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sábado, 4 de janeiro de 2025

NOSSAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS - 9


OS SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NA AVALIAÇÃO DE SEUS USUÁRIOS

 APRESENTAÇÃO

José Ozildo dos Santos

Professor Universitário 

No Brasil, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que integram a Estratégia de Saúde da Família (ESF), surgiram na década de 1980 em substituição aos antigos postos de saúde. Destacam Chiapinotto; Fait e Mayer Júnior (2017, p. 158) que tais unidades “surgiram no contexto de organização dos serviços, como possibilidade de maior eficácia de tratamento (resolutividade nas questões referentes à saúde)”.

Desta forma, objetivando cumprir os princípios que norteiam as ações indicadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), as Unidades Básicas de Saúde vêm desenvolvendo formas de trabalho visando reduzir a ineficiência, que sempre esteve ligada à rede pública de saúde.

Por essa razão, a pesquisa em torno da satisfação dos usuários atendidos em uma UBS apresenta-se como importante para a administração pública, porque nela é possível se observar o que dificulta o atendimento nesse ambiente e como se pode intervir, objetivando melhorias nos serviços que ali são prestados. Tudo isto porque quando se conhece o grau de satisfação dos usuários, é possível se identificar falhas na assistência (ANDRADE et al., 2019).

Um estudo realizado por Facchini; Tomasi e Dilélio (2018) destaca o modelo assistencial desenvolvido pelo SUS, buscando a resolução dos problemas da área da saúde, privilegiando o espaço local. Logo, para concretizar essa meta, os serviços de saúde passaram a ser organizados em uma rede poliárquica, caracterizada pela diferenciação dos níveis de complexidade. Com esse modelo, a coordenação das ações de saúde fica a cargo da atenção primária, o que facilita o acesso aos serviços básicos de saúde.

Com esse novo modelo, à Estratégia da Saúde da Família cabe o gerenciamento das ações básicas de saúde que são voltadas para a população. Além de procurar prestar uma assistência integral à população, a ESF como suas equipes multiprofissionais e interdisciplinares, procura se aproximar dos usuários visando integrá-los, prestando um serviço com qualidade.

Complementando esse pensamento, Galdino et al. (2016) ressaltam que quando uma UBS presta um serviço com qualidade à sua clientela, esta torna-se conhecida e passa a ser um referencial. Em outras palavras, a qualidade dos serviços prestados dar-se quando existe o atendimento integral das necessidades dos usuários. E isso gera satisfação no público assistido.

Assim, para se alcançar sucesso na administração de uma UBS, deve-se ter uma maior preocupação com a satisfação de seus usuários. Em outras palavras, é preciso primar pela qualidade dos serviços oferecidos.

A satisfação do usuário representa a qualidade dos serviços prestados pela UBS. Trata-se de uma avaliação global feita pelo indivíduo a partir de várias experiências e/ou observações, sendo, deste modo, uma avaliação contínua da instituição no que diz respeito ao fato de proporcionar os benefícios que os usuários almejam. Com base nisso, entende-se que, não se pode ter um serviço de alta qualidade se o alvo deste serviço - o usuário - não estiver satisfeito, seja com a solução de um problema ou o atendimento de uma necessidade (SILVA; HECKSHER, 2016).

Cotta et al. (2017, p. 288) ressaltam que a percepção dos usuários sobre os serviços prestados pelas UBS, que integram a ESF é de extrema importância, isto porque é a comunidade, a razão da existência do referido serviço. E, a avaliação que o usuário faz do sistema favorece a humanização do referido serviço, constitui-se numa oportunidade de verificação se os serviços que estão sendo prestados satisfazem às expectativas dos usuários.

É importante ressaltar que “a avaliação da assistência prestada pelas instituições públicas de saúde constitui um dos caminhos da gestão para buscar a qualidade do atendimento prestado” (ADAMI; MARANHÃO, 1995, p. 51).

De forma complementar, Barbosa Júnior; Callefi e Chiroli (2018) afirmam que a satisfação de um usuário recebe influência de diversas situações, de forma que a percepção da qualidade do serviço é afetada pelo que é fornecido e também pela maneira como o usuário é tratado, pela ação dispensada por quem atende, bem como pela comunicação estabelecida ao longo ou após o atendimento.

Vista por esse lado, entende-se que a satisfação com os serviços representa uma medida de qualidade da atenção básica em saúde. Diante do exposto, a presente pesquisa tentou encontrar respostas ao seguinte questionamento: Qual o grau de satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados por uma Unidade Básica de Saúde no município de Campina Grande-PB?

Assim, o objetivo deste trabalho é avaliar o grau de satisfação dos usuários em relação aos serviços prestados numa Unidade de Saúde da Família, localizada no município de Campina Grande-PB.

Para tanto, se faz necessário identificar os principais fatores que afetam a satisfação dos usuários dos serviços de saúde pública; descrever quais os principais indicadores de qualidade relacionados aos serviços de saúde pública; mostrar como os usuários avaliam serviços oferecidos na UBS selecionada como campo de pesquisa.

É importante destacar que o atendimento em saúde prestado pelas unidades que integram o SUS, deve basear-se nos princípios que norteiam a assistência humanizada, que, por sua vez, exige o máximo de atenção para com o paciente (SANTOS et al., 2023).

Esta é a relevância social da presente pesquisa, pois o usuário somente sentirá satisfação em relação ao atendimento que lhe foi proporcionado se sentir-se valorizado, se reconhecer que a sua dignidade foi respeitada e preservada, se sentir que durante e depois do atendimento que lhe foi proporcionado, foi visto como pessoa humana.

 

Link para acesso ao nosso e-book

https://archive.org/details/os-servicos-prestados-por-uma-unidade-basica-de-saude-na-avaliacao-de-seus-usuarios


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