Hoje é

sábado, 4 de janeiro de 2025

 NOSSAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS - 8

O CONTEXTO ORGANIZACIONAL EM DEBATE


APRESENTAÇÃO

José Ozildo dos Santos

Professor Universitário 

Nos últimos anos as organizações vêm passando por grandes transformações e modernizando-se para acompanharem as mudanças que se registram no mundo globalizado. E isso tudo, exige mais planejamento, além da contratação de pessoal qualificado.

Quando o assunto é planejamento, existe um consenso na literatura especializada de que nenhuma organização empresarial sobrevive sem planejar suas atividades. Toda organização empresarial precisa planejar o seu futuro. Nesse projeto não pode ignorar o seu contexto interno, e muito menos desconsiderar os desafios que gravitam ao seu redor.

Em qualquer planejamento empresarial, a análise do ambiente interno e também do externo, auxilia a organização a traçar melhor seus objetivos e definir com mais clareza as metas que deseja alcançar.

Sem essa preocupação, a organização empresarial estará fadada ao insucesso. Pois, o planejamento dota a organização dos meios necessários à sua sobrevivência, tornando-a mais competitiva, garantindo-lhe uma maior permanência no mercado. E, sem planejar, nada disto será possível.

Entretanto, quando se fala em planejamento organizacional, deve-se levar em consideração tudo e todas as atividades ligadas às organizações. Dentre essas atividades, encontra-se a Logística, que, enquanto área, alimenta e oxigena toda e qualquer organização empresarial, sendo, por essa razão, uma área estratégica.

É através da logística que uma organização tem à sua disposição tudo que necessita para alimentar o seu setor produtivo. É também através desta área privilegiada que a organização empresarial promove o atendimento direto das demandas de sua clientela.

Por excelência, a Logística é uma área que requer planejamento de ponta a ponta, ou seja, desde o pedido de suprimento ao atendimento do cliente, com a entrega do solicitado no tempo certo, no lugar certo e com as especificações desejadas. Mas, uma boa Gestão Logística depende sempre da existência de uma boa Cadeia de Suprimento.

Em Administração, é consenso de que as Cadeias de Suprimentos desempenham um importante papel para as organizações empresariais. Por esta razão, tais organizações vêm buscando meios para melhorarem suas cadeias de suprimentos. Uma dessas iniciativas é a construção de melhores parcerias com seus fornecedores.

O desempenho positivo e pontual de uma Cadeia de Suprimentos traz ganhos para todos os seus integrantes. Em outras palavras, traz mais competitividades para suas organizações empresais integrantes.

Por outro lado, se as organizações empresariais necessitam sempre planejarem suas atividades e construírem laços sólidos com seus fornecedores para terem condições de melhor atenderem aos seus clientes, necessitam também colocarem em prática algumas estratégias, a exemplo do Marketing de Relacionamento, que pode ser usado com o cliente e também ser direcionado para outros públicos.

O Marketing de Relacionamento é apresentado como sendo uma ferramenta que pode trazer vários benefícios para as organizações empresarias, dentre eles, a manutenção dos clientes.

No presente trabalho, são reunidas quatro produções. A primeira aborda o planejamento nas organizações. A segunda discute a importância da logística, enquanto a terceira apresenta a importância e as particularidades das Cadeias de Suprimentos. Por último, é discutida a importância do Marketing de Relacionamento, fazendo com que se compreenda melhor o contexto organizacional e suas particularidades.

 

Link para acesso ao nosso e-book

https://archive.org/details/o-contexto-organizacional-em-debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More