Hoje é

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CAICÓ - RIO GRANDE DO NORTE

DATAS E NOTAS PARA A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE CAICÓ – RN

José Ozildo dos Santos

JANEIRO


01-01-1870
Era inaugurado o prédio do primeiro Mercado Público, construído na cidade, durante a administração do Cel. Manoel Batista Pereira. As referidas instalações ficavam entre a Igreja do Rosário e a Matriz de Sant’Ana, na parte antiga de Caicó, onde hoje encontra-se a Praça Eduardo Gurgel de Araújo, antiga Praça do Mercado ou da Liberdade.

Praça Eduardo Gurgel de Araújo, ao fundo, o antigo Mercado

01-01-1901
É inaugurado o ‘Cruzeiro do Século’. Na oportunidade, que contou com grande participação popular, o padre Emídio Cardoso, vigário da Matriz de Sant’Ana, celebrou solene missa. Chanfrado inicialmente numa pequena ilha do rio Seridó, posteriormente o referido cruzeiro foi colocado num pedestal construído no Serrote da Cruz, localizado às margens do referido rio. Ponto de devoção popular, ali foi construído uma capela dedicada a São Sebastião (1940). Hoje, restaurada e ampliada, a referida capela serve para celebrações periódicas e é frequentemente visitada por fiéis e turistas.

01-01-1924
O advogado caicoense José Augusto Bezerra de Medeiros assume o governo do Estado do Rio Grande do Norte, em substituição ao Dr. Antônio José de Melo e Souza. Em sua administração, José Augusto prestigiou a cidade de Caicó, que à época possuía uma economia próspera em virtude da produção de algodão.

Dr. José Augusto

01-01-1925
Circula o primeiro número do ‘Jornal de Caicó’. Numa segunda fase, sob a direção de José Gurgel de Araújo, o Jornal de Caicó reapareceu em dezembro de 1930.

01-01-1967
É instalada a Paróquia de São José, no Bairro Paraíba, sendo seu primeiro vigário o padre João Medeiros Filho.

01-01-1969
O padre Antenor Salvino de Araújo foi empossado como pároco da histórica Matriz de Santana.

01-01-1968
Por decreto diocesano, assinado por Dom Manoel Tavares, 3º bispo de Caicó, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora dos Aflitos, com sede na cidade de Jardim de Piranhas.

02-01-1998
Nesta data, o médico e deputado caicoense Álvaro Dias, presidente da Assembléia Legislativa, assumiu o governo do Estado do Rio Grande do Norte, em cuja interinidade permaneceu até o dia 10 do mesmo mês e ano.

04-01-1723
Nesta data, José da Luz Soares, morador na Capitania da Paraíba, obteve do governador João de Abreu Castelo Branco, uma data de terra e sesmaria com 3 léguas de comprimento por uma de largura, ao longo do riacho Quixeré - nas proximidades do riacho dos Cavalos e da Serra da Formosa - que desaguava no rio Quipauá, em território do atual município de Caicó.

08-01-1959
O padre Manoel Tavares de Araújo é eleito 3º bispo da Diocese de Caicó.

10-01-1924
Caicó torna-se sede de um arciprestado.

12-01-1917
O caicoense Amaro Cavalcanti, por decreto desta data, foi nomeado para ocupar o cargo de Prefeito do Distrito Federal, tomando posse no dia 15 seguinte. No exercício das referidas funções permaneceu até 15 de novembro de 1918, quando foi exonerado a pedido.
14-01-1917
Nasce na fazenda Triunfo, município de Caicó, o futuro padre Aderbal Leitão Vilar, que. Coadjutor e posteriormente titular da Paróquia de Nossa Senhora Santana, de Caicó, o padre Aderbal foi professor do Ginásio Diocesano Seridoense e vigário de Serra Negra. Em 1953, transferiu-se para o Rio de Janeiro, fixando-se posteriormente na Diocese de Santo André, São Paulo. Professor público, Diretor Diocesano da Obra das Vocações Sacerdotais, faleceu em Curuçá no dia 5 de setembro de 1985. Seu corpo, transladado para Caicó, foi sepultado no interior da Matriz de Nossa Senhora Santana, em cuja igreja havia celebrado sua primeira missa.

15-01-1907
Falece na fazenda Solidão, município de Caicó, o coronel José Bernardo de Medeiros, no pleno exercício de seu mandato como senador da República. Caicoense dos mais ilustres, antigo líder do Partido Liberal, no Império, foi um dos primeiros políticos seridoenses a manifestar apoio à República. José Bernardo foi um homem “que a nada se poupou a fim de servir à causa do seu partido, um des­prendido e desinteressado, preocupado exclusivamente com o bem de sua terra e a paz do seu povo, na defesa de cujos interesses se colocou sempre coma maior altivez e hombridade”.

José Bernardo

15-01-1926
É inaugurado o Colégio Santa Terezinha, fundado no ano anterior, por iniciativa de dom José Pereira Alves, 3º bispo de Natal. À época, regia a Matriz de Nossa Senhora Santana, de Caicó, o padre Celso Cicco. O referido educandário foi entregue à administração das religiosas ‘Filhas do Amor Divino’.

16-02-1909
Pelo decreto estadual nº 189, assinado pelo governador Alberto Maranhão, foi criado o Grupo Escolar Senador Guerra. Instalado num dos salões da Prefeitura Municipal, no dia 25 de março do ano seguinte, o Senador Guerra teve como seu primeiro diretor o professor Pedro Gurgel.

Grupo Escolar Senador Guerra

17-01-1940
É expedida a bula de criação da Diocese de Caicó

18-01-1897
O caicoense Amaro Cavalcanti, por decreto desta data, foi nomeado para ocupara a pasta de Ministro da Justiça e Negócios Interiores, tornando-se um dos principais auxiliares de Prudente de Morais na administração do país, tendo determinado a elaboração de uma Notícia histórica dos serviços, instituições e estabelecimentos pertencentes ao respectivo ministério, trabalho que veio contribuir eficazmente para o conhecimento mais exato dos diversos ramos da administração pública.

Amaro Cavalcanti

19-01-1955
Pelo Decreto nº 36.787, desta data, foi criado o 1º Batalhão de Engenharia de Construção (1º B E Cnst), com a denominação inicial de 1º Batalhão Ferroviário. Sua instalação na cidade de Caicó ocorreu no dia 30 de março daquele mesmo ano. A denominação atual foi instituída pelo Decreto nº 42.921 de 30 de dezembro de 1957, o mesmo que criou o 1º Grupamento de Engenharia.

20-01-1847
Nasce na Fazenda Umari, no território da antiga Vila Nova do Príncipe, Sebastião Constantino de Medeiros. Fez seus estudos eclesiásticos no Seminário de Olinda-PE, ordenando-se sacerdote no dia 30 de novembro de 1870. Vigário da Freguesia de Serra Negra-RN, a convite de Dom Vital, transferiu-se para o Pernambuco, onde tornou-se professor de Teologia do Seminário de Olinda, do qual foi seu reitor. Governador do Bispado de Olinda, durante a Questão Religiosa, exercia seu magistério no Colégio Pio Latino-Americano, em Roma, quando ali prematuramente faleceu aos 24 de abril de 1886. Caicoense dos mais ilustres, em Roma, exerceu também o ofício de auxiliar do padre Maxiamiliano Máximo, um dos grandes nomes da Igreja Católica, no século XIX.

Padre Sebastião Constantino de Medeiros

20-01-1966
Falece no Rio de Janeiro o caicoense Antônio Fernandes Dantas, general do Exército que durante o Estado Novo foi interventor federal do Estado da Bahia (1937-1938) e do Rio Grande do Norte (1943-1945).

21-01-1749
O português Tomás de Araújo Pereira, foi nomeado para ocupar o posto de sargento mor do Regimento das Ordenanças do Seridó, em substituição a João Gonçalves de Melo.

22-01-1922
Realiza-se em Caicó a primeira partida oficial de futebol.

23-01-1866
A bordo do paquete ‘Tocantins’, o Batalhão de Voluntários do Seridó, comandado pelo caicoense José Bernardo - que havia embarcado para o Rio de Janeiro para participar da Guerra do Paraguai e fora dispensado pelo Governo Imperial - desembarcou em Natal.

23-01-1935
Em Caicó, é destruído o busto de José Augusto, existente na praça que leva o seu nome, pelos aliados do governador Mário Câmara. O ato de vandalismo foi praticado por soldados da Polícia Militar, sob o comando do Tenente Rangel, delegado da cidade, que mandou dinamitar o referido busto.

24-01-1951
Falece em Curitiba-PR, o caicoense Abner de Brito. Advogado, jornalista, professor, juiz distrital, foi uma poeta brilhante, cuja produção literária, em grande parte, ainda encontra-se esparsa em jornais e revistas de seu tempo, ameaçada pelas traças e pelo tempo. Uma pequena amostra de poesia pode ser vista no livro ‘Do meu reduto provinciano’, de Esmeraldo da Siqueira.

25-01-1935
É inaugurada a sede própria do Centro Operário Caicoense.

27-01-1968
É assinado o convênio para a construção do Colégio Agrícola de Caicó.

27-01-1966
É inaugurado o Ginásio Joaquim Apolinar.

28-01-1922
Falece no Rio de Janeiro, o Dr. Amaro Cavalcanti, sendo sepultado no Cemitério de São João Batista.

31-01-1892
Realizou-se nesta data as eleições para a escolha dos deputados à Assembléia Estadual Constituinte. Na oportunidade, o município de Caicó elegeu os doutores José Peregrino de Araújo (juiz de direito da comarca) e Janúncio da Nóbrega Filho (advogado, jornalista e republicano histórico).

31-01-1948
Falece o Dr. José da Silva Pires Ferreira. Médico renomado, chegou à cidade de Caicó em 1887, “dando início à sua longa missão, irradiada por todo o Seridó, em que levou aos lares, pobres e ricos, a benção da sua assistência”.

31-01-1955
O caicoense José Augusto Bezerra de Medeiros faz na tribuna da Câmara dos Deputados, seu último discurso, despedindo-se da vida pública, após 40 anos no Parlamento.

31-01-1964
Lançamento da pedra fundamental da construção estádio do Caicó Esporte Clube.

31-01-1966
O caicoense Walfredo Dantas Gurgel (monsenhor) assume o governo do Estado do Rio Grande do Norte, para o qual havia sido eleito, no pleito de outubro do ano anterior. 

 Monsenhor Walfredo Gurgel, no exercício do governo do RN

31-01-1975

Nesta data, o tenente-coronel Nilton do Monte Furtado assumiu o comando do 1° Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Caicó. Permaneceu no exercício do referido cargo até 15 de fevereiro de 1977.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More