NOSSAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS - 12
PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS
APRESENTAÇÃO
José Ozildo dos Santos
Professor Universitário
Quando se verifica
qual é o papel do professor, constata-se que este profissional possui uma
grande responsabilidade em sala de aula. Pois, a ele, foi confiada a missão de
atuar como facilitador do processo de aprendizagem.
É preciso perceber
que em uma sala de aula com vinte alunos, possuímos vinte sujeitos que aprendem
- cada um - de forma diferente. É por isso que o professor precisa ser criativo
para bem conduzir a sua prática pedagógica.
Assim, quanto maior
for o dinamismo do professor, quanto maior for a sua capacidade criativa,
quanto maior for o seu envolvimento com seus discentes, maiores e melhores
serão os rendimentos apresentados em sua sala de aula.
Para bem conduzir o
processo que lhe foi confiado, o professor precisa não apenas ‘conhecer’ o
conteúdo de sua disciplina, mas saber usar esse conhecimento para produzir
novos conhecimentos com seus alunos, aproveitando - como bem ensina Paulo
Freire - os diferentes ‘conhecimentos de mundo’, trazidos por seus
discentes para a sala de aula.
Em outras palavras,
o professor precisa de uma prática educativa que traga resultados, ou seja, que
produza aprendizagem. Logo, não basta ensinar. É preciso fazer com que o aluno,
de forma ativa, participe do processo de aprendizagem.
Assim, na busca
pela aprendizagem significativa, o professor precisa fazer com que o seu aluno
deixe de ser aquele indivíduo de ‘bancada’ - aquele sujeito passivo e
desprovido de capacidade interativa - e passe a ser o agente promotor de seu
próprio aprendizado.
Ao ter a
compreensão completa do que representa o trabalho docente, percebe-se o quanto
é árdua a missão do professor. Percebe-se também o quanto este profissional
precisa aprender a aprender e continuar aprendendo sempre para produzir
aprendizagem em sua sala de aula, auxiliando na formação de seu discente,
transformando-o em um sujeito crítico e consciente de seu papel na sociedade.
Tudo isso mostra
que o papel do professor não é somente facilitar o processo de
ensino-aprendizagem, mas também contribuir para a formação cidadã de seus
discentes. Assim, como já foi dito, para bem cumprir o seu papel, o professor
precisa ser dinâmico e criativo.
Ele precisa saber
inovar em sua sala de aula, buscando formas/meios especiais para melhor
conduzir o processo educativo, gerando sempre aprendizagem entre seus
discentes. Esse trabalho exige que professor repense a sua prática pedagógica,
faça uso de metodologias ativas, aproveitando tudo que esteja à sua disposição.
E, se preciso, seja um verdadeiro alquimista em sala de aula,
transformando, inclusive, a própria sala de aula, que deve ser sempre um espaço
acolhedor e inclusivo.
Como dito
anteriormente, em sala de aula, cada aluno aprende de uma maneira diferente.
Por isso, o processo educativo deve ser dinâmico. Ele não pode ser ‘pronto’.
Pois, se assim for, não produz aprendizagem.
O sucesso do
trabalho docente encontra-se diretamente ligado às práticas educativas
selecionadas pelo professor. Quando se faz uma má escolha, pode-se coloca tudo
a perder. Para que isto não ocorra, é primordial que o professor conheça seus
alunos. E mais do que isto, que ele saiba construir e valorizar a ‘relação
professor-aluno’. Pois, o sucesso do processo educativo também se encontra
condicionado a essa relação.
Além de dinâmico, o
processo educativo é complexo. Assim, por mais que seja abordado, haverá sempre
algo a ser discutido. Principalmente, no que diz respeito às práticas
educativas inovadoras.
No presente
trabalho, reunimos alguns escritos produzidos por discentes, que abordam o
processo educativo, bem como algumas das práticas educativas que nele são
utilizadas.
Deixo para vocês um
convite a uma boa leitura.
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