Hoje é

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

ARTE RUPESTRE EM PERNAMBUCO

OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DO RIACHO  
DAS LETRAS

José Ozildo dos Santos
Rosélia Maria de Sousa Santos
Almir de Albuquerque Fernandes
I - A PAISAGEM

O Riacho das Letras corre por um pequeno canyon, que se forma nas encostas da Serra das Letras. O referido canyon, onde se situam os setes locais contendo gravuras, é marcada por encostas abruptas, com diferenças de altitudes da ordem de 200 metros. Tais encostas freqüentemente exibem vários paredões rochosos, muitos deles com lapas naturais ainda não estudadas, que constituem potenciais sítios arqueológicos.

Foto 1 - Aspectos do canyon por onde corre o Riacho das Letras

Possivelmente, o vale do Riacho das Letras, constituiu-se numa passagem natural para as populações indígenas pré-históricas. As matas ciliares acompanhando o Riacho das Letras, além de caminhos para os indígenas pré-coloniais, constituem e constituíram corredores naturais de deslocamento da fauna, e nesses locais a caça era abundante.

Foto 2 - Aspectos do leito do Riacho das Letras, onde o canyon
assume significativa largura

Em alguns locais, o referido canyon assume uma largura superior a 12 metros, ora estreitando-se bruscamente. Nesses espaços mais largos, surge uma rica e variada cobertura vegetal, que, em determinados locais, apresenta exemplares com alturas superiores a 10 metros, com destaque para as catingueiras e para os angicos.
Nas encostas dessa garganta pode-se encontrar diversos nichos, cavidades na rocha bruta, que mais parecem obras de arte. Algumas pequenas furnas também são encontradas, enriquecendo o aspecto da paisagem, embelezando-a. 
Várias dessas cavidades encontram-se no mesmo nível do solo. Outras, porém, em alturas superiores a 4 metros, com espaços internos variados e, que, sem dúvidas, serviram de locais de ocupação humana, na pré-história.

 Foto 3 - Aspectos dos nichos existentes ao longo do Riacho das Letras

Foto 4 - Aspectos das furnas existentes ao longo do Riacho das Letras

Foto 5 - Aspectos dos paredões existentes ao longo do Riacho das Letras

Foto 6 - Aspectos da mata ciliar que margeia o Riacho das Letras

II - OS REGISTROS RUPESTRES DO RIACHO DAS LETRAS

As gravuras rupestres existentes no Riacho das Letras estão distribuídas em sete locais de coordenadas diferentes. 
O primeiro destes pontos localiza-se nas coordenadas 07º 59’ 21” S e 37º 48’ 98” W. Trata-se de um pequeno bloco de rocha, que contém um conjunto de capsulares, dispostos, em sua grande maioria, na vertical. Ao todo, é possível notar a existência de 75 pontos cuidadosamente alinhados, formando 04 segmentos na vertical, onde, no primeiro e no segundo, encontramos 16 capsulares em cada. 

Foto 7 - Primeiro ponto do Riacho das Letras com caracteres rupestres

Esse bloco de pedra constitui uma elevação isolada no meio do leito do Riacho das Letras, e, por sua localização, encontra-se totalmente exposto e sujeita às inundações ali registradas durante o período chuvoso. Essa particularidade, tem, em muito, contribuído para o desgaste dos capsulares ali encontram.

 Foto 8 - Primeiros caracteres rupestres registrados no Riacho das Letras

Ao lado dos caracteres rupestres e em vários outros pontos da pedra suporte, pode-se notar a presença de uma pigmentação avermelhada, que é fruto da composição natural da referida rocha, não podendo ser confundida com vestígios de uma pintura rupestre.
Os capsulares que compõem o primeiro painel do Riacho das Letras, se repetem como se fossem carimbadas. Tais sinais, esculpidos cuidadosamente na pedra, demonstram que foram executados com ferramentas especiais, revelando conhecimento sobre o princípio de contagem.  Pois, o referido painel apresenta 75 capsulares, dispostos em quatro linhas verticais, contendo, num primeiro plano, respectivamente, 16, 15, 14 e 13 caracteres, ocupando uma área de 58 cm x 51 cm.
Inserida numa área sujeita à inundação, o estado de conservação da rocha suporte é regular, embora o monumento sofra a degradação imposta pelo sol, pelos ventos, pela chuva e pela ação de fungos.

Foto 9 - Identificação dos capsulares encontrados Riacho das Letras

Foto 10 - Registro dos capsulares encontrados Riacho das Letras

Partindo desse ponto, seguindo o curso do riacho em seu sentido contrário, é possível visualizar uma bela paisagem, que se forma entre os paredões. Nos dois lados, vê-se também uma série de ‘caldeirões’ - covas lisas e circulares erodidas na rocha - perfeitas obras de arte, produzidas pela natureza.
O segundo local contendo caracteres rupestres (pinturas e gravuras), encontra-se situado num ponto dados pelas coordenadas 7º 59’ 23” S e 37º 48” 96” W, distante 8 metros do centro do leito do Riacho das Letras, seguindo seu curso em sentido contrário, a partir do bloco de pedra contendo os capsulares esculpidos.

Foto 11 - Aspectos do primeiro abrigo existente no Riacho das Letras,
contendo pinturas e gravuras rupestres, visto do leito do riacho

Mesmo protegido pela mata ciliar, o referido abrigo, dependendo da intensidade das chuvas registradas na região, sofre os efeitos das inundações, face à sua aproximação do leito do Riacho das Letras. Entretanto, segundo informações colhidas juntos aos moradores da região, nos últimos anos, o mencionado riacho não vem colocando cheias que inundem esse abrigo.

Foto 12 - Aspectos do primeiro abrigo existente no Riacho das Letras,
contendo pinturas e gravuras rupestres, visto de perto

Na parede desse abrigo encontra-se um painel, com dimensões 1,95 m x 1,40 de altura, formado por grafismos puros na cor branca. Existem também alguns vestígios de pinturas rupestres, que, lamentavelmente, pela falta de preservação, não mais apresentam contornos visíveis.
A maior representação existente nesse painel é uma figura geométrica, à semelhança do algarismo 8, que possui 25 cm de tamanho e apresenta uma maior largura de 9 cm. Tal representação possui sua base unida a uma linha ondular, sem característica expressiva.
Outros caracteres são notados. No entanto, todos eles já não possuem visibilidade expressiva. O sol, o vento, a chuva e a ação de fungos, aliada a algumas pichações, são exemplos de elementos de degradação que afetam esse monumento.
Foto 13 - Principal grafismo do Sítio Arqueológico Riacho das Letras II

Foto 14 - Aspectos dos grafismos do Sítio Arqueológico Riacho das Letras II

O Sítio Arqueológico Riacho das Letras III, encontra-se localizado num pequeno abrigo rochoso, existente ao longo do referido riacho, num ponto dado pelas coordenadas 07º 59’ 24” S e 37º 48’ 96” W. 

Foto 15 - Vista parcial do Sítio Arqueológico Riacho das Letras III

O sítio apresenta um conjunto rupestre formado por grafismos puros na cor branca, gravados na rocha que forma a base do abrigo, ocupando um espaço de 4,25 m x 2,25 m.
Localizado nas paredes da encosta do canyon por onde corre o Riacho das Letras, este sítio rupestre está sujeito a periódicas inundações, que vem danificando seu aspecto de visibilidade. A grande parte dos referidos caracteres não mais apresentam um contorno visível, apenas sendo possível determinar que naqueles espaços existiu uma representação rupestre.

Foto 16 - Trabalho de identificação dos caracteres rupestres
do Sítio Arqueológico Riacho das Letras III

Nota-se, no entorno desse sítio, aspectos geológicos e geomorfológicos significativos, como afloramentos de rochas graníticas, que dividem o espaço com uma densa vegetação nativa, apresentando exemplares com alturas superiores a 10 metros.
O referido sítio pertence à tradição Itacoatiara (ou Itaquatiara), que, segundo a professora e arqueóloga Gabriela Martin Ávila, congrega inscrições que possuem uma característica peculiar, ou seja, “sempre estão associadas às águas, insculpidas em rochas nas imediações de cursos de rios, riachos, córregos, lagoas, olhos d’água ou tanques naturais”. 
Na base da pedra suporte, onde existe uma concavidade, após as cheias registradas no Riacho da Letras, fica uma grande quantidade de sedimentos que encobre alguns caracteres rupestres. Já bem próximo ao solo, existe esboçado um quadrilátero, que possuem lados que medem, respectivamente, 30 e 36 cm. A referida gravura, encontra-se divida em quatro partes igual.

Foto 17 - Aspectos de uma gravura existente no painel principal
do Sítio Arqueológico Riacho das Letras III

Foto 18 - Aspectos de uma gravura existente no Sítio Arqueológico
Riacho das Letras III, já bem próximo do solo

Foto 19 - Linhas onduladas existentes no Sítio Arqueológico Riacho das
Letras III, localizadas já bem próximo ao solo

Foto 20 - Aspectos do painel secundário do Sítio Arqueológico
 Riacho das Letras III (contornado para uma melhor visibilidade)

O Sítio Arqueológico Riacho das Letras IV, encontra-se num ponto de coordenadas 07º 59’ 24” S e 37º 48’ 96” W. Nesse local, o paredão rochoso apresenta uma saliência, que entra cerca de 1,10 m dentro do Riacho das Letras, formando, em sua base, um poço, que se mantém com água durante muito tempo, mesmo após o término do período chuvoso, encobrindo, às vezes, alguns caracteres.


Foto 21 - Aspectos da rocha suporte, contendo caracteres rupestres,
no Sítio Arqueológico Riacho das Letras IV

A vegetação, os aspectos geológicos e geomorfológicos deste local, são idênticos aos descritos no anterior, pois, ambos encontram-se no mesmo paredão, separados por uma distância inferior a 10 metros.

 Foto 22 - Aspectos da cavidade existente na rocha suporte
(Sítio Arqueológico Riacho das Letras IV)


Na base superior da rocha suporte, existe uma cavidade, que se prolonga por mais de três metros, em todos os sentidos, apresentando uma altura máxima de 70 cm, formando um espaço suficiente para alongar até quatro pessoas deitadas. Todos os caracteres existentes nesta parte do Sítio Arqueológico Riacho das Letras IV, são de baixa visibilidade. Sobre eles, o sol, os ventos, as chuvas, as inundações e os fungos, agiram fortemente.
O Sítio Arqueológico Riacho das Letras V encontra-se ao longo do paredão esquerdo, que margeia o curso d’água que dá nome ao referido monumento, num local que possui quarto cavidades, em série, sob as coordenadas 07º 59’ 25” S e 37º 48’ 94” W.

Foto 23 - Aspectos da rocha suporte, contendo caracteres rupestres,
no Sítio Arqueológico Riacho das Letras V

Em seu entorno, sobressaem uma vegetação e um relevo idênticos aos já descritos nos pontos anteriores. Nesse ponto, conforme mostra a foto 23, durante o período chuvoso, forma-se um poço, que se mantém com água por muito tempo, encobrindo alguns dos caracteres, existentes já bem próximo ao solo.
Completamente expostos ao sol, às chuvas, aos ventos e às inundações, os caracteres encontrados nesse ponto também não apresentam boa visibilidade. Alguns, já foram completamente apagados pela ação do intemperismo. Contudo, sobressaem algumas representações dignas de registros, que podem ser visualizadas a partir da foto 24.

Foto 24 - Aspectos dos caracteres rupestres, existentes no
 Sítio Arqueológico Riacho das Letras V

Bem no centro da cavidade maior, pode-se notar uma seqüência de capsulares – 24 ao todo. Ao lado, mais para esquerda, nota-se uma outra representação gráfica não definida. Abaixo, existe uma figura geométrica num mesmo plano que existe uma outra seqüência de quatro capsulares. O painel que contém essas representações ocupa um espaço de 85 cm x 1,10 cm.
Nesse local do Riacho das Letras, mais uma vez encontramos representações rupestres ligadas à Tradição Itacoatiara (do Tupi: ita = pedra + kwatia = riscada).  Tais petróglifos representam manifestações rupestres pré-históricas, esboçadas a partir de diferentes técnicas, “as quais, de acordo com pesquisas arqueológicas da Fundação Homem Americano, ainda não existem estudos que permitam estabelecer classificações e divisões confiáveis para este tipo de testemunho arqueológico no Nordeste”.

Foto 25 - Aspectos dos caracteres rupestres, existentes no
 Sítio Arqueológico Riacho das Letras V

O sexto ponto com representações rupestres (gravuras), existentes ao longo do Riacho das Letras, encontra-se num local definido pelas coordenadas 07º 59’ 26” S e 37º 48’ 93” W. Trata-se de um bloco de pedra solto, que serve de obstáculo ao curso do riacho que dá nome ao patrimônio arqueológico, ora descrito.

Foto 26 - Bloco de pedra, no meio do Riacho das Letras, contendo caracteres rupestres

O referido bloco de pedra apresenta em sua parte superior - que possui dimensões de 54 cm x 98 cm - um conjunto de capsulares (seis ao todo), que, apesar de estarem sujeitos a elementos degradantes diversos, apresentam-se bastante visíveis. Alguns destes capsulares, apresentam profundidades superiores a 1 cm.
Quanto à vegetação e ao relevo registrados nesse ponto, possuem características idênticas às descritas nos anteriores. Por sua localização atípica, muitas vezes, tais caracteres não são percebidos por aqueles que utilizam o leito do Riacho das Letras como caminho.

Foto 27 – Aspectos dos capsulares polidos, encontrados no
Sítio Arqueológico Riacho das Letras VI

O Sítio Arqueológico Riacho das Letras VII, encontra-se numa cavidade formada ao longo de um paredão rochoso, que existe no mencionado riacho, num ponto dado pelas coordenadas 07º 59’ 25” S e 07º 48’ 85” W. Ali, é possível identificar vários caracteres rupestres. Lamentavelmente, por encontrarem-se expostos a elementos de degradação como o vento, as chuvas, o sol e a ação dos fungos, alguns desses caracteres não mais possuem aspecto de visibilidade.

Foto 28 - Aspectos da cavidade rochosa, onde são encontrados vários caracteres rupestres, no Sítio Arqueológico Riacho das Letras VII

 Foto 29 - Aspectos dos caracteres rupestres do Sítio
Arqueológico Riacho das Letras VII

              Entretanto, a amostra de sete caracteres ali coletados, serve para dar uma idéia do valor arqueológico que o referido sítio ainda possui. Figuras geométricas e incisões profundas na rocha bruta, caracterizam esse ponto do Riacho das Letras. No entorno, verificam-se aspectos geológicos e geomorfológicos significativos, como afloramento de rochas graníticas, além de uma densa vegetação nativa.

__________
Texto: José Ozildo dos Santos
Prospecção: Almair de Albuquerque Fernandes
Fotos: Rosélia Santos
Guia: João José da Cruz Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More