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sábado, 4 de janeiro de 2025

 

NOSSAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS - 2

DOCÊNCIA & PRÁTICAS EDUCATIVAS

APRESENTAÇÃO

José Ozildo dos Santos

Professor universitário

 Necessariamente o processo educativo precisa ser criativo e integrador. E essa necessidade exige do professor uma redefinição constante de seu papel e de sua prática pedagógica. Pois, não existe uma ‘receita’ única para se conduzir uma sala de aula, principalmente, no ensino fundamental ou na educação infantil.

Para inovar o processo educativo e produzir a tão desejada aprendizagem significativa, o professor precisa ser criativo. Ele precisa saber transformar o contexto de sua sala de aula em um ambiente onde o aluno deseje estar.

Entretanto, para fazer isso o professor precisa desenvolver em sala de aula uma prática pedagógica que ‘prenda’ o aluno, fazendo com este interaja com os conteúdos, participando das aulas, indagando, apresentando exemplos e fatos de ‘seu mundo’.

Assim, além de saber aproveitar o conhecimento de mundo do aluno, o professor precisa saber utilizar metodologias que facilitem a contextualização do conteúdo que está apresentando em sala de aula.

Não é uma tarefa fácil. Mas, é algo necessário porque o processo educativo precisa ser produtivo, dinâmico e integrativo.

Inúmeras são as estratégias de ensino às quais o professor pode recorrer para desenvolver a sua prática pedagógica.

Contudo, a definição da estratégia a ser utilizada deve sempre levar em consideração o perfil do educando e suas necessidades. Essa observância por parte do professor é fundamental para que o seu trabalho seja produtivo e exitoso.

O presente trabalho reúne cinco produções que abordam a docência e nela a utilização de algumas práticas educativas, visando um melhor desenvolvimento do processo educativo.

Atualmente, grande é a importância que vem sendo dada à utilização da música no ensino de literatura brasileira. Trata-se de um recurso que movimenta toda a sala de aula, incentivando a participação discente e produzindo o desenvolvimento de competências.

Na educação infantil, a literatura infantil sempre deve estar presente. Na dosagem certa e apresentada da forma correta, sem dúvida alguma ela contribuirá para um melhor desenvolvimento da prática da leitura não só na educação infantil, como também nos anos iniciais do ensino fundamental.

Por outro lado, se o ensino precisa ser inovador para ser produtivo, nele o professor poderá utilizar-se das chamadas oficinas educativas. Dificuldades certamente surgiram. Contudo, como o professor que deve ser um eterno aprendiz, ele encontrará meios e/ou formas de superar tais dificuldades.

Tudo isso é abordado neste pequeno trabalho, rico, porém, em experiências.

Uma boa leitura!

 Link para acesso ao nosso e-book

https://archive.org/details/doce-ncia-e-pra-ticas-educativas






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