Hoje é

sábado, 24 de agosto de 2013


CHATEAUBRIAND BANDEIRA DE MELO
 
N

asceu a 2 de maio de 1855, na antiga Vila de São de João do Cariri, Província da Paraíba(1). Foram seus pais o Dr. Francisco Aprígio de Vasconcelos Brandão e dona Dionísia Filadélfia da Costa Ramos. Seu pai, bacharel em Direito, ex-deputado provincial, fundou naquela vila o primeiro colégio de ensino secundário, projetando-se como um dos maiores educadores do Cariri paraibano.

Chateaubriand Bandeira de Melo

Foi com o próprio pai, que o jovem Chateaubriand aprendeu as primeiras letras e fez seus estudos básicos. Posteriormente, ingressando na Faculdade de Medicina da Bahia, diplomou-se em finais de 1880. Por algum tempo, residiu em Barbalha, Província do Ceará, onde iniciou sua clínica médica. Retornando à Paraíba, estabeleceu-se com consultório médico em Campina Grande e ali permaneceu por muito tempo como o único médico da cidade.
Médico conceituado, a princípio, utilizava o nome Chateaubriand de Vasconcelos Brandão. Anos mais tarde, juntamente com seu irmão Francisco José, incorporou ao seu prenome o ‘Bandeira de Melo’, numa referência à sua família paterna, de origem pernambucana.
Em Campina Grande, o Dr. Chatô - como era popularmente conhecido - gozava de elevado prestígio social, sempre atendendo com presteza a ricos e pobres. Figura acatadíssima, participou de muitos empreendimentos, visando o progresso da cidade ‘Rainha da Borborema’, que ensaiava seus primeiros passos, em busca do desenvolvimento social e econômico.
Médico brilhante, conseguiu ganhar fama como profissional dedicado, construindo riqueza após longos anos, atuando como o único médico do município, assistindo seus 16.000 habitantes. Amigos e correligionário do Dr. Irineu Joffily, coordenou a campanha política, quando da eleição daquele ilustre advogado e historiador, elegeu-se deputado geral, em agosto de 1889 e teve seu mandato prejudicado pela Proclamação da República.
Em 1892, convidado pelo Dr. Álvaro Machado, segundo Presidente da Paraíba no novo regime, o Dr. Chateaubriand integrou a lista oficial de candidatos à Assembleia Estadual Constituinte. Eleito, teve uma participação destacada nos trabalhos constituintes.
Prestigiadíssimo em seu partido, foi lançado como candidato à Câmara dos Deputados, antes mesmo de concluir seu mandato como deputado estadual. Assim, eleito deputado federal, representou a Paraíba na Baixa Câmara durante a legislatura de 1894-1896. Reeleito em 1900, foi vítima do processo de depuração imposto aos candidatos alvaristas, patrocinado por Epitácio Pessoa, Ministro da Justiça, no Governo Campos Sales, que, nessa condição, resolveu prestigiar a oposição, na Paraíba.
Sempre presente aos acontecimentos da história de Campina Grande, o Dr. Chatô, foi o orador escolhido para falar em nome da comunidade, quando das solenidades de inauguração da Estação Ferroviária e consequente chegada do primeiro trem àquela cidade, a 2 de outubro de 1907.
Homem íntegro e “católico por convicção, comungava todas as manhãs, tinha a devoção de Santo Antônio, promovendo a 13 de junho, todos os anos, às suas custas, festas ao seu Santo protetor" (2).
Conhecido e respeitado por seu espírito fraterno, Chateaubriand Bandeira de Melo faleceu a 29 de abril de 1936, em Campina Grande, enlutando toda a cidade, onde seu nome encontra-se imortalizado, designando uma via pública, no Bairro São José.
Casado com a senhora Amanda de Albuquerque Borborema de Melo, teve uma única filha: Maria das Neves Bandeira de Melo, que desposou o Dr. Antônio Pereira Diniz, ilustre advogado, prefeito discricionário de Campina Grande, procurador geral de justiça, que eleito deputado federal, foi mais tarde, ministro do Tribunal de Contas da União.
 

BOQUEIRÃO - PB, 24 de junho de 2001.

Notas

1. O historiador Humberto Nóbrega, em seu livro ‘As Raízes das Ciências da Saúde na Paraíba’, pag. 217, informa que o Dr. Chateaubriand Bandeira de Melo nasceu a 2 de junho de 1853.
2. NÓBREGA, Humberto. As Raízes das Ciências da Saúde na Paraíba. João Pessoa: UFPB/EDUFP, 1979, pag. 219.

Um comentário:

  1. Caríssimo Ozildo,

    Saudações e Parabéns pela aprovação, em 1º lugar, no Doutorado de Engenharia, em Campina Grande-PB.

    Estou em Ouro Branco-RN, Presidindo a Câmara. Criamos, aqui, o Memorial Deputado João Guimarães. Citei seu Blog na pesquisa. Encontrei registros de 1953. Livros de atas. Resido em Campina, na Travessa Elpídio de Almeida, 69, Catolé., Acaso precise do amigo, pode ligar (84) 987280539.


    Um grande abraço! Vou registrar o acontecimento, segunda-feira, aqui no Plenário.

    ResponderExcluir

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More