Hoje é

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

CAICÓ - RN

DATAS E NOTAS PARA A HISTÓRIA
DO MUNICÍPIO DE CAICÓ - RN


José Ozildo dos Santos



NOVEMBRO

01-11-1810
Nesta data, o padre Francisco de Brito Guerra foi empossado como vigário colado da Matriz de Nossa Senhora Santana, do Caicó. Sacerdote operoso e dedicado, “tomou a si a responsabilidade de ultimar as obras de construção da Matriz, iniciadas em 1748 sob o paroquiato do padre Francisco Alves Maia. Brito Guerra entregou-se ao trabalho em 1804, somente concluindo em 1843”.

01-11-1958
Nesta data, o tenente-coronel Hélio Ibiapina Lima assumiu o comando do 1° Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Caicó. Permaneceu no exercício do referido cargo até 5 de janeiro de 1961.

01-11-1895
Nesta data, foi removido, a pedido, da Comarca de Macau para Caicó, o ilustre magistrado Felipe Néri de Brito Guerra, que, a exemplo do pai, Conselheiro Luís Gonzaga de Brito Guerra, aqui exerceu suas funções judicantes. Ocupava ainda o juizado de direito de Caicó, quando, ex-oficio, foi aposentado em 1896. Recorrendo ao Supremo Tribunal Federal, este julgou o referido ato insubsistente e declarou-o em disponibilidade, com vantagens do cargo. 

02-11-1802
Nesta data, o padre Francisco de Brito Guerra, natural da Freguesia do Assu, assumiu a Freguesia da Gloriosa Senhora Santana do Seridó (Caicó),

02-11-1824
Frei Caneca e a tropa confederada em fuga, deixa a antiga Vila do Príncipe, com destino ao Ceará, onde esperava encontrar apoio do presidente daquela província.

02-11-1874
Nasceu o caiconse José Bernardo de Medeiros Júnior, filho do futuro senador da república de igual nome. Diplomado pela Faculdade de Direito do Recife, na turma de 1898, ingressando na magistratura, foi nomeado juiz da Comarca de Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul, onde, seguidamente ocupou a comarca de Bagé, no período de 1912 a 1922. Nesse último ano, foi removido para Porto Alegre, onde exerceu suas funções judicantes até aposentar-se em 1929.Casado com Clotilde de Barros Cachapuz, faleceu em Porto Alegre, no dia 6 de julho de 1954, aos oitenta anos de idade incompletos.

03-11-1845
Foi iniciado o inventário dos bens deixados pelo Padre Francisco de Brito Guerra, na Vila do Príncipe, em casa do juiz municipal, capitão Manoel Batista dos Santos Brito. No referido inventário, serviu como avaliadores o comandante superior Antônio Álvares Mariz e Antônio Pereira de Medeiros.

03-11-1971
Falece em Natal, o monsenhor Walfredo Dantas Gurgel, um dos mais ilustres norte-riograndenses do século XX.

06-11-1790
O tenente Antônio de Azevedo Maia e sua mulher dona Micaela Dantas Pereira, fizeram a doação de seiscentas braças de terra para a constituição do patrimônio de capela que pretendiam construir sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, em sua fazenda Conceição, termo da antiga Vila Nova do Príncipe. Construída a referida capela, ao seu redor, surgiram as primeiras casas. Com o tempo, formou-se uma povoação que recebendo a denominação de Conceição do Azevedo, foi o núcleo inicial da atual cidade de Jardim do Seridó.

06-11-1890
Nasce em São Gonçalo do Amarante, Estado do Rio Grande do Norte, Manoel da Costa Pereira. Ordenado sacerdote aos 23 de novembro de 1913, por dom Joaquim de Almeida, primeiro bispo de Natal, o padre Manoel da Costa Pereira exerceu seu ministério em várias paróquias do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Em 1942, designado capelão do Colégio Santa Teresinha, de Caicó, conciliou suas atividades com o cargo de professor do Ginásio Diocesano do Seridó, de cuja instituição foi seu diretor. Cônego Honorário da Catedral de Nossa Senhora da Neves, de João Pessoa, encontrava-se vinculado à Diocese de Caicó, quando agravou-se seu estado de saúde. Internado no Hospital das Clínicas, de Natal, ali faleceu aos 21 de março de 1950.

06-11-1909
Sob a direção do Dr. Augusto Carlos de Vasconcelos Monteiro, juiz de direito local, circula em Caicó o primeiro número do Correio do Seridó. O referido jornal circulou até 1915, “quando desapareceu de uma vez, deixando muita falta na sociedade caicoense”. Nele, figuraram como colaboradores, entre outros, Celso Afonso Dantas, Dr. Pedro Odilon (promotor público local), professor Pedro Gurgel, Manoel Etelvino de Medeiros, Dr. Hilarino Amâncio e José Gurgel de Araújo.

08-11-1866
Por portaria assinada pela presidente da Província, era nomeado para exercer o cargo de delegado da instrução pública na povoação de Jardim de Piranhas, termo da antiga Vila do Príncipe, o alferes Antônio José de Oliveira Júnior.

08-11-1871
Falece na Vila de Jardim do Seridó, o padre Francisco Justino de Brito, caicoense, ex-deputado provincial e primeiro vigário daquela freguesia.

08-11-1928
Pela Lei Estadual nº 709, sancionada pelo governador Juvenal Lamartine, foi criada a Vila de Jucurutu, no município de Caicó.

09-11-1872
Nasce no povoado Palmas, município de Caicó, Francisco Severiano de Figueiredo. Após cursar os seminários de Olinda e da Paraíba, ordenou-se sacerdote a 6 de novembro de 1898. Vigário de Acari, professor do Seminário Episcopal da Paraíba e vigário interino da Catedral de Nossa Senhora da Apresentação, de Natal, após o falecimento do ‘santo’ padre João Maria, o monsenhor Severiano foi uma das maiores expressões do clero paraibano. Educador, jornalista, historiador sacro, a ele se deve o resgate da história eclesiástica da Paraíba, e, em parte do Rio Grande do Norte. Orador e latinista de reconhecido valor, faleceu no Hospital Santa Isabel, em Salvador-BA, aos 23 de março de 1939.

Monsenhor Francisco Severiano de Figueiredo

09-11-1966
Era criada a Paróquia de Nossa Senhora dos Aflitos, de Jardim de Piranhas, por assinado por dom Manoel Tavares de Araújo, 3º bispo de Caicó, a cuja diocese pertence aquela sede paroquial. No mesmo dia, em ato semelhante, o referido prelado também criou a Paróquia de São José, na cidade de Caicó. Construída em 1944, por dom José de Medeiros Delgado, no antigo Seminário Santo Cura d’Ars, essa segunda paróquia também foi desmembrada da Matriz de Santana e seu primeiro vigário foi o padre João Medeiros Filho.

Paróquia de Nossa Senhora dos Aflitos, de Jardim de Piranhas

11-11-1890
O caicoense Manoel Gomes de Medeiros Dantas obteve o grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife.

12-11-1868
É apresentado na Assembléia Legislativa Provincial, o projeto de lei, que discutido e aprovado, elevou Caicó à categoria de cidade, como o nome de Seridó.

12-11-1936
Falece no Rio de Janeiro, o caicoense Joaquim Apolinar Fernandes de Medeiros, filho do coronel José Bernardo de Medeiros e de sua esposa Paulina Engrácia Fernandes. Diplomado em Engenharia, exerceu vários cargos públicas na antiga capital do país, entre eles, o de administrador da Floresta da Tijuca.

Joaquim Apolinar Fernandes de Medeiros

12-11-1962
É inaugurada a ‘Maternidade Mãe Quininha’.

13-11-1824
Tomás de Araújo Pereira, que havia ocupado o governo da Província do Rio Grande do Norte, acusado de crimes de conivência com os confederados, por seu sucesso, escreveu em sua fazenda Mulungu, município da Vila do Príncipe, uma longa carta-defesa, que foi enviada ao Imperador, afirmando, dentre outras coisas, que sua missão foi “conservar aquela porção do povo que S. M. lhe havia confiado, ileso de divergências políticas, e evitar a menor intriga, e guerra civil”.

13-11-1842
Os irmãos caicoenses Francisco Justino e José Modesto Pereira de Brito, sobrinhos do padre Guerra, eram ordenados sacerdotes em Olinda. A referida solenidade ocorreu na capela do Palácio episcopal da Soledade, cabendo a dom João da Purificação Marques Perdigão, a entrega das ordens do presbiterato.

13-11-1889-a
O caicoense Diógenes Celso da Nóbrega, diretor do jornal ‘O Povo’, obteve o grau de bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Recife.

13-11-1889-b
É assinado no lugar ‘Timbaubinha’, distrito de Jardim de Piranhas,  comarca e município do Caicó, o senhor Manoel de Souza Franco.

13-11-1944
Dom José de Medeiros Delgado, 1º bispo de Caicó, criou a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, de Cruzeta. Desmembrada da antiga Matriz de Nossa Senhora da Guia, de Acari, aquela sede paroquial teve início com uma capela construída no local, em 1921, por Joaquim José de Medeiros.

Dom José de Medeiros Delgado 

15-11-1790
Posse de Antônio Garcia de Sá Barroso, no posto de Coronel da Cavalaria Auxiliar das Ordenanças da Vila do Príncipe.

15-11-1890
Comemorou-se em Caicó o primeiro aniversário da Proclamação da República.

15-11-1918
O caicoense Amaro Cavalcanti é empossado como Ministro da Fazenda. Nomeado pelo presidente Rodrigues Alves, permaneceu no referido cargo até 27 de junho de 1919.

16-11-1842
Nesta data, era expedida a certidão de ordenação do caicoense Francisco Justino Pereira de Brito, antigo vigário da Matriz de Jardim do Seridó.

17-11-1757
Nomeação de Cipriano Lopes Galvão (1º do nome) para ocupar o cargo de coronel do Regimento de Cavalaria de Ordenanças da Ribeira do Seridó, em substituição a Alexandre Rodrigues da Cruz. Informa o historiador Olavo de Medeiros Filho que 1764, o coronel Cipriano Lopes Galvão já era falecido e que prestava serviços às Ordenanças desde 22 de dezembro de 1715.

17-11-1909
É criada a Banda Recreio Caicoense.

18-11-1840
Nasce no sítio Bom Sossego, no antigo município paraibano de Santa Luzia, José Peregrino de Araújo. Diplomado pela Faculdade de Direito do Recife (1866), em sua província foi, inicialmente, promotor público, juiz municipal e secretário da Chefia de Polícia. Em dezembro de 1881, foi nomeado para o juizado de direito do Rio Negro, no Amazonas, de onde, um ano mais tarde, foi removido para a Comarca do Seridó. Eleito deputado à Assembléia Estadual Constituinte do Rio Grande do Norte, em 1892, ocupava ainda o juizado de direito de Caicó, quando, a 8 de fevereiro de 1893, foi designado desembargador do Superior Tribunal de Justiça da Paraíba.

18-11-1900
Publicou-se o primeiro número d‘O Seridó’, redigido pelo talentoso jornalista e professor Pedro Gurgel do Amaral, pai do futuro monsenhor e governador Walfredo Dantas Gurgel. O referido jornal, que era pequeno no formato, mas bem impresso e regularmente escrito, circulou até 8 de setembro de 1901, perfazendo um total de 25 edições.

20-11-1844
Nesta data, no Recife, o Padre Francisco de Brito Guerra, em casa do advogado José Antônio Pereira Ibiapina (futuro missionário, considerado o ‘Apóstolo do Nordeste’), dita seu próprio testamento, que é posteriormente aprovado pelo tabelião Guilherme Patrício Bezerra Cavalcanti.

20-11-1869
Nasce na Fazenda Pedreiras, município de Caicó, Janúncio da Nóbrega Filho. Era acadêmico de Direito, no Recife, quando passou a dirigir uma seção republicana, n‘O Povo’, primeiro jornal caicoense. Mentor e idealizador do Centro Republicano Seridoense, diplomou-se em 1891. Deputado à Assembléia Estadual Constituinte de 1892, faleceu prematuramente em Caicó, aos 7 de outubro de 1899.

20-11-1958
É fundada a Casa do Estudante de Caicó

21-11-1710
Matias Vidal de Negreiros (2º do nome) e José Vidal de Negreiros obtiveram do governador da Paraíba, João da Maia da Gama, uma data e sesmaria medindo 3 léguas de comprimento por uma de largura, ao longo do riacho Circody, que fazia barra no Quipauá, entre o Caxeré e o Sabugi. As referidas terras localizavam-se no território do atual município de São João do Sabugi, outrora, ‘São João do Príncipe’, Comarca do Caicó.

21-11-1821
Falece o sargento-mor Manoel Gonçalves Melo, rico senhor do Sabugi, “homem branco, potentado e de são consciência”. Era pai dos padres José e Inácio Gonçalves Melo. O primeiro, foi capelão do oratório do Sabugi e o segundo, coadjutor da freguesia de Nossa Senhora Santana, do Caicó.

21-11-1858
Nasce na Fazenda Umari, município de Caicó, Antônio Cesino de Medeiros. Décimo primeiro filho do Tenente-Coronel da Guarda Nacional Francisco Antônio de Medeiros e de Ana Vieira Mimosa, foi figura de projeção nos meios econômicos, políticos e sociais em Caicó do seu tempo. Em sua fazenda Umari, banhada pelo Rio Barra Nova, recebeu a visita da Missão Pearse, em 1921. Senhor e proprietário dos Sítios Curral Queimado e Culumins, em Caicó, e do Sítio Carrapateira, em São João do Sabugi, o coronel Antônio Cesino de Medeiros faleceu na Fazenda Umari, de "angina pectoris", em 23 de setembro de 1926, às 3:45 horas da madrugada. Seu corpo, foi sepultado às 8 horas do dia seguinte, no cemitério público de Caicó.

Antônio Cesino de Medeiros

21-11-1918
O caicoense Amaro Cavalcanti foi homenageado pela Prefeitura do antigo Distrito Federal, sendo dado o seu nome a um logradouro público, no Meyer, através Decreto nº 1.296.

21-11-1937
Após doze anos da chegada da luz elétrica, a cidade pôde inaugurar a segunda etapa da sua iluminação, utilizando um equipamento adquirido por iniciativa do senhor  Eduardo Gurgel de Araújo.

22-11-1922
Caicó recebe a visita do Marechal Cândido Mariano Rondon.

22-11-1929
É inaugurado o busto de Jose Augusto, na praça que leva o seu nome, no centro de Caicó.

22-11-1953
A imagem peregrina de Nossa Senhora da Fátima, chega à cidade de Caicó. O referido acontecimento converteu-se num momento de júbilo na cidade, sendo marcado por uma solenidade bastante concorrida, que contou com a participação de toda a comunidade católica caicoense e de cidades circunvizinhas. Após o evento, o bispo dom José Adelino Dantas teve a idéia de construir o Arco do Triunfo, em frente à Igreja Catedral, no qual foi colocado uma réplica da venerável imagem da Virgem de Fátima, inaugurado com grande pompa aos 15 de agosto de 1958.

Arco de Fátima na praça da matriz de Nossa Senhora de Santana

23-11-1935
Comunistas e aliados circunstanciais apossaram-se da cidade de Natal, à custa de cerrado tiroteio (19 horas) com o Exército e a Polícia do Estado.

25-11-1935
A Coluna Seridoense encontra-se como revoltosos em Serra Caiada e após forte tiroteio sai vencedora, apoderando-se de armas e munições. No dia seguinte, a referida coluna sob o comando de Dinarte Mariz, ex-prefeito de Caicó, ocuparam a povoação de Panelas (atual cidade de Bom Jesus), aprisionando vários revoltosos.

25-11-1939
Foi criado o Bispado de Caicó, através da bula E. Diocesibus, pelo papa Pio XII.

25-11-2008
Ocorre em Caicó um encontro dos prefeitos eleitos e reeleitos, na região, oportunidade em que foi discutido o projeto Coletivos Educadores, uma ação da Coordenação de Educação Ambiental, desenvolvida pelo IDEMA, que vem se constituindo num importante projeto para o desenvolvimento sustentável da região seridoense.

26-11-2004
Através da Portaria Ministerial nº 3.892/MEC, publicada no Diário Oficial da União, desta data, foi autorizado o funcionamento da Faculdade Católica Santa Terezinha, mantida pela Sociedade de Ensino Superior Madre Francisca Lechner, na cidade de Caicó. A referida instituição de ensino superior, abriu suas portas à comunidade acadêmica no dia 21 de fevereiro de 2005, oferecendo os cursos de Turismo e Administração (Gestão da Pequena e Média Empresa e Gestão da Informação).

Faculdade Católica Santa Terezinha

26-11-2008
Em sessão solene realizada nesta data, a Assembléia Legislativa homenageou o centenário de nascimento do ex-governador Monsenhor Walfredo Gurgel. A sessão foi proposta pelos deputados José Dias (PMDB), Álvaro Dias (PDT) e Vivaldo Costa (PR).

28-11-1796
Falece na fazenda ‘Conceição’, município da antiga Vila Nova do Príncipe, o patriarca Antônio de Azevedo Maia, aos 90 anos de idade. Português de nascimento, casou-se na Paraíba, em 1730, com Josefa Maria Valcácer de Almeida. Na ribeira do Seridó, constituiu família numerosa. Seu filho de igual nome, é considerado o fundador da povoação de ‘Conceição do Azevedo’, núcleo inicial da atual cidade de Jardim do Seridó.

28-11-1802
Nesta data, o padre Francisco Xavier de Vasconcelos Maltez, vigário da Freguesia da Vila do Príncipe, foi substituído em suas funções pelo padre Francisco de Brito Guerra, futuro senador do Império e elemento de grande destaque no meio político, cultural e religioso do Rio Grande do Norte, durante a primeira metade do século XIX.

29-11-1687
Chega à cidade do Natal um sargento pertencente à casa-forte do Açu, que levou ao conhecimento dos vereadores do Senado da Câmara o fato de achar-se cercada a casa-forte do Cuó (localizada nas proximidades da atual cidade do Caicó), pelos tapuias, que objetivavam saquear aquela fortificação. Em socorro àquela guarnição, o capitão-mor governador expediu um aviso ao capitão-mor Afonso de Albuquerque Maranhão, determinando-lhe socorrer a referida tropa sitiada.

29-11-1890-a
É diplomado pela Faculdade de Direito do Recife, o caicoense Manoel Gomes de Medeiros Dantas, figura de destaque no cenário político, cultural e social, durante a Primeira República.

Manoel Gomes de Medeiros Dantas

29-11-1890-b
Nasce em Caicó Abner de Brito. Bacharel pela Faculdade de Direito do Recife (1912), notabilizou-se como jornalista, professor e poeta. Nomeado juiz distrital, faleceu em Curitiba, aos 24 de janeiro de 1951.

30-11-1688
Uma correspondência oficial desta data, faz referência ao ‘levante do gentio tapuia do Rio Grande’, que teve como epicentro a região do Seridó, afirmando que a referida guerra já perdurava por cinco anos, e que desde 1687 mantinha-se “tão acesa e viva”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More