NOSSAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS - 15
TÓPICOS DE
EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA
APRESENTAÇÃO
José Ozildo dos Santos
Professor Universitário
Embora
seja apresentada como algo que complementa a formação do ser humano, a educação
também é um instrumento de transformação social. E, para que maior seja a
contribuição proporcionada pela educação enquanto processo, esta precisa ter um
acesso democrático, sob todos os aspectos, principalmente, quando se busca o
fortalecimento da educação especial inclusiva.
No
presente livro, reunimos cinco estudos ligados à educação, prioritariamente à
Educação Especial Inclusiva. Assim, no primeiro capítulo, discutiu-se a educação
enquanto direito de todos, oportunidade em que se apresenta alguns conceitos de
‘educação’ e se discute a sua contribuição ao desenvolvimento do ser
humano, para em seguida, comentar as disposições constitucionais que garantem a
universidade do direito à educação em nosso país, chamando atenção para o fato
de que se trata de uma conquista resultante de uma luta histórica.
A
importância da educação especial inclusiva é o tema do debate apresentado
no Capítulo 2, no qual, após se promover uma retrospectiva histórica sobre a
Educação Especial, discutem-se os obstáculos enfrentados pelos profissionais
que atuam nessa modalidade educativa, destacando-se que a Educação Especial
Inclusiva-EEI vem produzindo mudança no sistema educacional e, ao mesmo tempo,
exigindo uma completa transformação deste sistema, para fazer com que a escola
seja plenamente reconhecida como sendo um espaço para todos. Portanto, capaz de
proporcionar em seu contexto a necessária inclusão das pessoas com deficiência.
No
Capítulo 3, aborda-se a língua brasileira de sinais na atualidade. Nele,
inicialmente, apresentam-se os primeiros marcos da Educação Especial no Brasil,
assinalando a contribuição de Eduard Huet, professor surdo francês, que
veio para o Brasil a convite de D. Pedro II, tornando-se responsável pelas
primeiras iniciativas formais voltadas para a educação de surdos em nosso país,
que fortemente contribuíram para formação da Língua Brasileira de Língua. Em um
segundo momento, abordam-se os retrocessos registrados no processo educativo
direcionado aos surdos, principalmente, com a implantação do oralismo e as
proibições formais ao uso da língua de sinais. E a luta da comunidade surda por
quase um século até a sanção da Lei nº 10.436/2002, reconhecendo a Língua
Brasileira de Sinais - Libras como meio legal de comunicação e expressão,
diploma legal este que se constitui um verdadeiro marco na história da Educação
dos Surdos no Brasil.
A
formação do professor para a educação especial inclusiva é o tema abordado
no Capítulo 4, que inicialmente apresenta a estruturação dessa modalidade
educativa no Brasil. E, em seguida, questiona como vem sendo promovida a
formação do profissional responsável por este processo educativo. Neste
capítulo, houve a preocupação de se apresentar o professor como o agente de
mudança, que desempenha uma importante missão na educação especial inclusiva, auxiliando
no desenvolvimento do aluno com deficiência. No final, ressaltou-se que, para
bem atuar na educação inclusiva, o professor precisa buscar novos conhecimentos
através de uma formação continuada, melhorando sempre a sua prática pedagógica.
Por
fim, no Capítulo 5 discutiram-se os desafios da inclusão escolar,
destacando-se que para promover a inclusão, não basta apenas inserir o aluno
com deficiência no ensino. Mostrou-se que é necessário redefinir o papel da
escola, adequá-la complemente, dotando-a das condições necessárias para melhor
acolher o aluno com deficiência. E mais, capacitando o professor para que este
tenha condições de desenvolver um processo educativo que contemple as múltiplas
particularidades do público-alvo da Educação Especial Inclusiva.
Fica
a todos/todas o convite a uma boa leitura!
https://archive.org/details/topicos-de-educacao-especial-inclusiva
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