Hoje é

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A PRESENÇA NORDESTINA NO FOLCLORE NACIONAL - I

ABELARDO FERNANDO MONTENEGRO


José Ozildo dos Santos


P
rofessor, advogado, historiógrafo, jornalista, sociólogo, articulista, ensaísta e escritor Nasceu na cidade cearense de Crateús, aos 30 de maio de 1912. Em Aquirás, fez seus primeiros estudos, tendo freqüentado o Instituto São Luís e as Escolas Reunidas. Em Fortaleza, cursou o Colégio Cearense e o Colégio Castelo Branco. No entanto, concluiu o secundário no antigo Liceu do Ceará. E, ingressando na Faculdade de Direito do Ceará, diplomou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, na turma de 1936.

Abelardo Fernando Montenegro

Em Fortaleza, iniciou sua vida profissional como professor, onde também ingressou na imprensa, passando a integrar o corpo de redatores de ‘O Povo’.
Ingressando no ministério público, tornou-se promotor da Comarca de Jaraguá do Sul, no interior de Santa Catarina. Em Curitiba, foi redator de O Dia’.
Jornalista de melhor escol, colaborou em vários jornais e revistas do Ceará e de outros estados, a exemplo do Rio de Janeiro, onde escreveu para as páginas do ‘Correio da Manhã’ e Diário de Notícias’.
Autor de 40 livros sobre economia, literatura, política, antropologia e sociologia, Abelardo Montenegro recebeu várias honrais, entre elas a ‘Medalha de Prata Santos Dumont’, a ‘Medalha Comemorativa do Centenário de Clóvis Beviláqua’ (MEC), além dos prêmios ‘José de Barcelos’ (UFC), ‘Bibliografia’ (IHGU, de Uruguaiana, RS), ‘Clio de História’ (Academia Paulistana de História), etc.
Homem de reconhecida cultura, Abelardo Montenegro pertence a várias instituições culturais. Autor de uma extensa e valiosa bibliografia, publicou na área do folclore os seguintes títulos: ‘Antônio Conselheiro’ (1954), História do Cangaceirismo no Ceará’ (1955), História do fanatismo religioso no Ceará’ (1959) e Fanáticos e Cangaceiros’ (1973).
Professor fundador da Faculdade de Ciências Econômicas, “onde lecionou, por 30 anos, a cadeira de Economia Internacional. Neste período, conquistou o respeito da comunidade acadêmica nacional e até do exterior”(1).
No início da década de 1940, deixou o Ceará e transferiu-se para São Paulo, tendo também residido no Rio de Janeiro. Retornando ao Ceará (1949), “voltou para entender melhor sua terra, seus conterrâneos. Desta vontade nasceu, entre outros livros, Psicologia do povo cearense, Ceará, tentativa de explicação, A Praça do Ferreira, História dos Partidos Políticos Cearenses e Interpretação do Ceará” (2), além de O Romance Cearense’.
Em sua extensa bibliografia também encontramos: ‘Cruz e Souza e o movimento simbolista no Brasil’, ‘A Ciência Política no Brasil e outro estudos’, e, ‘Variações em torno da Democracia’.
Eleito sócio do Instituto Histórico do Ceará, foi empossado na noite do dia 20 de março de 1981, passando a ocupar a cadeira vaga com a morte do escritor Joaquim Braga Montenegro. Na oportunidade, foi saudado pelo escritor Mozart Soriano Aderaldo, o vice-presidente do Instituto do Ceará (3).
 Aberlado Montenegro é considerado o maior explicador da cultura, da história, da formação da sociedade cearense. Certa vez, afirmou: “Aí está a minha obra, quase toda voltada para o estudo do Brasil e do Ceará. Aí estão meus livros com a pesquisa e a tentativa de interpretação de fatos, idéias e acontecimentos. Aí estão os frutos de minhas elucubrações, do labor inspirado sempre pelo amor à terra máter. Aí está a minha vida, parte da qual consumida nas redações dos jornais, nas bibliotecas, em cômodos de hotéis e pensões e nos trabalhos de campo, dedicada, invariavelmente, ao exame do trágico cotidiano, às perquirições da História, às investigações da Sociologia, às escogitações da Economia e do Direito. Inicio a descida da etária montanha como homem pobre, porque, em minhas andanças, só tive tempo de enriquecer o espírito e de fazer um pouco de luz sobre alguns recantos do nosso passado” (4).
Membro da Academia Cearense de Letras – onde ocupava a cadeira nº 10 -, seu último trabalho no campo do folclore foi o livro ‘O Ceará e o profeta de chuva’, lançado na noite do dia 27 de maio de 2008, no auditório da Biblioteca Central da Unifor, em Fortaleza. Faleceu na capital cearense, na sexta feira, dia 26 de abril de 2010.


NOTAS
1. ROCHA, Délio. Os profetas da esperança (Abelardo Montenegro). Diário do Nordeste, Fortaleza-CE, edição de 11 de março de 2006.
2. ROCHA, Délio. Os profetas da esperança (Abelardo Montenegro). Diário do Nordeste, Fortaleza-CE, edição de 11 de março de 2006.
3. Jornal ‘O Povo’, Fortaleza-CE, edição do dia 21 de Março de 1981.
4. Discurso de Posse na Academia Cearense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More