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sábado, 4 de janeiro de 2025

 NOSSAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS - 13


EDUCAÇÃO ESPECIAL EM DEBATE


APRESENTAÇÃO

José Ozildo dos Santos

Professor Universitário

 Durante o século XX, diversas transformações ocorreram no contexto educacional, visando, principalmente, a promoção do acesso de todas as pessoas ao processo educativo. E diante disto, lançou-se as bases da chamada Educação Especial, que vem produzindo uma grande mudança dos valores da educação tradicional. Assim, graças às várias políticas educacionais e à reestruturação dos processos de inclusão, a escola [antes tradicional] ganhou um novo aspecto.

No contexto educacional, a Educação Especial assume um papel de grande relevância porque ela possui um caráter inclusivo, facilitando o acesso, a permanência e o aprendizado das pessoas com diferentes condições emocionais, físicas, intelectuais, linguísticas, sociais ou outras.

Ela trouxe para a escola a necessidade de se repensar as práticas pedagógicas e também os espaços destinados à promoção da educação. Assim, novas metodologias foram desenvolvidas e nossos espaços - a exemplo das salas de Atendimento Educacional Especializado [AEE] - foram criados.

No entanto, apesar dos muitos esforços produzidos e das transformações desencadeadas pela promoção da Educação Especial, o sistema educacional brasileiro ainda continua recebendo seus educandos, observando se os mesmos encontram-se dentro do ‘padrão de normalidade’, historicamente estabelecido na nossa sociedade.

Diante desta realidade, percebe-se que ainda existe a necessidade de se fazer com que todos os indivíduos tenham acesso ao processo educativo de forma concreta e sem obstáculos a serem superados. Por isso, a importância em se debater ainda mais a Educação Especial.

Entretanto, é importante deixar claro que as discussões relacionadas à Educação Especial não devem se limitar apenas ao contexto acadêmico. Elas devem ser promovidas em todos os setores e espaços sociais, visando tornar a sociedade mais inclusiva e, acima de tudo, mais humana.

Na escola, como em toda a sociedade, as diferenças devem servir apenas para aproximar as pessoas. Pois, na atualidade não mais existem espaços para os chamados ‘padrões de normalidade’, promotores da exclusão e alimentadores do preconceito.

 Vivemos na ‘sociedade do conhecimento’; compartilhamos da chamada ‘era dos direitos’. Aprendemos que todos nós temos o direito ao sol. Somente precisamos, efetivamente, colocarmos em prática todo esse aprendizado, mediante ações mais coletivas.

A Educação Especial, por permitir uma convivência respeitosa e diversificada entre todos os sujeitos, deve ser reconhecida como sendo uma proposta capaz de promover a Educação enquanto direito de todos, contribuindo de forma decisiva para a formação integral do sujeito enquanto cidadão.

No presente trabalho, tivemos a preocupação de apresentarmos a Educação Especial não somente como um instrumento de promoção do processo educativo, mas também como algo capaz de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, humana e igualitária.

Para tanto, apresentamos um pouco das inúmeras questões relacionadas à Educação Especial no Brasil, promovemos um breve resumo histórico, definindo-a sob as óticas de vários estudiosos e pesquisadores, mostrando com ela vem sendo desenvolvida em nossas escolas e quais as suas perspectivas na atualidade.

Por fim, enumeramos os principais desafios que ainda precisam ser superados para que a Educação Especial seja algo presente e mais produtivo nas escolas brasileiras, sem, contudo, deixar de fazer referências aos impactos negativos produzidos pelo revogado Decreto nº 10.502/2020, que estabeleceu uma nova Política Nacional de Educação Especial.

 

Link para acesso ao nosso e-book

https://archive.org/details/educaca-o-especial-em-debate

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