Hoje é

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

FAMÍLIAS PARAIBANAS


A FAMÍLIA BANDEIRA DE MELO

José Ozildo dos Santos

C
onsiderada uma das mais importantes famílias do Nordeste brasileiro, os Bandeira de Melo instalaram-se inicialmente, em Pernambuco. De acordo o genealogista Borges da Fonseca, “a nobilíssima família de Bandeiras conta tantos anos de antigüidade na Capitania de Pernambuco quantos a mesma Capitania conta de povoado pelos portugueses, por que Felipe Bandeira de Mello e seu irmão Pedro Bandeira de Mello, Fidalgos muito honrados do nosso Reino, obrigados das razões de parentesco que tinham com Duarte Coelho Pereira, primeiro Donatário da Capitania de Pernambuco, o acompanharam quando o dito Donatário veio com sua mulher D. Brites de Albuquerque a assistir nesta sua Capitania”.
A origem dos sobrenomes ‘Bandeira de Melo’ ocorreu em Portugal, com o casamento de João Rodrigues Malheiro de Mello (dos Melos de Ponte de Lima), Fidalgo da Casa Real, com Felipa Bandeira, filha do patriarca da família Bandeira, Gonçalo Pires Juzarte, a quem o Rei D. João II, em 1483, em recompensa aos serviços que prestou a seu pai, o Rei D. Afonso V, na África e em Castela, deu a permissão do uso do apelido Bandeira, com mercê nova de Carta de Brasão de Armas. Destacou-se, sobretudo, na Batalha de Toro, em 1476, contra os castelhanos, na qual recuperou a Bandeira Real, de Portugal, que se encontrava em mãos do inimigo - daí, o apelido Bandeira”.
Os irmãos Felipe e Pedro Bandeira de Melo eram netos do casal João Rodrigues de Melo e Felipa Bandeira e chegaram ao Brasil, em 1535. Em Pernambuco, deixaram grande e ilustre descendência, que, pouco a pouco, foi se transportando para as outras capitanias do Nordeste brasileiro.
Em solo paraibano, o primeiro membro dessa família a se projetar foi o capitão Bento Bandeira de Melo, que ocupou o cargo de Escrivão da Fazenda Real, da Alfândega e do Almoxarifado da Paraíba, nomeado por Carta de propriedade, passada a 2 de Junho de 1656, em virtude da Ordem de Sua Majestade, de 23 de abril de 1654.
Antes, porém, aquele patriarca havia prestado relevantes serviços na guerra contra os holandeses, durante 17 anos. Após ter assentado praça, em 1640, na Bahia, foi enviado para Angola, em 1646, onde lutou contra os holandeses, tendo sido aprisionado. Posto em liberdade, seguiu para Portugal, de onde foi enviado de volta para Pernambuco, tendo ainda tomado parte nas batalhas dos Guararapes e na recuperação do Recife.
Por provisão de 23 de Março de 1655, Bento Bandeira de Melo foi nomeado 1º Escrivão da Fazenda Real da Paraíba. Fidalgo da Casa Real, faleceu na capital paraibana, em 1672, deixando numerosa descendência de seu casamento, na Paraíba com Antônia de Barbosa de Freitas, filha de Manuel Tavares de Mattos e de Antônia Barbosa, descendente de Frutuoso Barbosa, primeiro capitão da Paraíba.
Seu filho, o capitão-mor Hipólito Bandeira de Mello, era Cavaleiro Fidalgo da Casa Real e posteriormente tornou-se tenente-coronel de Infantaria das Ordenanças da Capitania da Paraíba, por Patente de 5 de Fevereiro de 1688. No entanto, “vindo a Portugal para, como filho primogênito que era, se encartar nos ofícios de que seu pai havia sido proprietário, e dos quais se havia apoderado uma pessoa de nome Cosme de Barros Marinho”, na travesia do Atlantico, “foi aprisionado por piratas de Marrocos, e levado para Salé, ou Rabath, em Fez. Finalmente, sucedeu seu pai na propriedade dos Ofícios de Escrivão da Fazenda Real, Alfândega e Almoxarifado da Capitania da Paraíba, por Carta Regia de 29 de abril de 1703”.
Hipólito Bandeira de Melo também figura entre os pioneiros que desbravaram e povoaram o sertão paraibano. Nessa condição, em 28 de maio de 1717, requereu e obteve uma data de terras, no sertão das Piranhas. Em parceria com outros desbravadores, aos 9 de novembro de 1747, requereu outras terras, por detrás das serras do Estreito, no distrito da ribeira do Piancó. No segundo mês do ano seguinte, obteve uma data de terras no sertão dos Cariris.
Casado com Maria da Conceição Furna (17-08-1683), deixou grande descendência. Nos Ofícios de Escrivão da Fazenda Real, Alfândega e Almoxarifado da Capitania da Paraíba, foi substituído por seu filho, o Capitão Bento Bandeira de Melo (segundo do nome).
Entre os descendentes do patriarca Bento Bandeira de Melo também figura Antônio José de Mello (seu neto), que deixando a Paraíba, emigrou para o Ceará, fixando-se na região dos Cariri, onde deixou geração do seu casamento com Maria da Cunha e Melo, sendo considerado o tronco da família Bandeira de Mello, naquele estado.
Na Paraíba, de tanto se entrelaçar com outras famílias, o sobrenome ‘Bandeira de Melo’ foi aos poucos desaparecendo.

23 comentários:

  1. Francisco Borges - Jardim de Piranhas30 de janeiro de 2012 às 16:50

    José Ozildo, tenho tentado postar comentários no blog de Jônatas de Cuité, porém sem êxito, vc dispõe de algum telefone que eu possa entrar em contato com o mesmo, ficarei grato pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Caro Francisco,não possuo o telefone de Jônatas. Contudo, irei localizar alguém que possa nos fornecer. Aguarde.

    Ozildo

    ResponderExcluir
  3. A pai de meu Bisavô tem o sobrenome Bandeira de Melo, Benvindo. Sou de Quixadá-Ceará

    ResponderExcluir
  4. Somos do Maranhão, todos da minha família, tios, primos, todos tem bandeira de melo, menos o meu pai e nos is filhos. Meu pai não tem o sobrenome do pai dele que era Bandeira de Mello, o motivo não sei.

    ResponderExcluir
  5. Meu pai já falecido tinha o sobrenome Bandeira de Melo, existindo outros irmãos com o sobrenome aqui em Buíque,PE, já falecidos.Porem vivos alguns FAMILIARES, aqui que é interior e também com descendência em Tupanatinga,PE.

    ResponderExcluir
  6. sou de Russas ceará minha falecida bisavó é Bandeira de Melo é uma família muito grande e inclusive minha mãe recebe milhares de solicitações de amizade no Facebook dos Bandeiras de Melo

    ResponderExcluir
  7. Meu bisavô era Bandeira de Melo, segundo registro veio da Paraiba para o Ceará no século 19. Sou de Russas-Ce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu avô era Abelardo Bandeira e minha vó era Elsa de Melo bandeira eles viram do Pernambuco

      Excluir
  8. Eu sou Antônio bandeira e toda a minha família e bandeira nós somos do Maranhão nós só temos um sobrinomer

    ResponderExcluir
  9. Minha trisavó é Margarida Bandeira de Melo de Pernambuco porém não possuo nenhuma informação dela.

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma familia chamada Margarida Bandeira de Melo porém não possuo nenhuma informação dela. Tudo que indica que ela vem de Pernambuco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha a vó era Elsa de Melo bandeira e meu avô Abelardo bandeira viram do Pernambuco

      Excluir
  11. Olá, sou Andreia Bandeira e meu bisavô era JOÃO NEPOMUCENO UBALDO BANDERA, ele viveu na PARAIBA procuro mais informações sobre ele , pois que expandir minha Árvore Genealógica. E a todos que querem reunir seu dados ou garimpar mais esse site é muito bom , #familysearch
    Grata!

    ResponderExcluir
  12. MINHA BISAVÓ SE CHAMVA ELVIRA REZENDE DE MELO, ESTOU TENTANDO ENCONTRAR A DESCENDENCIA DELA, PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha avó por parte de pai chmava-se Julia Rezende de Melo, natural de Mataraca-PB. Meu email: chmangabeira@gmail.com

      Excluir
  13. Somos de Itapecuru-Mirim, Maranhão, família Bandeirande Melo com parentes em.Sao Luís e.Rosario.
    Temos irmaos na Bahia e Rio de.Janeiro, sobrinhos no.Parana

    ResponderExcluir
  14. Alexandra G. de F. Bandeira de Melo Rocha5 de junho de 2023 às 10:49

    Minha Família Partena é Bandeira de Melo de origem pernambucana por parte da minha avó... Maria Olímpia Vandeira de Melo Rocha( sobrenome do meu avô)

    ResponderExcluir
  15. Me chamo Ricardo Bandeira de Mello, nascido e criado em Salvador/BA

    ResponderExcluir
  16. Eu sou Bandeira de mello ,minha família materna veio de Pernambuco

    ResponderExcluir
  17. Sou de Belo Horizonte,e somos Bandeira de Melo por parte de Pai...

    ResponderExcluir
  18. Eu sou Bandeira de Mello, moro no Rio de Janeiro. A minha avó teve 5 irmãos, mas os decendentes não deram continuidade ao sobrenome. No tronco dos meus bisavós eu sou a última Bandeira de Mello, e não terei filhos, logo, nessa parte da família o sobrenome vai morrer comigo :-/

    ResponderExcluir
  19. Eu também sou "Hugo Leonardo Bandeira de Melo" antes de eu nascer minha família veio para Salvador/BA.

    ResponderExcluir
  20. Sou "Hugo Leonardo Bandeira de Melo" minha família veio para Salvador/BA, entes de eu nascer.

    ResponderExcluir

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More