deus
Foto 16 - Congregação Cristã do Brasil

O principal acidente orográfico existente no território do Distrito de Sítio dos Nunes é a Serra do Tamboril, que além de sua beleza paisagística, abriga um rico sítio arqueológico, formado unicamente por pinturas: trata-se da Casa de Pedra do Tamboril.

Foto 17 - Casa de Pedra do Tamboril

  Foto 18 - Pinturas rupestres, Casa de Pedra do Tamboril

A mencionada Casa de Pedra encontra-se dentro dos limites traçados para uma área de preservação ambiental, consignada na antiga Fazenda São Gonçalo, que foi desapropriada no início do presente século, para a formação do Assentamento Rural Riacho do Navio II.
_____
Fotos: Rosélia Santos, setembro/2009.

20 comentários:

  1. adorei...vou postar no meu blog fazedno as devidas citações claro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuuuuuuu, que delícia ler esse conteúdo ... Que prazer !!! Bjs ...cadê seu blog !?

      Excluir
  2. Meus parabens Ozildo,êsse distrito de Flores e simples -
    mente nota dez!Eu o conheci no dia 26 de Setembro de 19-
    82 por ocasião de um velório,onde me encontrava na cida-
    de de Serra Talhada.Apesar do clima de tristeza,não dei-
    xei de observar a beleza natural do local,como aquela pe
    dra em cima de um monte bem em frente do distrito,do ou-
    tro lado da br 232(faltou a foto!),além da boa recepção
    dos moradores e muita gente bonita e simpática.As fotos
    todas elas,ficaram ótimas.Um abraço a todos os moradores
    de Sítio Dos Nunes,pois vcs moram num lugar dez!!!

    ResponderExcluir
  3. Conheci Sítio Dos Nunes no início dos anos 80 e nunca es
    queci,como,infelizmente,nunca mais pude voltar por lá...
    Coisas da vida.Gostaria que a Manuella Epaminondas,em seu blog,abrisse espaço para Anônimos comentassem também
    sobre a cidade.Nota dez prá todas as fotos postadas.

    ResponderExcluir
  4. Passei em Sitio dos Nunes no ano de 2005, muito linda mesmo, Nós da familia Nunes não esquecemos de nossas origens. Parabéns pela criatividade.

    ResponderExcluir
  5. Eu tambem meu trisavos vivera morreras ai .outros s jose egito

    ResponderExcluir
  6. Procuro por parentes em Sitio dos Nunes (Serra Talhada) sou neto de Alexandrino Alves de Souza e Eufrazina Ferreira da Silva, sou filho de Francisca Alves de Souza. Minha mãe tem mais 17 irmãos, entre eles: Ameliana, Anisio, Luiz Gonzaga, Manuel e Judite, se alguem tiver alguma noticia entre em contato: valdirsantiagoaraujo@gmail.com
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também.to atrás d origens..meu bizavo joao nunes e Raimundo fu deram campestre dos nunes..minha avó casou em flores com selvino nunes filhos fundador..o delegado d flores era irmão d meu biza..antonio piauilino..que criou minha avó e irmão ioiô bia pai d minha avó beliza

      Sou amria alzenir Nunes de Porto velho rondonia

      Excluir
  7. morei ai tenho saudade gostaria muito de voltar nessa terra de gente animada

    ResponderExcluir
  8. Sou de dom Pedro Maranhão minha família originou dessa cidade sou da família Paulino alguém conhecer entre em contato 99-991616640 e zap

    ResponderExcluir
  9. Também procuro parentes irmãos e irmãs da minha mãe Moura de Lima e de meu pai Familia Nunes de Jesus !

    ResponderExcluir
  10. Muito lindo, o distrito de Sítio dos Nunes.

    Estive comemorando as festividades de final de ano. Lugar maravilhoso

    ResponderExcluir
  11. Ainda lembro quando meu vô paterno o sr:Raimundo de Almeida Cavalcanti tomava conta aí da Compesa ; Na época era a lavandeiria .
    Eu ainda era criança, mas lembro de algumas pessoas que também já partiram,
    Sr : Emídio que foi marchante ; Meu pai conta que ao o sr: Emídio ir abater um boi , aconteceu algo que lhe comoveu , e nesse momento ele decidiu que não mataria mais animais ,apartir dali ,ele deixou de ser marchante.
    D*a Eurides
    Sr : Zezinho Daniel
    Sr : Dédé de D*a minha
    D*a moça que mora na mesma rua .
    Sr: Jóca que é bisonho da igreja de São Francisco ,que antes morava no Buqueirão ,e no Brejo ,e muitos outros ; Sou umbisneto dos saudosos sr:José Paulino
    ,casado com MariaAguidaDa Conseição
    D*a moça; À ~ 10 anos estive aí, e aindavi o meu tio ,o saudoso sr: João Paulino com vida , infelizmente já partiu ,mas resumindo , tenho muita saudade testa cidade

    ResponderExcluir
  12. Nesta localidade há uma breve e trágica passagem sobre o cangaço, Lampião e seu cabra Sabino das Abóboras que assassinou friamente um pai de família que estava de passagem pelas terras com dois de seus filhos. Este fato deveria constar no histórico da cidade !

    ResponderExcluir
  13. Eu gostaria de saber a história de surgimento dessa localidade? Quem eram os NUNES que deram nome ao local?

    ResponderExcluir
  14. Meu pai era João Nunes de Góes nasceu aí en sítio dos Nunes minha mãe era Maria José Nogueira Góes nascida em flores tenho63 anos dou aí com5 anos hoje Moro em Camaçari Bahia

    ResponderExcluir
  15. Sou Neta do João Mendes da Silva estou a procura de parentes dele sobrinhos, netos quem seja
    danyele.dantas@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Meu bisavô era galdino nunes da silva,teve filhos com rita maria de sa.Alguma notícia de parentes entre em contato alexandra59649@gmail.com

    ResponderExcluir

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More