Hoje é

terça-feira, 20 de novembro de 2012

ADALBERTO JORGE RODRIGUES RIBEIRO


José Ozildo dos Santos

Nasceu a 23 de abril de 1885, na capital pernambucana. Foram seus pais Antônio da Cruz Ribeiro e Josefina Elvira Rodrigues Ribeiro. Em sua cidade natal, cursou o secundário no antigo Colégio Salesiano.

Adalberto Jorge Rodrigues Ribeiro

Posteriormente, ingressando na tradicional Faculdade de Direito local, diplomou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, no ano de 1907, tendo, entre outros, como colegas de turma concluinte, os paraibanos Antônio Bernandino Santos Neto, Augusto Ferreira Baltar Filho, Arquimedes da Cunha Souto Maior, Orris Gomes Soares e Augusto Carvalho Rodrigues dos Anjos, o imortal poeta do ’Eu’.
No Pernambuco, iniciou sua vida profissional. Funcionário público, pertenceu aos quadros da Delegacia Fiscal, onde ocupou o cargo de escriturário. Anos mais tarde, transferiu-se para Cruz do Espírito Santo, no Estado da Paraíba.
Ali, além do exercício de suas funções, exerceu a advocacia e ingressando na política, elegeu-se membro da Câmara Municipal local. Em 1934, iniciado o processo de reconstitucionalização do país, filiou-se ao Partido Progressista da Paraíba, fundado e dirigido no Estado por José Américo de Almeida, elegendo-se deputado estadual à legislatura de 1935-1938, oficialmente instalada a 22 de janeiro de 1935, formada, em sua totalidade, por “homens conhecidos e de valor, uns pela inteligência ou pela cultura, outros pelo prestigio popular ou pela dedicação, em sua esfera, aos interesses do Estado, não raros por esses variados títulos reunidos”.  
Jornalista de reconhecidos méritos, durante muito tempo militou na imprensa paraibana, tendo colaborado no ‘Correio da Paraíba’ e n‘O Norte’. Na Paraíba, o Dr. Adalberto Ribeiro ocupou ainda o cargo de Inspetor Estadual de Ensino. Em 1945, após a redemocratização do Brasil, filiou-se às hostes da UDN - União Democrática Nacional, de cuja legenda, fui um dos fundadores na Paraíba, elegendo-se Senador à Assembléia Nacional Constituinte.
No Senado, foi primeiro Secretário da Mesa Diretora. Mas, por divergências internas em seu partido, na Paraíba, renunciou ao seu mandato senatorial (23-04-1951), sendo substituído por seu suplente, o Dr. Epitácio Pessoa Cavalcanti de Albuquerque. Casado em segundas núpcias com a senhora Maria Dolores Rocha, Adalberto Jorge Rodrigues Ribeiro faleceu a 23 de março de 1975, no Rio de Janeiro, um mês antes de completar 90 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More