NOSSAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS 3
APRESENTAÇÃO
José Ozildo dos Santos
Professor universitário
A educação é um
processo dinâmico. Ela se desenvolve com mais facilidade quando se utiliza de
práticas inovadoras. E, quando se faz o uso correto dessas práticas em sala de
aula, sempre se produz uma melhor aprendizagem.
Existe um consenso
de que para conduzir o aluno em sala de aula, fazendo com ele alcance os
melhores resultados possíveis, necessariamente o professor precisa inovar a sua
prática pedagógica, transformando a sua sala em um espaço propício à produção
da aprendizagem significativa. Contudo, isto não é uma tarefa fácil. É preciso
que o professor seja qualificado. E mais ainda, que ele seja aberto ao novo e
sabia inovar a sua prática docente.
O processo
educativo transforma, constrói e completa o indivíduo. Por essa razão, ele é
indispensável na vida do ser humano. Esta necessidade patente mostra a
importância que a educação desfruta na formação do discente. E, por essa razão
ela precisa ter qualidade.
Produzir educação
de qualidade é uma missão difícil, que exige todo um repensar. Mecanismos,
processos, planejamento, pessoas e apoios: tudo isso precisa estar no mesmo
lugar e, ao mesmo tempo, para que com uma boa gestão e práticas educativas inovadoras/eficientes
se produza ou se construa um processo educativo com resultados.
Debater a educação
em um país continental como o nosso será sempre um desafio, tendo em vista as
desigualdades regionais, que, de forma direta, limitam o desenvolvimento dessa
atividade complementar da vida do ser humano. Embora seja um desafio, esse
debate é necessário e deve ser constante, adequando-se ao contexto histórico do
momento e, ao mesmo tempo, aprimorando-se como prática construtiva.
Educar é sempre um desafio. Produzir educação de
qualidade é uma necessidade vital ao desenvolvimento de qualquer país no mundo
globalizado em que vivemos. Enquanto processo dinâmico e coletivo, a educação
deve ter sempre como alvo o desenvolvimento do discente, dotando-o do conhecimento
necessário para que este possa crescer na vida e ser um sujeito crítico, capaz
de se posicionar de forma consciente diante das mais variadas questões, sem
nunca “perguntar à sociedade o que ela
pode fazer por ele”.
Enquanto agente de
mudança, o ‘produto’ do processo
educativo deve ser sempre um sujeito consciente de que cabe a ele a missão de “perguntar à sociedade o que ele deve fazer
por ela”.
No presente
trabalho, reuniu-se alguns relatos de experiências docentes, abordando temas
como o uso da linguagem teatral; a interdisciplinaridade e temas transversais;
língua brasileira de sinais; a educação física com ênfase à criança com
deficiência e a promoção da diversidade no contexto escolar. E, para os quais,
temos o prazer convidá-lo à leitura, na esperança de juntos, ampliarmos os
debates sobre a educação em nosso país.
Link para acesso ao nosso e-book
Nenhum comentário:
Postar um comentário