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sábado, 4 de janeiro de 2025

NOSSAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS - 10

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM DEBATE

 

APRESENTAÇÃO

José Ozildo dos Santos

Professor Universitário 

Instituída em 2008, a PNEEPEI tem como objetivo assegurar a inclusão escolar ao público-alvo da educação especial, garantindo-lhe, principalmente, “acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino; oferta do atendimento educacional especializado” (BRASIL, 2008, p. 12). Trata-se de um instrumento normativo ainda vigente.

Seguidamente, o Decreto nº 6.751 de 17 de setembro de 2008, ao regulamentar o parágrafo único do art. 60, da Lei nº 9.394/1996, criou o Atendimento Educacional Especializado - AEE, apresentando-o como sendo “o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à formação dos alunos no ensino regular”, que “deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas” (BRASIL, 2008, p. 23).

Cumprindo a legislação vigente e embasado nos princípios inclusivos, o Atendimento Escolar Educacional é realizado de forma complementar ou suplementar, prioritariamente, em salas de recursos multifuncionais, no turno inverso ao da escolarização do aluno com deficiência, não sendo substitutivo às classes comuns.

No Atendimento Escolar Educacional, as salas de recursos multifuncionais têm a missão de “assegurar o pleno acesso dos estudantes público alvo da educação especial no ensino regular em igualdade de condições com os demais estudantes” (BRASIL, 2008, p. 24). E, para cumprir o seu papel, disponibilizam recursos pedagógicos e de acessibilidade, configurando-se como importantes espaços de promoção da educação especial inclusiva.

Entretanto, não é necessário muito esforço para se perceber que a missão estabelecida para as salas de recursos multifuncionais é muito significativa. E por que não dizer, que é de extrema relevância. Pois, possui um grande cunho social, valorizando a dignidade para pessoa humana e servindo também de promoção aos direitos humanos.

No entanto, para que ocorra de forma efetiva a inclusão do aluno com deficiência no ensino regular, não bastam apenas os materiais didáticos, pedagógicos e de tecnologia assistiva disponibilizados nas salas de recursos multifuncionais. É preciso uma completa releitura da escola, além da reestruturação dos métodos pedagógicos e da revisão de seus currículos.

Na realidade, é preciso que tudo na escola seja adaptado às necessidades específicas de seus alunos com deficiência. Em outras palavras, as salas de recursos multifuncionais não conseguem realizar um trabalho produtivo sem que estes e outros pontos relacionados à inclusão dos alunos com deficiência não sejam privilegiados.

Diante desta situação surgem vários questionamentos relacionados ao Atendimento Educacional Especializando. Muitos destes questionamentos deixam de lado a escola e focam-se apenas no trabalho que é desenvolvido pelos professores que atuam no AEE, questionando, principalmente, a qualificação recebida.

Entretanto, o que se deveria indagar é se as escolas estão preparadas para promoverem a efetiva inclusão “dos estudantes público alvo da educação especial no ensino regular em igualdade de condições com os demais estudantes”, na forma estabelecida pela legislação vigente.

A presente produção acadêmica - que tem por título ‘Atendimento Educacional Especializado em Debate’ - centra-se nessas discussões e mostra que o foco delas não deve a (in)eficiência ou a (in)eficácia das salas de recursos multifuncionais, mas todo o processo educativo inclusivo, de forma a garantir “a educação para todos”, na esperança de que este lema não caia no esquecimento.

 

Link para acesso ao nosso e-book

https://archive.org/details/atendimento-educacional-especializado-em-debate

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