NOSSAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS - 8
O CONTEXTO ORGANIZACIONAL EM DEBATE
APRESENTAÇÃO
José Ozildo dos Santos
Professor Universitário
Nos últimos anos as organizações vêm passando por grandes
transformações e modernizando-se para acompanharem as mudanças que se registram
no mundo globalizado. E isso tudo, exige mais planejamento, além da contratação
de pessoal qualificado.
Quando o assunto é planejamento, existe um consenso na
literatura especializada de que nenhuma organização empresarial sobrevive sem
planejar suas atividades. Toda organização empresarial precisa planejar o seu
futuro. Nesse projeto não pode ignorar o seu contexto interno, e muito menos
desconsiderar os desafios que gravitam ao seu redor.
Em qualquer planejamento empresarial, a análise do
ambiente interno e também do externo, auxilia a organização a traçar melhor seus
objetivos e definir com mais clareza as metas que deseja alcançar.
Sem essa preocupação, a organização empresarial estará
fadada ao insucesso. Pois, o planejamento dota a organização dos meios
necessários à sua sobrevivência, tornando-a mais competitiva, garantindo-lhe
uma maior permanência no mercado. E, sem planejar, nada disto será possível.
Entretanto, quando se fala em planejamento
organizacional, deve-se levar em consideração tudo e todas as atividades
ligadas às organizações. Dentre essas atividades, encontra-se a Logística, que,
enquanto área, alimenta e oxigena toda e qualquer organização empresarial,
sendo, por essa razão, uma área estratégica.
É através da logística que uma organização tem à sua
disposição tudo que necessita para alimentar o seu setor produtivo. É também
através desta área privilegiada que a organização empresarial promove o
atendimento direto das demandas de sua clientela.
Por excelência, a Logística é uma área que requer
planejamento de ponta a ponta, ou seja, desde o pedido de suprimento ao atendimento
do cliente, com a entrega do solicitado no tempo certo, no lugar certo e com as
especificações desejadas. Mas, uma boa Gestão Logística depende sempre da
existência de uma boa Cadeia de Suprimento.
Em Administração, é consenso de que as Cadeias de
Suprimentos desempenham um importante papel para as organizações empresariais.
Por esta razão, tais organizações vêm buscando meios para melhorarem suas
cadeias de suprimentos. Uma dessas iniciativas é a construção de melhores
parcerias com seus fornecedores.
O desempenho positivo e pontual de uma Cadeia de
Suprimentos traz ganhos para todos os seus integrantes. Em outras palavras,
traz mais competitividades para suas organizações empresais integrantes.
Por outro lado, se as organizações empresariais necessitam
sempre planejarem suas atividades e construírem laços sólidos com seus
fornecedores para terem condições de melhor atenderem aos seus clientes,
necessitam também colocarem em prática algumas estratégias, a exemplo do
Marketing de Relacionamento, que pode ser usado com o cliente e também ser
direcionado para outros públicos.
O Marketing de Relacionamento é apresentado como sendo
uma ferramenta que pode trazer vários benefícios para as organizações
empresarias, dentre eles, a manutenção
dos clientes.
No presente trabalho, são reunidas quatro produções. A
primeira aborda o planejamento nas organizações. A segunda discute a
importância da logística, enquanto a terceira apresenta a importância e as
particularidades das Cadeias de Suprimentos. Por último, é discutida a
importância do Marketing de Relacionamento, fazendo com que se compreenda
melhor o contexto organizacional e suas particularidades.
Link para acesso ao nosso e-book
https://archive.org/details/o-contexto-organizacional-em-debate
Nenhum comentário:
Postar um comentário