Hoje é

domingo, 12 de fevereiro de 2012

O RIO GRANDE DO NORTE NA CRÔNICA POLICIAL DO SÉCULO XIX - II


O ASSASSINATO DO CAPELÃO DE JARDIM DE PIRANHAS (29-09-1825)

José Ozildo dos Santos

E
m 1823, o padre Antônio José Ferreira Nobre aparece no Rio Grande do Norte, exercendo as funções de capelão da povoação de Jardim de Piranhas, cuja capela, dedicada a Nossa Senhora dos Aflitos, integrava a Freguesia de Nossa Senhora Santana, de Caicó. Naquela povoação, a permanência do referido sacerdote foi curta e desastrosa. Esquecendo seu ministério, envolveu-se em questões banais e foi assassinado na referida povoação, no dia 29 de setembro de 1825, após ter recebido uma facada em uma de suas coxas.
Registra a tradição oral, no Seridó, “que o padre Ferreira Nobre era dono de um comportamento pouco recomendável”(1). E, envolvendo-se numa luta corporal com uma mundana, ao tentar tomar uma faca que ela portava, foi atingido mortamente na virilha. Transladado para Caicó, o corpo do referido sacerdote foi sepultado numa das arcadas da Igreja Matriz do Seridó (2).
Os dados biográficos do padre Antônio José Ferreira Nobre são poucos conhecidos. Sabe-se apenas que nasceu no ano de 1799, sendo, portanto, ignorados o local de seu nascimento e qual a sua filiação. Provavelmente, era parente próximo do padre Alexandre Ferreira Nobre, antigo capelão de São Gonçalo do Amarante, nascido em Natal entre os anos de 1812 e 1814. No entanto, seu nome também “faz lembrar o do padre José Ferreira Nobre, vigário de Pombal, altamente comprometido na jornada de 1817, nos sertões paraibanos, de quem a vitima pa­rece ser consangüínea”(3).
O que é certo, é que o padre Antônio José Ferreira Nobre por sua fama de namorador, não era bem visto pela população jardinense. Sua morte, de forma significativa atrapalhou o desenvolvimento da povoação de Jardim de Piranhas, que por duas vezes pretendeu ser elevada à condição de freguesia e não obteve êxito em sua pretensão.


NOTAS
1 - MEDEIROS FILHO, Olavo de. Cronologia Seridoense. Mossoró: FGD; FVR, 2002, pág. 225.
2 - Matriz de Nossa Senhora Santana (do Seridó). Livro de Óbito – Ano 1825. “Aos vinte e nove dias do mez de settembro de mil oitocentos e vinte e cinco na povoação do Jardim de Piranhas desta Freguesia do Seridó faleceo repentinamente sem sacramentos, por motivo d’huma facada em hua coxa da perna, o Reverendo Antônio José Ferreira Nobre, Prebistero Secular, com idade de vinte e seis annos. Seu cadaver foi sepultado nesta Matriz de Santa Anna, junto à grade do arco para baixo em o dia seguinte, sendo involto nas vestes sacerdotaes de cor roxa, acompanhado solemnemente, e encommendado por mim; de que para constar fiz este Assento que assigno. O Vigrº Francisco de Brito Guerra”.
3 - DANTAS, Dom José Adelino. Homens e fatos do Seridó Antigo. Garanhuns-PE: O Monitor, 1961, pág. 41.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More