Hoje é

sábado, 24 de agosto de 2013


CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELO
 
N

asceu a 2 de maio de 1855, na antiga Vila de São de João do Cariri, Província da Paraíba(1). Foram seus pais o Dr. Francisco Aprígio de Vasconcelos Brandão e dona Dionísia Filadélfia da Costa Ramos. Seu pai, bacharel em Direito, ex-deputado provincial, fundou naquela vila o primeiro colégio de ensino secundário, projetando-se como um dos maiores educadores do Cariri paraibano.

Chateaubriand Bandeira de Melo

Foi com o próprio pai, que o jovem Chateaubriand aprendeu as primeiras letras e fez seus estudos básicos. Posteriormente, ingressando na Faculdade de Medicina da Bahia, diplomou-se em finais de 1880. Por algum tempo, residiu em Barbalha, Província do Ceará, onde iniciou sua clínica médica. Retornando à Paraíba, estabeleceu-se com consultório médico em Campina Grande e ali permaneceu por muito tempo como o único médico da cidade.
Médico conceituado, a princípio, utilizava o nome Chateaubriand de Vasconcelos Brandão. Anos mais tarde, juntamente com seu irmão Francisco José, incorporou ao seu prenome o ‘Bandeira de Melo’, numa referência à sua família paterna, de origem pernambucana.
Em Campina Grande, o Dr. Chatô - como era popularmente conhecido - gozava de elevado prestígio social, sempre atendendo com presteza a ricos e pobres. Figura acatadíssima, participou de muitos empreendimentos, visando o progresso da cidade ‘Rainha da Borborema’, que ensaiava seus primeiros passos, em busca do desenvolvimento social e econômico.
Médico brilhante, conseguiu ganhar fama como profissional dedicado, construindo riqueza após longos anos, atuando como o único médico do município, assistindo seus 16.000 habitantes. Amigos e correligionário do Dr. Irineu Joffily, coordenou a campanha política, quando da eleição daquele ilustre advogado e historiador, elegeu-se deputado geral, em agosto de 1889 e teve seu mandato prejudicado pela Proclamação da República.
Em 1892, convidado pelo Dr. Álvaro Machado, segundo Presidente da Paraíba no novo regime, o Dr. Chateaubriand integrou a lista oficial de candidatos à Assembleia Estadual Constituinte. Eleito, teve uma participação destacada nos trabalhos constituintes.
Prestigiadíssimo em seu partido, foi lançado como candidato à Câmara dos Deputados, antes mesmo de concluir seu mandato como deputado estadual. Assim, eleito deputado federal, representou a Paraíba na Baixa Câmara durante a legislatura de 1894-1896. Reeleito em 1900, foi vítima do processo de depuração imposto aos candidatos alvaristas, patrocinado por Epitácio Pessoa, Ministro da Justiça, no Governo Campos Sales, que, nessa condição, resolveu prestigiar a oposição, na Paraíba.
Sempre presente aos acontecimentos da história de Campina Grande, o Dr. Chatô, foi o orador escolhido para falar em nome da comunidade, quando das solenidades de inauguração da Estação Ferroviária e consequente chegada do primeiro trem àquela cidade, a 2 de outubro de 1907.
Homem íntegro e “católico por convicção, comungava todas as manhãs, tinha a devoção de Santo Antônio, promovendo a 13 de junho, todos os anos, às suas custas, festas ao seu Santo protetor" (2).
Conhecido e respeitado por seu espírito fraterno, Chateaubriand Bandeira de Melo faleceu a 29 de abril de 1936, em Campina Grande, enlutando toda a cidade, onde seu nome encontra-se imortalizado, designando uma via pública, no Bairro São José.
Casado com a senhora Amanda de Albuquerque Borborema de Melo, teve uma única filha: Maria das Neves Bandeira de Melo, que desposou o Dr. Antônio Pereira Diniz, ilustre advogado, prefeito discricionário de Campina Grande, procurador geral de justiça, que eleito deputado federal, foi mais tarde, ministro do Tribunal de Contas da União.
 

BOQUEIRÃO - PB, 24 de junho de 2001.

Notas

1. O historiador Humberto Nóbrega, em seu livro ‘As Raízes das Ciências da Saúde na Paraíba’, pag. 217, informa que o Dr. Chateaubriand Bandeira de Melo nasceu a 2 de junho de 1853.
2. NÓBREGA, Humberto. As Raízes das Ciências da Saúde na Paraíba. João Pessoa: UFPB/EDUFP, 1979, pag. 219.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More