Hoje é

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

NORTERIOGRANDENSES ILUSTRES - I

JOSÉ AUGUSTO DE MEDEIROS BEZERRA


José Ozildo dos Santos


P
olítico, magistrado, jornalista, educador, escritor e historiador, nasceu a 22 de setembro de 1884, em Caicó, Província do Rio Grande do Norte. Foram seus pais o professor Manoel Augusto Bezerra de Araújo e dona Cândida Olindina de Medeiros.
Em 1901, ingressou na tradicional Faculdade de Direito do Recife, diplomando-se em Ciências Jurídicas e Sociais a 1º de dezembro de 1905, sendo o orador de sua turma. Ainda acadêmico, foi nomeado inteiramente para ocupar o cargo de Procurador da República, na seccional do Rio Grande do Norte (1905).
Diplomado, durante o ano de 1906, lecionou História Geral e do Brasil, no Ateneu Norte-riograndense. Em 1907, transferiu-se para o Rio de Janeiro, após ser designado Fiscal Federal junto ao Colégio Abílio, na Praia do Botafogo. No ano seguinte, retornou à Natal, tornando-se professor de Geografia no Ateneu, do qual, dois anos mais tarde seria seu diretor.
Em princípios de 1911, ingressou na magistratura, sendo nomeado Juiz de Direito da Comarca de Caicó. Encontrava-se no exercício das referidas funções, quando, no ano seguinte, assumiu interinamente a Chefia de Polícia do Estado. Filiado ao Partido Republicano, elegeu-se deputado estadual à legislatura de 1913-1915.
Durante alguns meses, em 1914, foi Secretário Geral do Governo Ferreira Chaves. Eleito deputado federal, representou seu Estado na Câmara dos Deputados de 1915 a 1923. E, escolhido Governador, administrou o Rio Grande do Norte de 1º de janeiro de 1924 a 1º de janeiro de 1928.

José Augusto de Medeiros Bezerra

Em seu governo, trouxe para o Estado um plano de reformas gerais, remodelando e atualizando as repartições públicas, que lhe permitiu realizar uma excelente administração. Ao concluir seu governo, elegeu-se senador da República e reeleito em 1930, teve seu segundo mandato senatorial, prejudicado pela Revolução que eclodiu em finais daquele ano.
Em 1934, iniciado o processo de reconstitucionalização do país, fundou o Partido Popular e no ano seguinte, retornou à Câmara dos Deputados. Mas, novamente teve seu mandato parlamentar prejudicado, pelo Golpe do Estado Novo, a 10 de novembro de 1937. Em 1945, filiado aos quadros da União Nacional Democrática, retornou ao cenário político, eleito deputado à Assembléia Nacional Constituinte (1945).
Deputado dos mais atuantes, representou o Rio Grande do Norte no Parlamento Nacional até 1955, quando encerrou sua vida pública. Figuras da maior projeção nas letras, na educação e na política norte-riograndense, José Augusto de Bezerra Medeiros, faleceu no Rio de Janeiro, a 18 de maio de 1971.
Por seus conhecimentos e reconhecida cultura, recebeu inúmeros títulos honoríficos de instituições nacionais e estrangeiras. Pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, à Academia Norte-Riograndense de Letras e ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. No Rio de Janeiro, foi redator do ‘Diário de Noticias’, ‘O Jornal’ e ‘A Manhã’.
Escritor e historiador, publicou os seguintes livros: ‘Pela Educação Nacional’ (1918); ‘Eduquemo-nos’ (1922); ‘Aos Homens de Bem’ (1926); ‘A Representação Profissional nas Democracias’ (1933); ‘O Anteprojeto de Constituição em face da Democracia’ (1934); ‘Por que sou Parlamentarista’ (1936); ‘Famílias Seridoenses’ (1940); ‘O Sal e o Algodão na Economia Potiguar’ (1946); ‘Seridó’ (1954) e ‘A Federação Mundial’ (1954).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More