Hoje é

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

FLORES - PERNAMBUCO

ICÓ: MISTÉRIOS E BELEZAS DE UMA REGIÃO
PERDIDA NO TEMPO

José Ozildo dos Santos
Rosélia Maria de Sousa Santos
Almair de Albuquerque Fernandes

O Sítio Icó, apresenta uma formação geológica que pode ser considerada um prolongamento do Vale do Cafundó. Localizado a 37 km da sede do município de Flores, a referida localidade também está inserida no território da circunscrição do Distrito de Fátima, de cuja sede dista aproximadamente 6 km.
O acesso à localidade de Icó é fácil. Obstáculos ali somente são registrados nos períodos chuvosos, visto se ligada ao mundo ‘civilizado’ por uma estrada carroçável. A paisagem conserva ainda uma boa cobertura vegetal, apesar de predominar as áreas de cultivo e de pastagem.
Deixando a estrada vicinal que segue para o Vale do Cafundó, logo na chegada à comunidade de Icó é possível visualizar uma formação atípica. Trata-se da ‘Pedra do Oratório’, um pequeno conjunto de pedras sobrepostas, com cerca de 1,60 m de altura, cujo aspecto natural lembra um oratório.

Pedra do Oratório - Sítio Icó

Existe um forte espírito de religiosidade entre os habitantes da zona rural do município de Flores. As manifestações de fé são visíveis em vários aspectos. Espaço privilegiado, a ‘Pedra do Oratório’ é visitada por várias pessoas da região, que fazem do local um refúgio para suas preces.
Ainda nesse ponto do Sítio Icó outra particularidade natural pode chamar a atenção do visitante. São as ‘pegadas humanas’, encontradas numa rocha sedimentar, poucos metros da Pedra do Oratório.

Falsas pegadas humanas do Sítio do Cafundó

Essas supostas pegadas por se encontrarem tão perto da Pedra do Oratório são envoltas de um grande misticismo. A Icnologia (estudo das pegadas fósseis) apresenta uma explicação lógica para tais vestígios: são cavidades resultantes de processo erosivos, registradas em rochas de textura leve, exemplos das encontradas no Icó e em todo o Vale do Cafundó, no município de Flores.
Em outros locais do município são encontradas diversas dessas cavidades e algumas são muito ricas em detalhes. Embora não possuam valor científico, tais pegadas causam espanto e admiração na população da região. No Sítio Ico, a ‘pegada’ que possui um formato mais detalhado, mede cerca de 25 cm. A segunda, com contornos irregulares, possui cerca de 30 cm.
 
Formações rochosas do Sítio Icó

A localidade Icó com sua simplicidade, aliada à bela paisagem natural e ao clima de aventura, é capaz de propiciar aos visitantes uma vivência de grande impacto e valor reflexivo. Nela, de cima de seus lajedos, pode-se perceber a dimensão da natureza, proporcionada através do turismo ecológico.

Formações rochosas do Sítio Cafundó

Paisagens visualizadas do topo dos rochedos do Icó

No topo de uma dessas formações rochosas existe uma mini-capela, que possui menos de 1 m2. Contam os habitantes da localidade que essa Mini-capela é sempre visitada e, geralmente, no final do ano, reza-se um terço, ao pé do grande bloco de pedra. Ali, entre os vários lajedos, é possível encontrar exemplares da mata nativa, que atingem até 15m de altura, embelezando a paisagem e confirmando a importância da preservação ambiental.
Aspectos da vegetação em torno do sítio arqueológico Icó - I

Ao lado do Serrote Solteiro da Mini-Capela, existe um grande bloco de pedras, que por seu aspecto atípico, é denominado pela população como ‘Pedra dos Três Cachorros’.

A Pedra dos Três Cachorros - Sítio icó

As paradisíacas terras do Icó guardam também vários segredos gravados nas pedras. Poucos metros da Pedra dos Três Cachorros é possível encontrar o primeiro sítio arqueológico da localidade. Trata-se de um abrigo que possui um pequeno painel de pinturas rupestres. São representações gráficas onde predominam linha sem esboços e sem contornos definidos.
 
Localização do Sítio Arqueológico Icó I

Tais representações que eram ignoradas pela população local, foram reveladas pelo professor José Ozildo dos Santos, numa rápida exploração no local. Devido à qualidade da rocha suporte, essas pinturas encontram-se em precário estado de conservação. Em vários pontos do painel vem ocorrendo um processo de descamação natural, dificultando a visualização das referidas pinturas rupestres.

Sítio Arqueológico Ico I

Pedra do Návio - Sítio Icó

Para se chegar ao Serrote da Mini-Capela, às pinturas rupestres e à Pedra dos Três Cachorros, caminha-se menos de cem metros. Na porteira de entrada para esses atrativos, existe uma casa de alvenaria. Ao seu lado direito, ignorada pela população local, é possível encontra uma pequena formação rochosa que possui o aspecto de uma tartaruga, com dimensões semelhantes às da encontrada no Vale do Cafundó.

Pedra da Tartaruga do Icó (I)

Deixando para trás esses atrativos, seguindo-se por uma pequena trilha que passa em frente a já mencionada casa do Icó, chega-se a um pequeno campo de plantação, onde existe uma segunda porteira, assinalando a divisão entre as áreas de ocupação. Ao atravessar a referida porteira, vê-se, ao longe, uma formação atípica. Trata-se de uma verdadeira ponte de pedra. Formação natural de mais de 10 metros de extensão, a Ponte de Pedra do Icó encontra-se situada na parte superior de um pequeno afloramento, circundada por várias outras formações. Encravado na própria pedra, encontra-se debaixo da Ponte de Pedra do Icó um espaço amplo capaz de abrigar várias pessoas do sol e das chuvas.

Aspectos da Ponte de Pedra do Icó

Retornado a trilha que passa cerca de 100 metros do mencionado atrativo, ou seja, deixando de lado a segunda porteira e seguindo pelo caminho da esquerda, chega-se a um segundo ‘roçado’, ao lado de um grande cajueiro. Depois, é possível encontrar uma pequena casa de taipa em ruínas, construída aproveitando a fenda de uma grande pedra.

Casa sob a pedra no Icó

No final da referida fenda, cujo espaço era utilizado como cozinha, encontra-se uma pedra com vestígios de alguns grafismos rupestres completamente danificados pelos ocupantes da referida casa. Na base da fenda, um bloco de pedra chama a atenção. Nele, o visitante pode encontra um conjunto de capsulares, em tamanhos variados.
Noutro bloco, maior que o primeiro descrito, vê-se uma cavidade maior e mais bem trabalhada, com um diâmetro de 15 cm e uma profundidade de 21 cm. Possivelmente, tal achado tenha sido utilizado como pilão pelos primitivos habitantes do local, uma vez que não é obra do homem atual. Este, sem saber dimensionar a importância daqueles achados arqueológicos, cobriu as paredes da fenda com novos caracteres, tentando imitar seus antigos ocupantes.

Reservatório natural d'água - Icó

Há pouco metros desse primitivo abrigo humano existe uma grande formação rochosa, que possui uma grande cavidade que serve de reservatório para a água da chuva, que escorre em suas encostas. Trata-se de um ‘poço’ natural com cerca de 3 m de profundidade por um 1,5 m de diâmetro. Protegida do sol e dos ventos, a água depositada mantém-se sempre limpa e fria.
Retornando ao trajeto inicial, a partir da porteira que dá acesso à Ponte de Pedra, seguindo-se pela trilha da direita, 500 metros depois chega-se à residência do senhor José Olímpio Honório. O imóvel encontra-se ladeado por vários atrativos naturais. São Calçadas de Pedra, Pedra do Cachorro, Pedra da Tartaruga (II), dentre outros, que embelezam o visitante.
Pedra do Cachorro - Icó
Pedra do Cachorro

Aspectos das 'calçadas' de pedra do Icó

Da residência do senhor José Olímpio Honório, seguindo uma nova trilha que nasce ao lado, passando por outro pequeno ‘roçado’, circundado por cajueiros e várias formações atípicas, após caminhar mais 400 metros, chega-se à Pedra Furada, principal atrativo natural da localidade Icó, no município de Flores.

Aspectos da Pedra Furada do Icó

A Pedra Furada do Icó é uma formação rochosa quase da altura de um edifício de três andares. Numas de suas extremidades, a mais afinada, a natureza produziu uma grande abertura, formando uma cavidade na rocha bruta, que possui praticamente 16 m² de base e uma altura, em seu ponto máximo, de 2,70m.

Sítio Arqueológico Icó IV - Pedra Furada

Além da rara beleza apresentada, o referido atrativo guarda em sua cavidade um rico acervo de pinturas e gravuras rupestres, que também vinha sendo ignorado pelos visitantes e foi encontrado pela pesquisadora Rosélia Maria de Sousa Santos. Nesse roteiro, nossa equipe, em um só dia, teve a oportunidade de descobrir três novos sítios arqueológicos contendo pinturas. E isto nos leva a crer que muitos outros ainda aguardam ser descobertos na região.

Aspectos dos caracteres rupestres encontrados na Pedra Furada do Icó

Entre as gravuras da Pedra Furada do Icó, destacam-se diversos círculos cortados ao meio e uma representação que lembra o esboço gráfico do sol. Supostas pegadas de aves também são notadas. No painel de pinturas, sobressaem linhas onduladas, em vermelho, alguns círculos e outras representações de difíceis interpretações.
Na base do abrigo formado na Pedra Furada existe um conjunto de pequenos capsulares, comumente chamados de ‘pilões’ pela população interiorana, insculpidos na rocha bruta. Tais cavidades, por suas dimensões e profundidades, talvez tenham sido utilizados pelos antigos silvícolas como locais para pilar grãos e raízes.
Conjunto de capsulares encontrados na Pedra Furada do Icó

As gravuras e pinturas rupestres da Pedra Furada do Icó não são manifestações únicas no referido local. Cerca de 20 metros do referido atrativo e sítio arqueológico, encontra-se um outro grande bloco rochoso, que contém, em sua lateral, pequenos painéis de gravuras e pinturas e que foi o terceiro revelado por nossa equipe.
No local, predominam gravuras, embora manifestações isoladas de pinturas que esboçam linhas onduladas também possam ser notadas. Entre as gravuras, sobressaem alguns adornos, círculos, supostas pegadas de aves, além de várias representações geométricas, que, lamentavelmente, devido a natureza da rocha suporte, não são bem visíveis.
A rocha suporte sobre um processo de descamação natural, que vem se acelerando com o tempo. Todas as gravuras e pinturas do referido sítio, encontram em locais acessíveis ao homem.
Três metros ao lado direito da rocha suporte encontramos uma pequena formação rochosa, que chama a atenção por seu formato. Trata-se da Pedra do Chapéu, uma formação oval que possui 1,60 m de comprimento e menos de 1 metro de altura.

Pedra do Cahapéu - Icó

O referido atrativo encontra-se apoiado sobre outra pedra de formato quase retangular. Nessa base de apoio, identifica-se um local onde existiam algumas gravuras rupestres, que lamentavelmente o tempo apagou, deixando apenas indícios. A Pedra do Chapéu é um atrativo, que, dependendo da época da visitação, pode passar despercebido, pois, ao seu redor, vários pequenos arbustos se projetam durante o período chuvoso.
Aspectos da paisagem em torno da Pedra Furada do Icó
A localidade do Icó não guarda somente esses atrativos. Inúmeros outros que ainda não foram catalogados, enriquecem o roteiro turístico da região, que é considerada um prolongamento do Vale do Cafundó. Visitar o Sítio Icó é fazer uma interessante viagem ao fantástico mundo das formações geológicas. A cada passo, novas paisagens de descortinam para o extasiado aventureiro, fazendo com que o mesmo entre num verdadeiro perdido, rodeado de belezas e mistérios.

Fotos: Rosélia Santos.
Guia: João José da Cruz Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More