NOSSAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS - 2
José Ozildo dos Santos
Professor universitário
Necessariamente o processo educativo precisa ser criativo e integrador. E essa necessidade exige do professor uma redefinição constante de seu papel e de sua prática pedagógica. Pois, não existe uma ‘receita’ única para se conduzir uma sala de aula, principalmente, no ensino fundamental ou na educação infantil.
Para inovar o
processo educativo e produzir a tão desejada aprendizagem significativa, o
professor precisa ser criativo. Ele precisa saber transformar o contexto de sua
sala de aula em um ambiente onde o aluno deseje estar.
Entretanto, para
fazer isso o professor precisa desenvolver em sala de aula uma prática pedagógica
que ‘prenda’ o aluno, fazendo com
este interaja com os conteúdos, participando das aulas, indagando, apresentando
exemplos e fatos de ‘seu mundo’.
Assim, além de
saber aproveitar o conhecimento de mundo do aluno, o professor precisa saber
utilizar metodologias que facilitem a contextualização do conteúdo que está
apresentando em sala de aula.
Não é uma tarefa
fácil. Mas, é algo necessário porque o processo educativo precisa ser
produtivo, dinâmico e integrativo.
Inúmeras são as
estratégias de ensino às quais o professor pode recorrer para desenvolver a sua
prática pedagógica.
Contudo, a definição
da estratégia a ser utilizada deve sempre levar em consideração o perfil do
educando e suas necessidades. Essa observância por parte do professor é
fundamental para que o seu trabalho seja produtivo e exitoso.
O presente trabalho
reúne cinco produções que abordam a docência e nela a utilização de algumas
práticas educativas, visando um melhor desenvolvimento do processo educativo.
Atualmente, grande
é a importância que vem sendo dada à utilização da música no ensino de
literatura brasileira. Trata-se de um recurso que movimenta toda a sala de
aula, incentivando a participação discente e produzindo o desenvolvimento de
competências.
Na educação infantil,
a literatura infantil sempre deve estar presente. Na dosagem certa e
apresentada da forma correta, sem dúvida alguma ela contribuirá para um melhor
desenvolvimento da prática da leitura não só na educação infantil, como também
nos anos iniciais do ensino fundamental.
Por outro lado, se
o ensino precisa ser inovador para ser produtivo, nele o professor poderá
utilizar-se das chamadas oficinas educativas. Dificuldades certamente surgiram.
Contudo, como o professor que deve ser um eterno aprendiz, ele encontrará meios
e/ou formas de superar tais dificuldades.
Tudo isso é
abordado neste pequeno trabalho, rico, porém, em experiências.
Uma boa leitura!
Link para acesso ao nosso e-book
https://archive.org/details/doce-ncia-e-pra-ticas-educativas
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