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sábado, 4 de janeiro de 2025

 NOSSAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS - 15

 


TÓPICOS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA

 

APRESENTAÇÃO

José Ozildo dos Santos

Professor Universitário

 A educação é um processo dinâmico e, por mais que se discuta, ainda ficará muito a ser dito. Pois, tudo que fale sobre educação gera sempre novos debates, novos questionamentos, novas discussões. Entretanto, não há dúvidas de que a educação contribui para o desenvolvimento do ser humano.

Embora seja apresentada como algo que complementa a formação do ser humano, a educação também é um instrumento de transformação social. E, para que maior seja a contribuição proporcionada pela educação enquanto processo, esta precisa ter um acesso democrático, sob todos os aspectos, principalmente, quando se busca o fortalecimento da educação especial inclusiva.

No presente livro, reunimos cinco estudos ligados à educação, prioritariamente à Educação Especial Inclusiva. Assim, no primeiro capítulo, discutiu-se a educação enquanto direito de todos, oportunidade em que se apresenta alguns conceitos de ‘educação’ e se discute a sua contribuição ao desenvolvimento do ser humano, para em seguida, comentar as disposições constitucionais que garantem a universidade do direito à educação em nosso país, chamando atenção para o fato de que se trata de uma conquista resultante de uma luta histórica.

A importância da educação especial inclusiva é o tema do debate apresentado no Capítulo 2, no qual, após se promover uma retrospectiva histórica sobre a Educação Especial, discutem-se os obstáculos enfrentados pelos profissionais que atuam nessa modalidade educativa, destacando-se que a Educação Especial Inclusiva-EEI vem produzindo mudança no sistema educacional e, ao mesmo tempo, exigindo uma completa transformação deste sistema, para fazer com que a escola seja plenamente reconhecida como sendo um espaço para todos. Portanto, capaz de proporcionar em seu contexto a necessária inclusão das pessoas com deficiência.

No Capítulo 3, aborda-se a língua brasileira de sinais na atualidade. Nele, inicialmente, apresentam-se os primeiros marcos da Educação Especial no Brasil, assinalando a contribuição de Eduard Huet, professor surdo francês, que veio para o Brasil a convite de D. Pedro II, tornando-se responsável pelas primeiras iniciativas formais voltadas para a educação de surdos em nosso país, que fortemente contribuíram para formação da Língua Brasileira de Língua. Em um segundo momento, abordam-se os retrocessos registrados no processo educativo direcionado aos surdos, principalmente, com a implantação do oralismo e as proibições formais ao uso da língua de sinais. E a luta da comunidade surda por quase um século até a sanção da Lei nº 10.436/2002, reconhecendo a Língua Brasileira de Sinais - Libras como meio legal de comunicação e expressão, diploma legal este que se constitui um verdadeiro marco na história da Educação dos Surdos no Brasil.

A formação do professor para a educação especial inclusiva é o tema abordado no Capítulo 4, que inicialmente apresenta a estruturação dessa modalidade educativa no Brasil. E, em seguida, questiona como vem sendo promovida a formação do profissional responsável por este processo educativo. Neste capítulo, houve a preocupação de se apresentar o professor como o agente de mudança, que desempenha uma importante missão na educação especial inclusiva, auxiliando no desenvolvimento do aluno com deficiência. No final, ressaltou-se que, para bem atuar na educação inclusiva, o professor precisa buscar novos conhecimentos através de uma formação continuada, melhorando sempre a sua prática pedagógica.

Por fim, no Capítulo 5 discutiram-se os desafios da inclusão escolar, destacando-se que para promover a inclusão, não basta apenas inserir o aluno com deficiência no ensino. Mostrou-se que é necessário redefinir o papel da escola, adequá-la complemente, dotando-a das condições necessárias para melhor acolher o aluno com deficiência. E mais, capacitando o professor para que este tenha condições de desenvolver um processo educativo que contemple as múltiplas particularidades do público-alvo da Educação Especial Inclusiva.

Fica a todos/todas o convite a uma boa leitura!

 Link para acesso ao nosso e-book

https://archive.org/details/topicos-de-educacao-especial-inclusiva

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