Hoje é

segunda-feira, 9 de abril de 2012

DISTRITO DE FÁTIMA - FLORES - PERNAMBUCO

ASPECTOS GERAIS

José Ozildo dos Santos
Rosélia Maria de Sousa Santos
 
O Distrito de Fátima pertence ao município de Flores. A localização de sua sede é dada pelas coordenadas 7º 38’ 16” S e 37º 47’ 10” W. O acesso à referida localidade, a partir da sede municipal é feito através da PE 227, na qual percorre-se 19 Km e, em seguida, entra-se à esquerda, numa estrada municipal, onde se percorre mais 12 Km.

Como parte integrante do município de Flores, o Distrito de Fátima está inserido na unidade geo-ambiental da Depressão Sertaneja, que representa a paisagem típica do semi-árido nordestino, onde predomina uma vegetação do tipo Caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia.

Aspectos da Praça Plínio Guerra

Algumas áreas do referido distrito encontram-se ainda revestida por uma densa mata nativa, destacando-se entre estas a mata ciliar do Canyon do Cafundó e a cobertura vegetal da Serra das Letras.
Todo o território do Distrito de Fátima é cortado por riachos e pequenos córregos, pertencentes à Bacia do Rio Pajeú e que possuem regime de escoamento intermitente e padrão de drenagem dendrítico. O clima local é do tipo Tropical Semi-Árido, com chuvas de verão.
O período chuvoso mais intenso vai de março a abril. A precipitação média anual é de 770mm. A agricultura da região é de subsistência, com destaque para a produção de feijão, mandioca e milho. No entanto, pela natureza de seus solos, a região do Distrito de Fátima destaca como uma grande produtora de caju, manga e pinha.
Em termos de pecuária, o Distrito de Fátima concentra o maior rebanho de caprinos do município de Flores. Os rebanhos de ovinos e bovinos também são significativos.
O Distrito de Fátima foi criado pela Lei Municipal nº 641, de 18 de fevereiro de 1992. No entanto, apesar de tão jovem, já apresenta um aspecto superior a várias cidades do interior do Estado de Pernambuco.
A sede do Distrito de Fátima é dotada de uma excelente infra-estrutura, superando, inclusive, vários municípios do interior do Estado de Pernambuco. Ali existe, Unidade de Saúde da Família, lavanderia pública, mercado público, cartório, posto dos correios e telégrafos, sub-prefeitura, cinco pequenas indústrias, biblioteca, posto policial, matadouro público, praças e mais de 60 pequenos estabelecimentos comerciais.
No campo educacional, a localidade possui dois estabelecimentos: A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dário Gomes de Lima e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Adauto Maia.
Servida por singelo abastecimento d’água, na localidade em descrição a coleta do lixo urbano é feita três vezes por semana, por uma empresa especializada contratada pela Prefeitura Municipal de Flores.
A população local possui à sua disposição vários telefones públicos estrategicamente instalados. Ademais, a localidade também possui mais 60 linhas fixas comerciais/residenciais instaladas e cerca de 80% de suas ruas pavimentadas.
A população do Distrito de Fátima, dispõe em sua sede, da Fundação Ambiental e Educacional Pedro Daniel, que vem desenvolvendo suas atividades almejando a integração do homem ao seu meio, resgatando os valores éticos, culturais e educacionais da comunidade local, através da realização de eventos como seminários, palestras, exposições, apresentações, recitais poéticos, teatrais, dentre outros, proporcionando às pessoas menos favorecidas o acesso aos bens culturais, elevando a auto-estima da população, capacitando-a para o exercício pleno da cidadania.

14 comentários:

  1. Moro em Brasilia há mais de sete anos e nunca esqueci essa cidade maravilhosa!!!!! Amo vc Fátima!!!! Tudo de bom em breve voltarei a mora aí... Linda cidade....Lidiane.

    ResponderExcluir
  2. fui aluna das professoras de fatima em 1969
    mais anos.\\\gostaria de revê-las.Por onde andam?Me informem por favor.....

    Lucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, estou realizado uma pesquisa sobre a fátima. acredito que a senhora teria muito a me conta de épocas passadas, por gentileza entre em contato!

      Excluir
    2. olá Lucia, estou realizado uma pesquisa sobre Fátima, suas mudanças e permanências. por gentileza entre em contato, pois acredito que a senhora teria muito a acrescentar!

      Excluir
  3. Melhor lugar para se descansar, se divertir, curti, de todas e melhores maneiras sadias, amo essa cidade, sempre estarei indo em Fatima sempre que puder, abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  4. nasce em Fátima e hj moro no Junco.Mas em breve irei revê alguns amigos e parentes q tenho nessa terra maravilhosa.Nininha

    ResponderExcluir
  5. Ainda tenho muita saudade de Fátima das festas de 1a12de outubro na década dê 1960. Meu mundo presido volta só depois da impedemia pós sou do c.risco um abraço pra vocês de Fátima

    ResponderExcluir
  6. Minha família inteira é de Fátima, tanto paterna como materna, do lado da minha mãe tinha meu bisavô José Olímpio, tinha as terras do Icó, mundo novo e enfim e do lado paterno, meu avô Josa tinha a casa de farinha no caminho para o cafundó, hoje tem apenas as ruínas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. caramba, acho que nossa familia se conhecia,familias dos justinos,e dos laurindo, meu avo cicero laurindo morava em fatima.
      Morei em Fatima nos anos de 87

      Excluir
  7. Muito gostoso o povoado

    ResponderExcluir
  8. Que saudade 😢 dessa que morei 53 anos que fui nela morro de saudades

    ResponderExcluir

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More