Hoje é

domingo, 21 de julho de 2013

DOM JOSÉ TOMÁS GOMES DA SILVA

 
José Ozildo dos Santos

 
Sacerdote, educador e jornalista, nasceu a 4 de agosto de 1873, na povoação de Barriguda, atual cidade de Alexandria, à época, parte integrante do município de Martins, no Oeste potiguar. Foram seus pais o Dr. Tomás Gomes da Silva e dona Ana Constância da Silva.
Na cidade de Martins, fez seus estudos primários e vocacionado para o sacerdócio, ingressou no tradicional Seminário de Olinda, recebendo a tonsura clerical, em 1893, concedia por Dom Raimundo da Silva Brito, futuro primeiro Arcebispo de Olinda. Criada a Diocese da Paraíba, a convite de Dom Adauto de Miranda Henriques, transferiu-se para a capital paraibana e no Seminário local, reiniciou seus estudos, recebendo as ordens menores, a 28 de outubro de 1894, seguidas do subdiaconato (1895) e do diaconato (1896).
Sua ordenação sacerdotal, ocorreu a 15 de novembro de 1896, em cerimônia litúrgica realizada na Catedral de Nossa Senhora das Neves, recebendo a sagrada ordem do presbiterato das mãos de Dom Adauto, de quem tornou-se um dos principais auxiliares.  

Dom José Tomás Gomes da Silva 

Homem culto, cedo revelou-se educador dos mais talentosos. Ainda em princípios de 1897, foi nomeado professor de Língua Portuguesa, do tradicional Liceu Paraibano, integrando também o corpo docente do Seminário Episcopal da Paraíba, ali lecionando Eloqüência, Filosofia e Direito Canônico (1897-1907).
Designado secretário do Bispado (1897-1911), foi distinguido com o título de Cônego do Cabido Paraibano (1905) e posteriormente, elevado à dignidade de Monsenhor, pelo Papa Pio X (1907). Diretor Espiritual do Seminário Episcopal Paraibano, na condição de Visitador Diocesano, percorreu diversas freguesias do Rio Grande do Norte e da Paraíba.
No exercício das referidas funções, coletou donativos pecuniários, que foram destinados à formação do patrimônio da futura Diocese de Natal. Durante muito tempo, militou na imprensa e sob a sua direção, a 27 de maio de 1897, surgiu em na capital paraibana o jornal católico ‘A Imprensa’.
Homem de letras, participou da fundação do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (1905). A 7 de março de 1911, foi elevado ao episcopado, após ser escolhido pelo Papa Pio X, para ocupar o recém-criado Bispado de Sergipe. Sua sagração episcopal, ocorreu em solenidade realizada na Catedral de Nossa Senhora das Neves, tendo com sagrante Dom Adauto de Miranda Henriques e consagrantes, os bispos Joaquim Antônio de Almeida e Augusto Álvaro da Silva, titulares das Dioceses de Natal e Barra do Rio Grande-BA, respectivamente. Empossou-se na Diocese de Aracajú, a 4 de dezembro de 1911, num ato religioso que contou com grande número de fiéis e autoridades civis e religiosas.
No exercício de seu episcopado, fundou o Seminário Diocesano de Aracajú, criou várias paróquias e ordenou diversos sacerdotes. Durante 37 anos, ocupou o sólio sergipano, com dignidade e dedicação, falecendo no exercício de suas funções a 31 de outubro de 1948, aos 75 anos de idade. Seu corpo, foi sepultado na Catedral de Aracajú.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More