NOSSAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS - 6
CRISE HÍDRICA & EDUCAÇÃO: Debates atuais
APRESENTAÇÃO
Prof. Antonio Izidro Sobrinho
O processo de valorização dos diferentes aspectos, que envolvem o ser humano, sejam eles naturais ou sociais, perpassam pelo entendimento que as pessoas têm destes aspectos, ou seja, só haverá de fato uma valorização quando houver conhecimento.
Neste
aspecto, vários elementos são de suma importância para o ser humano, entre os
quais podem-se destacar os recursos hídricos, considerados básicos para a
existência da vida. Estes se tornam ainda mais importantes quando se fazem
presentes no semiárido nordestino, que possui condições naturais de alta
temperatura e reduzida pluviosidade.
Ao
longo da história recente verifica-se um cenário de grandes instabilidades no
acesso e distribuição dos recursos hídricos na maioria das cidades sertanejas, fato
que tem gerado graves crises. Sendo assim, entende-se que as formas como as
sociedades se relacionam com estes recursos têm provocado sua escassez não
sendo essa, portanto, fruto apenas de um fenômeno natural.
Parte-se
do princípio de que a educação é um mecanismo de grande relevância para o
processo de formação de uma geração futura ambientalmente mais consciente do
que a geração atual. Neste aspecto, este material surge fazendo um elo entre as
CRISES HÍDRICAS E A EDUCAÇÃO. Pois, as ações antrópicas necessitam de uma
reformulação que seja menos danosa ao meio natural e a educação possui as
condições apropriadas para tal.
Compreende-se,
portanto, que o processo de discussão dos diversos temas que envolvem as
sociedades deve ser feito no ambiente escolar, sejam eles de aspectos naturais,
econômicos, políticos e/ou sociais. É com este objetivo que os capítulos reunidos
neste e-book, foram escritos de promover uma discussão acerca das relações que
se estabelecem entre o ser humano e a natureza, tendo a educação como ponte que
conecta ambos.
Façam
uma excelente leitura!
Link para acesso ao
nosso e-book
https://archive.org/details/crise-hidrica-educacao-debates-atuais
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