Hoje é

sábado, 4 de janeiro de 2025

NOSSAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS 3


EDUCAÇÃO EM DEBATE

APRESENTAÇÃO

 

José Ozildo dos Santos

Professor universitário

 

A educação é um processo dinâmico. Ela se desenvolve com mais facilidade quando se utiliza de práticas inovadoras. E, quando se faz o uso correto dessas práticas em sala de aula, sempre se produz uma melhor aprendizagem.

Existe um consenso de que para conduzir o aluno em sala de aula, fazendo com ele alcance os melhores resultados possíveis, necessariamente o professor precisa inovar a sua prática pedagógica, transformando a sua sala em um espaço propício à produção da aprendizagem significativa. Contudo, isto não é uma tarefa fácil. É preciso que o professor seja qualificado. E mais ainda, que ele seja aberto ao novo e sabia inovar a sua prática docente.

O processo educativo transforma, constrói e completa o indivíduo. Por essa razão, ele é indispensável na vida do ser humano. Esta necessidade patente mostra a importância que a educação desfruta na formação do discente. E, por essa razão ela precisa ter qualidade.

Produzir educação de qualidade é uma missão difícil, que exige todo um repensar. Mecanismos, processos, planejamento, pessoas e apoios: tudo isso precisa estar no mesmo lugar e, ao mesmo tempo, para que com uma boa gestão e práticas educativas inovadoras/eficientes se produza ou se construa um processo educativo com resultados.

Debater a educação em um país continental como o nosso será sempre um desafio, tendo em vista as desigualdades regionais, que, de forma direta, limitam o desenvolvimento dessa atividade complementar da vida do ser humano. Embora seja um desafio, esse debate é necessário e deve ser constante, adequando-se ao contexto histórico do momento e, ao mesmo tempo, aprimorando-se como prática construtiva.

Educar é sempre um desafio. Produzir educação de qualidade é uma necessidade vital ao desenvolvimento de qualquer país no mundo globalizado em que vivemos. Enquanto processo dinâmico e coletivo, a educação deve ter sempre como alvo o desenvolvimento do discente, dotando-o do conhecimento necessário para que este possa crescer na vida e ser um sujeito crítico, capaz de se posicionar de forma consciente diante das mais variadas questões, sem nunca “perguntar à sociedade o que ela pode fazer por ele”.

Enquanto agente de mudança, o ‘produto’ do processo educativo deve ser sempre um sujeito consciente de que cabe a ele a missão de “perguntar à sociedade o que ele deve fazer por ela”.

No presente trabalho, reuniu-se alguns relatos de experiências docentes, abordando temas como o uso da linguagem teatral; a interdisciplinaridade e temas transversais; língua brasileira de sinais; a educação física com ênfase à criança com deficiência e a promoção da diversidade no contexto escolar. E, para os quais, temos o prazer convidá-lo à leitura, na esperança de juntos, ampliarmos os debates sobre a educação em nosso país.

Link para acesso ao nosso e-book

https://archive.org/details/educacao-em-debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOSTOU? COMPARTILHE!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More